Na grande solenidade do PENTECOSTES a celebração da Profissão de Fé, cujas imagens já apresentamos, deixando agora um vídeo com as fotos disponibilizadas pela paróquia e por Foto Martinho e Pinto, com a belíssimo melodia - O Senhor é meu pastor - interpretada por Isabel Cardoso...
A terceira Carta Encíclica de Bento XVI empresta o título a este blogue. A Caridade na Verdade. Agora permanecem a fé, a esperança e a caridade, mas só esta entra na eternidade com Deus. Espaço pastoral de Tabuaço, Távora, Pinheiros e Carrazedo, de portas abertas para a Igreja e para o mundo...
Mostrar mensagens com a etiqueta Profissão de Fé. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Profissão de Fé. Mostrar todas as mensagens
terça-feira, 5 de junho de 2012
segunda-feira, 28 de maio de 2012
Profissão de Fé 2012
Solenidade do Pentecostes, oportunidade de celebrar mais um festa da catequese, desta feita, a Profissão de Fé. Com efeito, nos últimos anos, e para sublinhar o carácter solene do Pentecostes, temos aproveitado a ocasião para uma das festas da catequese a que continua a dar-se um relevo muito peculiar. Este ano, curiosamente, duas festas da catequese, em Pentecostes, a do Credo, na Missa vespertina, e da Profissão de Fé, na Missa dominical.
Ficam algumas das imagens:
Para ver outras fotos visitar no perfil da Paróquia de Tabuaço:
sexta-feira, 16 de setembro de 2011
segunda-feira, 12 de setembro de 2011
Santa Eufémia: vítima do preconceito religioso...
Hoje, na reflexão à volta de Santa Eufémia, podemos acentuar, em continuação ao dia de ontem, a tolerância religiosa e a cooperação com todas as pessoas de bem independentemente da sua religião, do seu partido, ou do seu grupo.
Na liturgia da Palavra temos, por um lado, o Apóstolo São Paulo a dizer-nos que Deus quer a salvação de todos e todos nos devemos comprometer com a justiça, com a concórdia, com a verdade. E onde nos encontramos? Na oração, que é o lugar da nossa conversão a Jesus Cristo e o início da nossa comunhão com os outros. Por outro lado, no Evangelho, o encontro de Jesus com o Centurião, através dos seus emissários. Vê-se como o Centurião, pertencendo à potência colonizadora, respeita e colabora com os judeus, recorre a Jesus Cristo, sem reticências ou preconceitos, sujeitando-se à chacota, pelo lugar que ocupa, e intercede não por si ou pela sua família mas por um criado. Jesus dá testemunho acerca deste homem. dizendo-nos que não é a religião ou a nacionalidade que nos faz bons, embora o ambiente que nos rodeia possa ajudar e/ou prejudicar, mas o compromisso com o bem e com a verdade.
Santa Eufémia desafia as autoridades do seu tempo a serem tolerantes, de um modo muito peculiar: pela firmeza da sua fé, das suas convicções, pela intercessão por aqueles que já estão condenados, querendo ir em seu lugar, rezando pelos perseguidores, cantando com as vítimas, testemunhando que a verdade é mais forte que a vida biológica e que a morte.
Na liturgia da Palavra temos, por um lado, o Apóstolo São Paulo a dizer-nos que Deus quer a salvação de todos e todos nos devemos comprometer com a justiça, com a concórdia, com a verdade. E onde nos encontramos? Na oração, que é o lugar da nossa conversão a Jesus Cristo e o início da nossa comunhão com os outros. Por outro lado, no Evangelho, o encontro de Jesus com o Centurião, através dos seus emissários. Vê-se como o Centurião, pertencendo à potência colonizadora, respeita e colabora com os judeus, recorre a Jesus Cristo, sem reticências ou preconceitos, sujeitando-se à chacota, pelo lugar que ocupa, e intercede não por si ou pela sua família mas por um criado. Jesus dá testemunho acerca deste homem. dizendo-nos que não é a religião ou a nacionalidade que nos faz bons, embora o ambiente que nos rodeia possa ajudar e/ou prejudicar, mas o compromisso com o bem e com a verdade.
