quinta-feira, 30 de outubro de 2014

Apóstolo São Paulo à comunidade de Éfeso (6, 10-20)

       Na primeira leitura, proposta para esta quinta-feira da XXX Semana do Tempo Comum, anos pares, mais um trecho da Epístola de São Paulo aos Efésios. E se ontem o Apóstolo apelava à benevolência, à generosidade dos filhos para com os pais e dos pais para com os filhos, hoje desafia-nos a viver com as armas da fé, da caridade, da justiça, deixando que aja em nós o Espírito de Deus, para nos tornarmos embaixadores de Jesus Cristo e do Seu Evangelho, como o faz são Paulo.
Escutemos com atenção as palavras inspiradas:
Fortalecei-vos no Senhor e na força do seu poder. Revesti-vos da armadura de Deus, para poderdes resistir às ciladas do demónio. Porque nós não temos de lutar contra adversários de carne e osso, mas contra os principados e potestades, contra os dominadores deste mundo de trevas, contra os espíritos do mal que habitam as regiões celestes. Portanto, irmãos, tomai a armadura de Deus, para poderdes resistir no dia mau e perseverar firmes, superando todas as provas. Permanecei bem firmes, de rins cingidos com o cinturão da verdade, revestidos com a couraça da justiça, de pés calçados com o zelo de anunciar o Evangelho da paz. Tende sempre nas mãos o escudo da fé, com o qual podereis apagar as setas inflamadas do Maligno. Tomai o capacete da salvação e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus. Orai em todo o tempo, movidos pelo Espírito Santo, com toda a espécie de orações e súplicas. Perseverai nas vossas vigílias, com preces por todos os cristãos. Orai também por mim, para que, ao falar, me seja concedida a palavra, a fim de anunciar com firmeza o mistério do Evangelho, do qual sou embaixador nas minhas algemas. Possa eu de facto anunciá-lo com firmeza, como é meu dever (Ef 6, 10-20).
       A linguagem militar é simbólica, já que as armas são a oração, a Palavra de Deus, a caridade, o compromisso com a justiça, a transparência do Espírito de Deus.

Sem comentários:

Enviar um comentário