sexta-feira, 11 de dezembro de 2015

Coroa do Advento: Terceiro Domingo do Advento

Coroa do Advento - texto para acompanhar o acender da terceira vela.
Depois da saudação inicial e antes do Ato penitencial.

1.º Leitor:
Bom dia, caríssimos Amigos.
Estamos no terceiro Domingo do Advento, é o Domingo da Alegria.
Alegria porque estamos às portas do Natal. Já não há como voltar atrás.
Deus está a chegar à minha e à tua vida. Deus vai nascer. Deus vai querer estar connosco. Ele está a chegar, porque sempre vem, porque sempre Se aproxima, porque sempre nos ama com amor de Mãe e de Pai, porque sempre Se dá, total e absolutamente, sem reservas nem condições. Em Jesus, Deus faz-Se Menino, deixa-Se embalar, tocando-nos com a Sua fragilidade de Menino.
2.º Leitor:
Já não há tempo a perder, não há tempo para nos distrairmos com outras coisas. Ele faz-Se anunciar. Já vem lá, arrumemos a casa, abramos as portas, arejemos os espaços, perfumemo-nos de alegria.
Preparemo-nos para a festa. Ponhamos o melhor sorriso para O receber. Vistamo-nos de esperança. É um amigo, um familiar que está a chegar. Já sentimos no coração a sua proximidade.
Acendamos todas as luzes (acender as 3 velas), para que melhor O vejamos e para nos deixarmos encontrar por Ele.
1.º Leitor:
«Alegrai-vos sempre no Senhor. Novamente vos digo: alegrai-vos. Seja de todos conhecida a vossa bondade». São Paulo liga a alegria à bondade.
A alegria requer a partilha. Ninguém faz festa sozinho. Ninguém é feliz na solidão. A alegria também se constrói. É dom de Deus que nos obriga a condividir, a partilhar. Todo o dom só faz sentido e só é dom multiplicando-se pelos outros.
Deus salva-nos contando com a nossa colaboração. Se tocamos as feridas de alguém, é de Cristo que cuidamos. Se agredimos alguém, é a Cristo que recusamos.
As multidões perguntam a João Batista: que devemos fazer? Que devemos fazer para preparar a vinda do Messias?
2.º Leitor:
«Quem tiver duas túnicas reparta com quem não tem nenhuma; e quem tiver mantimentos faça o mesmo... Não exijais nada além do que vos foi prescrito... Não pratiqueis violência com ninguém nem denuncieis injustamente; e contentai-vos com o vosso soldo».

Sem comentários:

Enviar um comentário