Santa Eufémia desafia as autoridades do seu tempo a serem tolerantes, de um modo muito peculiar: pela firmeza da sua fé, das suas convicções, pela intercessão por aqueles que já estão condenados, querendo ir em seu lugar, rezando pelos perseguidores, cantando com as vítimas, testemunhando que a verdade é mais forte que a vida biológica e que a morte.
segunda-feira, 4 de julho de 2011
Festa da Catequese 2011 - Távora
Realizou-se a Festa da Catequese, no Domingo, 3 de Julho, na Paróquia de São João Baptista de Távora. No passado dia 6 de Fevereiro, 8 jovens tinham tinham celebrado o Sacramento da Confirmação. Desta feita, foi a vez dos outros meninos e meninas que frequentaram a catequese durante o ano pastoral 2010/2011, distribuindo-se por diversos anos de catequese e diversas festas: Pai-nosso, da Palavra, Primeira Comunhão, e Profissão de Fé. Ficam as imagens cedidas pela Foto M&P.
terça-feira, 14 de junho de 2011
Profissão de Fé - Tabuaço 2011
No dia 12 de junho, solenidade de Pentecostes, realizou-se a Profissão de Fé, na paróquia de Tabuaço, com os meninos e meninas do 6.º ano. Em fotografia cedida pela Foto Martinho, aqui fica o retrato do grupo.
Como os Apóstolos, 12 os professantes: Cátia, Tatiana, Cristina, Pedro, Samuel, Sara, Mara, Mariana, Maria Inês, Beatriz, Daniela e Inês Isabel.
Veja algumas fotografias em formato de vídeo, tendo como música de fundo "Igreja Reunida", com que se iniciou a celebração eucarística e tema que integra o álbum "Deus também se canta", do Movimento de Jovens Shalom.
Etiquetas:
Catequese,
Domingo,
Espírito Santo,
Eucaristia,
Fé,
Festas da Catequese,
Jesus Cristo,
Liturgia,
Música Cristã,
Pentecostes,
Profissão de Fé,
Solenidades,
Youtube
domingo, 12 de junho de 2011
Festa da Profissão de Fé - 2011
Hoje, como há um ano, na solenidade do Pentecostes, a celebração da Festa da Catequese dos meninos do 6.º anos, a Profissão de Fé, para valorizar a participação de todos numa das maiores celebrações litúrgicas, no envio do Espírito Santo, e, ao mesmo tempo, acentuar o compromisso daqueles que celebram a Profissão de Fé, preparando-se para a celebração do CRISMA, que é, sem dúvida, o Sacramento pelo qual os jovens professam a fé em Jesus Cristo e na Sua Igreja e se comprometem a dar testemunho do Evangelho, inserindo-se mais na comunidade crente e ajudando outros a viver a Palavra de Deus.
quinta-feira, 28 de outubro de 2010
"Senhor, se queres,tens poder para curar-me" (Mc 1,40)
Uma tríplice confissão:
- Se queres... A confissão da soberana vontade de Deus! É Ele que tudo faz e sua Vontade é sempre uma vontade amorosa. Confesso Sua vontade que me conduz em todos os momentos da vida. Confesso que Ele tem um plano perfeito de vida para mim ao qual sou chamado a me abrir. Confesso Sua eleição, feita quando ainda estava no ventre de minha mãe e que gratuitamente fui adotado como filho, em Cristo Jesus, pelo Batismo. Submeto minha vontade a esta Vontade soberana. Quero para minha vida tão somente o que Deus quer, pois o que Deus quer é o melhor para mim!
