sábado, 10 de setembro de 2016

Chamais-Me ‘Senhor' mas não fazeis o que vos digo?

       Disse Jesus aos seus discípulos: «Não há árvore boa que dê mau fruto, nem árvore má que dê bom fruto. Cada árvore conhece-se pelo seu fruto: não se colhem figos dos espinheiros, nem se apanham uvas das sarças. O homem bom, do bom tesouro do seu coração tira o bem; e o homem mau, da sua maldade tira o mal; pois a boca fala do que transborda do coração. Porque Me chamais ‘Senhor! Senhor!’, mas não fazeis o que vos digo? Vou mostrar-vos a quem se assemelha todo aquele que vem ter comigo, ouve as minhas palavras e as põe em prática. É semelhante a um homem, que, para construir a casa, escavou, aprofundou e assentou os alicerces sobre a rocha. Quando veio uma cheia, a torrente irrompeu contra aquela casa, mas não a pôde abalar, porque estava bem construída. Mas aquele que ouve as minhas palavras e não as põe em prática é semelhante a um homem que construiu a casa sobre a terra, sem alicerces. A torrente irrompeu contra aquela casa, que imediatamente desabou; e foi grande a sua ruína» (Lc 6, 43-49).
       Já o ouvimos muitas vezes, de boas intenções está o inferno cheio. É certo que as intenções e os propósitos contam, poderão ser um ponto de partida. Mas não bastam se não saírem de intenções. É necessário depois dar andamento aos propósitos.
       Neste sentido Jesus dá o exemplo da árvore que dá bom ou mau fruto e pelo fruto se vê a sua qualidade. De pouco adianta dizer que é árvore boa, quando dá fruto mau. Sublinha Jesus: Porque Me chamais ‘Senhor! Senhor!’, mas não fazeis o que vos digo? Importa que a fé, a adesão a Jesus Cristo, nos leve a a escutar a Sua palavra e pô-la em prática. 
      Jesus utiliza outra imagem para exemplificar o homem que vai a Ele, O escuta e põe em prática a Sua palavra: É semelhante a um homem, que, para construir a casa, escavou, aprofundou e assentou os alicerces sobre a rocha.

Sem comentários:

Enviar um comentário