quinta-feira, 8 de dezembro de 2016

Imaculada Conceição, Senhora do Advento

       A Solenidade da Imaculada Conceição marca o ritmo do Advento em algumas paróquias. Com propriedade é evocada como Nossa Senhora do Advento. Através d’Ela, do Seu sim, Deus dá-nos Jesus que sendo Filho do Altíssimo Se faz pequenino para nos elevar.
       Rainha e Padroeira de Portugal, muitas comunidades colocaram-se sob o seu protetorado, para que Ela seja guia, seja Mãe, seja guardiã da nossa fé e da nossa vida, nos auxilie nas dificuldades, nos encaminhe para Jesus caminhando connosco, relembrando-nos a vontade de Deus.
       Com Maria somos convocados para a oração, para o silêncio que perscruta Deus, para a escuta atenta da Palavra divina. Ela nos dá Jesus, Ela nos aponta para Jesus. No Seu seio virginal começa a efetivar-se a obra da salvação, a Encarnação de Deus. Podia ser doutra maneira. Talvez. Mas Deus quis contar com a humanidade. Fez germinar um rebento do tronco de Jessé, da descendência de David. O Universal concretiza-se no particular, a eternidade sujeita-se ao tempo. Deus não Se impõe. Não passa por cima. Não força. Recomeça debaixo, da raiz, começa enxertando-Se na humanidade. Maria foi a escolhida, a eleita do Senhor. Toda a eleição acarreta uma resposta, uma missão. Deus chama-nos, mas espera por nós. Chama Maria e Ela responde-Lhe: «Eis a serva do Senhor, faça-se em mim segundo a tua palavra» (Lc 1, 38).
       Com Ela começa o Advento no tempo. Desde sempre, Deus viveu a transbordar de amor. Criou-nos livres e amáveis. Mas não ficou impávido e sereno à espera que a humanidade se destruísse, afastando-Se de tal forma que não houvesse regresso possível. Deus não desiste de nós. Nunca desiste de nós. De diferentes modos, comunica-Se, deixando-Se perceber, deixando-Se intuir, fazendo-Se notar pelos Seus mensageiros, profetas, sacerdotes e reis. Ainda de longe vai preparando a Sua chegada ao mundo em carne e osso, em Pessoa. Permanece em Advento até à plenitude dos tempos.
       No tempo devido, a humanidade é convocada para cooperar de forma mais entranhada. A humanidade responde a Deus por Maria e começa o Advento histórico. No seio de Maria, Deus faz a Sua morada mais sublime. Ela tornar-Se-á a Mãe do Filho de Deus. Imaculada Conceição. Deus preparou-A, para que através d’Ela também nós possamos acolher Deus, perceber o Seu amor por nós, alimentar-nos da Sua misericórdia que nos faz irmãos uns dos outros.
       Senhora do Advento, Virgem Santa Maria, Mãe de Deus e nossa Mãe, Imaculada Conceição, cheia da Graça de Deus, rogai por nós!

Publicado na Voz de Lamego, n.º 4390, de 6 de novembro de 2016

Sem comentários:

Enviar um comentário