terça-feira, 16 de fevereiro de 2016

Paróquia de Tabuaço e a Caminhada Quaresmal 2016

       Inserida no Arciprestado de Moimenta, Sernancelhe, Tabuaço, a nossa Paróquia, segue a CAMINHADA QUARESMAL preparada e proposta para o Arciprestado.
       Seguindo o Ano Santo da Misericórdia, acentuar-se-á, em cada domingo uma das Obras de Misericórdia, em conformidade com a Liturgia da Palavra. Assumir-se-á um gesto, um símbolo ou uma intervenção que ilustre a Obra de Misericórdia ou reflita a Palavra de Deus. De seguida pode ver-se o esquema desta caminhada:
A construção de um DESERTO que evoca as palavras do Primeiro Domingo da Quaresma, os 40 dias de Jesus no deserto, mas também enquadra a Quaresma, como 40 dias de preparação para a celebração festiva da Páscoa.
É luminoso um dos Prefácios para a Quaresma (V):
"Senhor, Pai santo, rico de misericórdia, é verdadeiramente nossa salvação bendizer o vosso nome, no nosso itinerário para a luz pascal, seguindo os passos de Cristo, mestre e exemplo da humanidade reconciliada no vosso amor. Vós abris de novo à Igreja o caminho do Êxodo, através do deserto quaresmal, para que, aos pés da montanha santa, de coração contrito e humilhado, tome consciência da sua vocação como povo da aliança, reunido para cantar o vosso louvor, escutar a vossa palavra e viver a experiência admirável dos vossos prodígios".

Sem comentários:

Enviar um comentário