sábado, 13 de fevereiro de 2016

Paróquia de Pinheiros | Natal | ano pastoral 2015-206

       O ano litúrgico é cadenciado pelos dois grandes acontecimentos na vida de Jesus: o Natal, celebração do Seu nascimento, expressão da Encarnação de Deus na história e no tempo, e Páscoa, mistério da vida nova, oferecida e retomada.
       As comunidades cristãs vivem de forma mais intensa cada um destes momentos. Obviamente que todo o ano litúrgico é importante, pois em todo o tempo se celebra o mistério pascal de Jesus. Mas tal como nas nossas vidas há os tempos dedicados às festas e o tempo ferial, de trabalho e de rotina. Para valorizarmos uns precisamos dos outros. Que sentido tem a festa quando estamos sempre em festa? Cansa! Que sentido têm os dias se são todos iguais, ao longo de todo o ano? Cansa. Não saberíamos apreciar a festa se ela não viesse depois do trabalho, perder-nos-íamos se ao trabalho só se acrescentasse trabalho.
       A paróquia de Santa Eufémia, seguindo o ciclo litúrgico, tem na Páscoa e no Natal, com os tempos preparatórios, dois picos celebrativos, com outro momento importante na Festa de Santa Eufémia, sua Padroeira.
       Advento, Natal e Epifania. No videoporama que se segue, imagens do Avento, com a construção progressiva da coroa do Advento, a solenidade do Natal, com a encenação de vários quadros relacionados com o nascimento de Jesus, e a solenidade da Epifania do Senhor, com a encenação da Adoração dos Magos.
       Vale a pena escutar o música que acompanha o vídeo - No Senhor pus a minha confiança:

Sem comentários:

Enviar um comentário