sexta-feira, 26 de outubro de 2018

CARDEAL SEÁN O'MALLEY - Anel e Sandálias

CARDEAL SEÁN O'MALLEY (2010). Anel e Sandálias. Prior Velho: Paulinas Editora. 168 páginas.
       Em 2003, o Papa João Paulo II nomeou-o Arcebispo de Boston e em 2006 foi escolhido para Cardeal pelo Papa Bento XVI, mas antes disso, desde 1984, quando foi ordenado Bispo, passou por outras dioceses: São Tomás, nas Ilhas Virgens, Fall River, em Massachusetts e de Palm Beach, na Florida. Nasceu em 1944 e aos 21 anos professou na Ordem dos Frades Menores capuchinhos, sendo ordenado aos 26 anos de idade. É franciscano, é capuchinho, é Bispo e tem sangue irlandês.
       Esta é uma leitura intemporal, diríamos. Pessoas sábias, humildes, simples falam de forma simples, acessível, tocam-nos nas feridas, comprometem-nos com os que nos rodeiam.
       O livro é formado por um conjunto de Homilias, algumas delas aos sacerdotes, em quinta-feira santa, um intervenção, como por exemplo sobre a identidade capuchinha. Uma das homilias foi proferida no Santuário de Fátima, no dia 13 de agosto de 2007.
       O que dizemos integra o que somos e obviamente que o Cardeal recorre frequentemente à sua vida, dando exemplos concretos, como filho, com a costela irlandesa, como sacerdote capuchinho, como Bispo. Trabalhou de perto com emigrantes portugueses mas sobretudo hispânicos, em busca de uma terra de liberdade e se sonho, com empenho pessoal/eclesial para os acolher e os ajudar. Contactou diretamente, nos anos de formação, com D. Óscar Romero, o Bispo-mártir que se colocou à lado do seu povo, dos pobres e dos trabalhadores.
       Nas páginas deste livro sobrevém a clareza do pensamento, mas sobretudo a firmeza da fé e do testemunho cristão, na comunhão com a Igreja e na proximidade a Jesus e ao Seu Evangelho de ternura, no compromisso com as comunidades, com os mais desfavorecidos, no acolhimento a todos os que chegam! Uma das ideias-chaves do Papa Francisco é a Igreja em saída, também presente nas Homilias do Cardeal na Missa crismal das quinta-feiras santas, convocando a ir ao encontro não apenas da ovelha perdida, mas do rebanho que já se encontra fora. A não descurar nunca, para uma missão evangelizadora eficaz, a oração, a oração diligente, oração pessoal e comunitária. «Ser franciscano quer dizer procurar o último lugar à mesa e ser o menor dos irmãos. A função do Bispo, na Igreja, é a autoridade apostólica e de paternidade. Ser ao mesmo tempo o irmão mais pequeno e o pai é um verdadeiro desafio» Explicando título - Anel e Sandálias: «Na parábola evangélica, os dois presentes que  pai dá ao filho pródigo são um anel e umas sandálias... Tal como o filho pródigo, eu não merecia tanta generosidade da parte do Pai. O mínimo que posso dizer é que fui apanhado de surpresa...». 

Sem comentários:

Enviar um comentário