quinta-feira, 10 de dezembro de 2015

O Elias que estava para vir

       Disse Jesus à multidão: «Em verdade vos digo que, entre os nascidos de mulher, não apareceu ninguém maior do que João Baptista. Mas o mais pequeno no reino dos Céus é maior do que ele. Desde os dias de João Baptista até agora, o reino dos Céus sofre violência e são os violentos que se apoderam dele. Porque todos os profetas e a Lei profetizaram até João. É ele, se quiserdes compreender, o Elias que estava para vir» (Mt 11, 11-15).
       João Baptista, com Isaías, com Nossa Senhora, com São José, é uma das figuras constantes do Advento. Vem antes de Jesus, como Precursor, como Aquele que prepara os caminhos do Senhor, amacia a chegada do Reino de Deus, a chegada do Messias, que para nós cristãos é Jesus Cristo.
       A proximidade do Reino há-de levar-nos à conversão, à mudança de vida, a uma adesão cada vez mais firme e consciente à Palavra de Deus, para que em nossas vidas se opere a vontade de Deus para nós e para o mundo que habitamos. O Advento é o tempo de graça que nos preparar espiritualmente para o Natal, e João, com o seu anúncio e com a sua vida, predispõe as pessoas (no caso, os judeus) para que recebam o Messias esperado.
       No Evangelho deste dia é Jesus quem dá testemunho de João Baptista. E ao apontar à figura de João, o Mestre dos Mestre convida-nos a dar importância à mensagem do Precursor: com João Baptista preparemo-nos para acolher Jesus que vem.

Sem comentários:

Enviar um comentário