quinta-feira, 22 de junho de 2017

Quando orardes, não digais muitas palavras...

       Disse Jesus aos seus discípulos: «Quando orardes, não digais muitas palavras, como os pagãos, porque pensam que serão atendidos por falarem muito. Não sejais como eles, porque o vosso Pai bem sabe do que precisais, antes de vós Lho pedirdes. Orai assim: ‘Pai nosso, que estais nos Céus, santificado seja o vosso nome; venha a nós o vosso reino; seja feita a vossa vontade assim na terra como no Céu. O pão nosso de cada dia nos dai hoje; perdoai-nos as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido; e não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do mal’. Porque se perdoardes aos homens as suas faltas, também o vosso Pai celeste vos perdoará. Mas se não perdoardes aos homens, também o vosso Pai não vos perdoará as vossas faltas» (Mt 6, 7-15).


       A oração do Pai-nosso, de todos conhecida e já muito refletida, encerra um conteúdo essencial para o cristão, para todo o crente, para os homens de boa vontade. Com efeito, não é possível construir uma sociedade mais justa, solidária, mais humana, se não nos reconhecermos como irmãos. A fraternidade é almejada por todos os que querem construir um mundo melhor. Aludir à mesma humanidade já é um começo e um fundamento, pois se somos todos humanos, se todos temos origem no mesmo pó da terra (ou Big Bang), então teremos o mesmo destino...
       Mas se nos reconhecermos irmãos em Jesus Cristo, cuja origem é Deus, o nosso destino final é o mesmo: comunhão em Deus e com toda a humanidade. Este é o fundamento da nossa fraternidade/irmandade e é inabalável. Se temos Deus por Pai, se em Cristo nos tratamos como irmãos, o caminho que a Ele nos conduz passa pelo perdão, pela caridade, pelo compromisso sincero, concreto com os outros, para que a nossa conduta seja imitação da conduta do Deus de Jesus Cristo.
       A oração do Pai-nosso, rezada com verdade, conduz-nos ao essencial da mensagem de Jesus Cristo. Deus é Pai. É Pai de todos. Todos somos irmãos. Temos o mesmo Pai, o mesmo Deus. Se o reino de Deus se realizar em nós, será um reino de justiça, de paz, solidário, na partilha e na comunhão, onde cada pessoa será rosto de Deus. Assimilar que Deus é Pai de todos leva-nos a um compromisso sincero com o nosso semelhante, procurando o bem, como expressão da caridade divina.

Sem comentários:

Enviar um comentário