terça-feira, 28 de outubro de 2014

A Igreja é a minha casa

Sim, é a minha casa. 
Esta igreja, onde eu nasci e onde querro morrer.
       Nela me sinto bem. Nela gosto de estar.
Aqui eu penso,projecto, sonho, alimento-me.
Aqui eu rezo, recordo, choro, zango-me,
       encontro-me.
Aqui sofro, aqui canto.  
A IGREJA É A MINHA CASA.
Gostaria, tantas vezes, de a ver
mais acolhedora,
mais aberta!
Com mais espaço para as outras pessoas
(não é ela comunhão e sacramentos?)
mais gratuita,
mais convidativa. 
A IGREJA É A MINHA CASA,
E tenho pena que
       feche as portas,
       condene sem coração,
      corte com quem procura...
Eu amo muito a Igreja,
porque a Igreja é a minha casa

       Com defeitos?
       Com a ruga dos anos?
       Às vezes azeda? 
Mas a Igreja é a minha casa,
Então, porque lhe quero muito,
       vou pintá-la de fresco,
       vou rasgar-lhe mais portas
       vou torná-la mais simpática,
       mais disponível,
       mais atenta.
Vou fazer com que cante mais a beleza da vida,
       perca o medo e salte para o mundo.
       grite os valores e os direitos
       das pessoas e dos povos.
A IGREJA É A MINHA CASA.
Se eu quiser,
       se tu quiseres,
       se todos quisermos,
       todos virão a ela
       e todos nela se sentirão bem...
Porque ela é a casa de Deus.
Porque Deus habita nela.
D. Manuel Martins, Pregões de Esperança, pp. 149-150

Sem comentários:

Enviar um comentário