quarta-feira, 30 de janeiro de 2019

Saiu o semeador a semear...

       Naquele tempo, Jesus começou a ensinar de novo à beira mar. Veio reunir-se junto d’Ele tão grande multidão que teve de subir para um barco e sentar-Se, enquanto a multidão ficava em terra, junto ao mar. Ensinou-lhes então muitas coisas em parábolas. E dizia-lhes no Seu ensino: "Saiu o semeador a semear. Enquanto semeava, uma parte da semente caiu à beira do caminho; vieram as aves e comeram-na. Outra parte caiu em terreno pedregoso, onde não havia muita terra; logo brotou, porque a terra não era funda. Mas, quando o sol nasceu, queimou-se e, como não tinha raiz, secou. Outra parte caiu entre espinhos; os espinhos cresceram e sufocaram-na e não deu fruto. Outras sementes caíram em boa terra e começaram a dar fruto, que vingou e cresceu, produzindo trinta, sessenta e cem por um".
       E Jesus acrescentava: «Quem tem ouvidos para ouvir, oiça». Quando ficou só, os que O seguiam e os Doze começaram a interrogá-l’O acerca das parábolas. Jesus respondeu-lhes: «A vós foi dado a conhecer o mistério do reino de Deus, mas aos de fora tudo se lhes propõe em parábolas, para que, ao olhar, olhem e não vejam, ao ouvir, oiçam e não compreendam; senão, convertiam-se e seriam perdoados». Disse-lhes ainda: «Se não compreendeis esta parábola, como haveis de compreender as outras parábolas? O semeador semeia a palavra. Os que estão à beira do caminho, onde a palavra foi semeada, são aqueles que a ouvem, mas logo vem Satanás e tira a palavra semeada neles. Os que recebem a semente em terreno pedregoso são aqueles que, ao ouvirem a palavra, logo a recebem com alegria; mas não têm raiz em si próprios, são inconstantes, e, ao chegar a tribulação ou a perseguição por causa da palavra, sucumbem imediatamente. Outros há que recebem a semente entre espinhos. Esses ouvem a palavra, mas os cuidados do mundo, a sedução das riquezas e todas as outras ambições entram neles e sufocam a palavra, que fica sem dar fruto. E os que receberam a palavra em boa terra são aqueles que ouvem a palavra, a aceitam e frutificam, dando trinta, sessenta ou cem por um» (Mc 4, 1-20).
       Jesus desenvolve o seu ministério na pregação do Evangelho de Deus, acompanhando com gestos concretos, com milagres, com exorcismos, com a sua postura na relação com todos os que chama e/ou encontra. A parábola do Semeador fala do Seu ministério - o próprio Jesus explica o seu significado -, é Ele o Semeador que espalha a palavra. A semente é a palavra. O terreno é cada um de nós, que a acolhe de diferentes maneiras... umas vezes somos terra fértil, outras somos terra árida onde a palavra de Deus não penetra...

1 comentário:

  1. Este é o primeiro de 4 resultados de uma busca que fiz online para os melhores alemães que conheço, (1). Para um bispo dos piores de meu conhecimento em 4 continentes encontrei milhões de resultados. O pior dos piores ou melhores faz mais notícia do melhor dos melhores ou melhor dos piores?
    (1) http://www.bing.com/search?q=+P.e+Carlos+Kraut%2C+MSJ%2C+Mission%C3%A1rios+de+S.+Jo%C3%A3o+Baptista%2C+Escola+Apost%C3%B3lica+de+Cristo+Rei%2C+Semin%C3%A1rio+de+Gouveia%2C++Pe.+Lieben%2C+Irm%C3%A3o+Sebasti%C3%A3o%2C+Irm%C3%A3o+Norberto%2C+%22Jo%C3%A3o+Maria+Hau%22&qs=n&form=QBRE&pq=p.e+carlos+kraut%2C+msj%2C+mission%C3%A1rios+de+s.+jo%C3%A3o+baptista%2C+escola+apost%C3%B3lica+de+cristo+rei%2C+semin%C3%A1rio+de+gouveia%2C+pe.+lieben%2C+irm%C3%A3o+sebasti%C3%A3o%2C+irm%C3%A3o+norberto%2C+%22jo%C3%A3o+maria+hau%22&sc=0-0&sp=-1&sk=&cvid=37DD6E47871B4F0D9EF9FF2DA66250D0. … Caritas in Veritate: Saiu o semeador a … http://tbcparoquia.blogspot.de/2016/01/saiu-o-semeador-semear.html .

    ResponderEliminar