quinta-feira, 22 de dezembro de 2016

Homenagem do GJT e das Catequistas à D. Evinha

       No dia 17 de dezembro, Festa de Natal da Catequese, o Grupo de Jovens de Tabuaço (GJT) e o grupo de Catequistas prestou uma sentida homenagem à D. Evinha, pelo testemunho da vida e de vivência da fé, de empenhamento e alegria nos diferentes compromissos eclesiais e sociais.
       Nasceu a 10 de fevereiro de 1934, em Pinheiros, e faleceu no dia 30 de setembro de 2016, na Santa Casa da Misericórdia de Tabuaço. Funeral a 1 de outubro, na Igreja Matriz de Pinheiros.
       Poder-se-ia considerar cidadã do mundo. Depois dos primeiros estudos, continuou a sua formação na Escola Diocesana de Formação Social, em Lamego, e no Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa; integrou o Ministério do Trabalho e da Solidariedade, comprometendo-se com a vida eclesial, em diferentes partes do mundo, Portugal, Espanha, Brasil, Uruguai, em diferentes zonas do país, de Bragança ao Algarve, dedicando-se na promoção da educação, da cultura, da saúde, no apoio às pessoas mais carenciadas, na catequese, na lógica da Ação Católica Rural, ver, julgar e agir, envolvendo as pessoas, para que fossem agentes e não apenas destinatários.
       Regressada do Brasil, fixando-se definitivamente em terras de Tabuaço, nunca desistiu de se empenhar, participando onde era necessário, na Igreja e na vida social e cultural. Sempre disponível, para mais oração, para mais formação, das crianças aos jovens e aos adultos, aos mais idosos, na catequese, nos grupos de jovens, como ministra extraordinária da comunhão, na vivência do Natal, da Páscoa, a cantar as Boas Festas, a visitar doentes, a dar conselhos com a delicadeza de uma mãe, preparando jovens para o crisma, intervindo nos tempos de formação, escrevendo, partilhando a vida, gastando-se… sempre ligada à vida da Igreja, sempre sintonizada com os sinais dos tempos.
       Como Pároco pude usufruir da sua amizade e dos seus conselhos, da sua ajuda e das suas sugestões. Uma das sugestões, no início no meu ministério sacerdotal: as homilias deveriam terminar sempre de forma positiva, para que fosse autêntico o “assim seja”…
       Que Deus lhe dê o merecido descanso e que o testemunho da sua vida, o empenho alegre, simples e generoso da sua fé e do seu compromisso eclesial, nos ajude ao mesmo compromisso nas nossas famílias e na nossa comunidade.
       Depois da presença no Velório e no Funeral, agora mais esta homenagem, em jeito de agradecimento pelas lições que a D. Evinha a todos deixou, a garra e a vontade de viver, a força e a agilidade para levar mais longe a vivência do Evangelho, num compromisso diário, constante, incentivando todos, sem descriminações, procurando estar onde era mais necessário.

Segue o vídeo, com fotos de D. Evinha. Depois do videoporama, as catequistas e os jovens deixaram o seu testemunho.


Visite o Álbum de fotos dedicado à D. Evinha,

Sem comentários:

Enviar um comentário