domingo, 22 de março de 2015

Paróquia de Tabuaço: CAMINHADA QUARESMAL 2015

5.º DOMINGO DA QUARESMA
Caminhada Quaresmal nas paróquias de Pinheiros e de Tabuaço, assinalada por um gesto/símbolo, sublinhando um aspeto do Evangelho do respetivo domingo. Neste domingo, o desejo manifestado pelos gregos em ver Jesus (cf. Jo 12, 20-33), com a colocação de GLOBO com o rosto de Jesus. Em Tabuaço a opção pela encenação do Evangelho.


PERSONAGENS:

Narrador | Jesus | André | Filipe | Gregos | Apóstolos | Multidão | Voz Off


Narrador: Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São João
Naquele tempo, alguns gregos que tinham vindo a Jerusalém para adorar nos dias da festa, foram ter com Filipe, de Betsaida da Galileia, e fizeram-lhe este pedido:

Um grego: «Senhor, nós queríamos ver Jesus».

(Cântico: Queremos ver Jesus…)

Narrador: Havia sempre pessoas a partir e a chegar. Muitas vezes nem tinham tempo para comer ou para descansar. Ainda mais quando se aproximavam os dias de Páscoa. De todo o mundo há pessoas que querem ver Jesus.

GLOBO

Narrador: Filipe foi dizê-lo a André.

Filipe: Há pessoas que querem aproximar-se para ver Jesus.

André: Vamos dizer-lhe.

(Aproximam-se de Jesus e dizem): Mestre, há mais pessoas que querem ver-Te.

Jesus: «Chegou a hora em que o Filho do homem vai ser glorificado. Em verdade, em verdade vos digo: Se o grão de trigo, lançado à terra, não morrer, fica só; mas se morrer, dará muito fruto. 

(CÂNTICO: grão de trigo)

Jesus: Se o grão de trigo, lançado à terra, não morrer, fica só; mas se morrer, dará muito fruto. Quem ama a sua vida, perdê-la-á, e quem despreza a sua vida neste mundo conservá-la-á para a vida eterna. Se alguém Me quiser servir, que Me siga, e onde Eu estiver, ali estará também o meu servo. E se alguém Me servir, meu Pai o honrará. Agora a minha alma está perturbada. E que hei de dizer? Pai, salva-Me desta hora? Mas por causa disto é que Eu cheguei a esta hora. Pai, glorifica o teu nome».

Narrador: Veio então do Céu uma voz que dizia:

Voz Off: «Já O glorifiquei e tornarei a glorificá-l’O».

Narrador: As pessoas não têm a certeza do que aconteceu…

Um jovem: Que foi isto? Ouviste o mesmo que eu?

Outro jovem: Foi um trovão, foi o que eu ouvi!

Terceiro jovem: Foi claramente um trovão…

Primeiro jovem: «Foi um Anjo que Lhe falou». Tenho a certeza.

Terceiro jovem: aproximemo-nos para ouvir o que Ele diz.

Jesus: «Não foi por minha causa que esta voz se fez ouvir; foi por vossa causa. Chegou a hora em que este mundo vai ser julgado. Chegou a hora em que vai ser expulso o príncipe deste mundo. E quando Eu for elevado da terra, atrairei todos a Mim».

Narrador: Falava deste modo, para indicar de que morte ia morrer.

Palavra Salvação

(Novamente o refrão do cântico: queremos ver Jesus)

Sem comentários:

Enviar um comentário