sexta-feira, 2 de dezembro de 2016

Novena da Imaculada Conceição 2016 - quarto dia

       Neste quarto dia de novena, em honra de nossa Senhora da Conceição, o Pe Joaquim iniciou por lembrar o Dr. Manuel Gonçalves da Costa, reconhecido historiador da diocese, natural de Penude. Tinha tido uma intervenção na Academia Portuguesa de História e contou aos seus alunos no Seminário como tinha começado a sua intervenção: para Deus tudo é fácil, para o homem tudo é difícil. 
       Deus é todo poderoso, o homem é frágil. Deus é a Verdade, é Livre. Sabe tudo.
       O ser humano é limitado, fraqueja, os desencontros, a incompreensão. Como víamos ontem, as dificuldades manifestam-se a cada momento. A fé ajuda-nos a encontrar Jesus, a enfrentar as dificuldades, a abrir-nos para Deus, a compreender que Deus nos ama, e que não nos falha. A fé não elimina o mal, o sofrimento, mas dá-nos a esperança para nos erguemos, para caminhar, para procurarmos Jesus, como aqueles dois cegos do Evangelho. A fé permite-nos ver mais além do sofrimento.
       Aqueles dois cegos do evangelho (Mt 9, 27-31) somos nós. Podem não ser cegos físicos, pois eles seguem Jesus pelo caminho, Somos cegos quando deixamos de ver, já não vemos mais, estamos desorientados. Quando nos falta a esperança e já não conseguimos caminhar.
       Aqueles cegos já tinham ouvido falar de Jesus e por isso sentem-se impulsionados para recorrer a Jesus. Seguem-n'O no seu caminho e predispõe-se a mudar: Senhor, tende piedade de nós. Também pedimos ao Senhor que tenha compaixão de nós, que venha em nossa auxílio e nos salve. Para esta súplica é preciso a humildade, só na pequenez nos abre o coração para a grandeza da misericórdia de Deus. Deus cria-nos sem nós, mas não nos salva sem nós (Santo Agostinho). A fé é dom. Mas os dons são para gastar, para partilhar. A fé é dom, mas Deus conta connosco. Esper a nossa resposta.
       Outro dos aspetos do Evangelho, o encontro com Jesus dá-se na rua. Jesus podia curá-los ali, mas só quando entra em casa, na comunidade, é que fala com eles e os cura. É na comunidade que podemos encontrar Jesus. Por vezes procuramos Jesus onde Ele não está. Podemos encontrá-l'O na oração, na Palavra de Deus, pela qual nos fala, encontrámo-l'O sobretudo na comunidade, Igreja é a assembleia convocada por Ele, é na comunidade que nos apoiamos.
       Quando alguém diz "eu cá tenho a minha fé", é mentira. Pode ser uma conjunto de ideias, mas não é fé. A pessoa desculpa-se para fazer tudo à sua maneira. A fé congrega-nos, faz-nos comunidade, é em comunidade que Deus nos fala, é em comunidade que Deus nos cura.

Sem comentários:

Enviar um comentário