terça-feira, 7 de junho de 2016

Peregrinação Arciprestal a pé ao Santuário da Lapa

       As paróquias que compõem as três Zonas Pastorais do Arciprestado, Moimenta da Beira, Sernancelhe e Tabuaço, peregrinaram a pé até ao Santuário de Nossa Senhora da Lapa, na primeira Peregrinação Arciprestal nesta nova configuração da Diocese de Lamego.
       Proposta feita no Conselho Pastoral Arciprestal, aceite pelos membros-representantes das comunidades paroquiais, foi agendada para o dia 4 de junho, dentro da Novena de preparação para a Peregrinação Anual de 10 de junho do Santuário da Lapa.


      Participaram cerca de meio milhar de pessoas.
Da Zona Pastoral de Tabuaço, cerca de sessenta pessoas, da Paróquia de Tabuaço, incluídas pessoas de Távora e de Pinheiros e Vale de Figueira, e da Paróquia de Barcos
       As paróquias de Tabuaço e de Moimenta encontraram-se para oração da manhã na Igreja de Moimenta, iniciando então a Peregrinação a pé. A ajudar o grupo “Eu, peregrino”, provendo ao ordenamento da caminhada. Colaboração especial dos Bombeiros Voluntários de Moimenta da Beira e da corporação da GNR de Moimenta da beira, assegurando a segurança dos peregrinos e pronta a atender alguma dificuldade.
       As paróquias de Sernancelhe, encontrando-se em distâncias diversas, peregrinaram para que todos confluíssemos para a rotunda antes de entrarmos na alameda do Santuário. Por volta das 12h30, a Procissão para entrar na Porta Santa da Misericórdia, com cânticos, orações e salmos. Depois de um momento de oração frente à Porta Santa, os peregrinos foram entrando na Igreja da Lapa.
Seguiu-se o tempo do almoço, com a ajuda de várias pessoas e também dos sacerdotes presentes, para que todos pudessem restabelecer as forças, descansando e alimentando-se.
       Antes da celebração da Eucaristia campal, tempo para Confissões.
       A Eucaristia foi concelebrada por 9 sacerdotes, com o Grupo Coral de Moimenta da Beira a assegurar os cânticos. Na homilia, proferida pelo Pe. Diamantino Alvaíde, coordenador da pastoral no Arciprestado, partindo dos textos do X Domingo do Tempo Comum, contextualizou a peregrinação, como tempo de saída, de conversão, de encontro e de ressurreição, como a multidão que saía da cidade a acompanhar um funeral, e Jesus e outra multidão entrava na cidade. Jesus faz com que aquele jovem se levante, no desafio para que também nós nos deixemos ressuscitar por Jesus e uma vez ressuscitamos ajudemos outros a erguerem-se dos caixões em que se encontram, pelo pecado, pelo sofrimento e pela morte.
       Na Eucaristia, como agora, o agradecimento a todos os que ajudaram a organizar a Peregrinação, que acompanharam o percurso, que prepararam e distribuíram a refeição, que ordenaram o espaço da celebração, que garantiram a segurança e o bem-estar dos peregrinos e ao Santuário da Lapa que nos acolheu com fidalguia.
Algumas fotos que ilustram esta jornada peregrinante à Lapa:

Para ver as restantes fotos disponíveis,

Sem comentários:

Enviar um comentário