- Tens poder... A confissão de que todo Poder pertence e vem de Deus! É Ele que está no comando e tem todo controle. Ele tem o mundo em suas mãos e todo o universo por Ele foi criado e por Ele é sustentado. É Ele quem acalma o mar, cura o enfermo, vence a morte e o inferno. Seu nome é sobre todo o nome e ao seu nome todo joelho se dobrará no céu, na terra e nos infernos. Ele tem poder para serenar meu coração, perdoar meus pecados, colocar-me de pé e conduzir-me pelas sendas da existência até à casa que Ele mesmo preparou para mim na eternidade.
- Para curar-me... A confissão da situação em que me encontro! O coração e toda a vida exposta a Ele! Transparente! Sem defesas e, principalmente, sem máscaras. Com minhas qualidades e meus defeitos, minhas luzes e minhas sombras. Sei que Ele conhece tudo o que está em mim, mas é necessário que eu me exponha. E, assim, posso e devo dizer: Se queres, tens poder para libertar-me, para abrir-me esta porta, para mudar esta situação, para levantar-me do chão... É assim que quero me colocar diante do Senhor: como aquele leproso que só tinha a Ele como esperança. – Senhor, Tu és minha esperança e minha vida.
Pe. Sérgio Luiz e Silva
- Se queres... A confissão da soberana vontade de Deus! É Ele que tudo faz e sua Vontade é sempre uma vontade amorosa. Confesso Sua vontade que me conduz em todos os momentos da vida. Confesso que Ele tem um plano perfeito de vida para mim ao qual sou chamado a me abrir. Confesso Sua eleição, feita quando ainda estava no ventre de minha mãe e que gratuitamente fui adotado como filho, em Cristo Jesus, pelo Batismo. Submeto minha vontade a esta Vontade soberana. Quero para minha vida tão somente o que Deus quer, pois o que Deus quer é o melhor para mim!
- Tens poder... A confissão de que todo Poder pertence e vem de Deus! É Ele que está no comando e tem todo controle. Ele tem o mundo em suas mãos e todo o universo por Ele foi criado e por Ele é sustentado. É Ele quem acalma o mar, cura o enfermo, vence a morte e o inferno. Seu nome é sobre todo o nome e ao seu nome todo joelho se dobrará no céu, na terra e nos infernos. Ele tem poder para serenar meu coração, perdoar meus pecados, colocar-me de pé e conduzir-me pelas sendas da existência até à casa que Ele mesmo preparou para mim na eternidade.
- Para curar-me... A confissão da situação em que me encontro! O coração e toda a vida exposta a Ele! Transparente! Sem defesas e, principalmente, sem máscaras. Com minhas qualidades e meus defeitos, minhas luzes e minhas sombras. Sei que Ele conhece tudo o que está em mim, mas é necessário que eu me exponha. E, assim, posso e devo dizer: Se queres, tens poder para libertar-me, para abrir-me esta porta, para mudar esta situação, para levantar-me do chão... É assim que quero me colocar diante do Senhor: como aquele leproso que só tinha a Ele como esperança. – Senhor, Tu és minha esperança e minha vida.
Pe. Sérgio Luiz e Silva
segunda-feira, 19 de julho de 2010
A quem segue o caminho recto...
Diz o Senhor: «Reuni os meus fiéis,
que selaram a minha aliança com um sacrifício».
Os céus proclamam a sua justiça:
o próprio Deus vem julgar.
Não é pelos sacrifícios que Eu te repreendo:
os teus holocaustos estão sempre na minha presença.
Não aceito os novilhos da tua casa
nem os cabritos do teu rebanho.
Como falas tanto na minha lei
e trazes na boca a minha aliança,
tu que detestas os meus ensinamentos
e desprezas as minhas palavras.
Fizeste isto e Eu calei-me;
pensaste que Eu era como tu.
Hei-de acusar-te e lançar-te tudo em rosto.
Honra-Me quem Me oferece um sacrifício de louvor,
a quem segue o caminho recto
darei a salvação de Deus. - Sl 49 (50)
No salmo que hoje nos é proposta, na liturgia da palavra, acentua-se, como o faz a Bíblia no seu conjunto, alguns profetas e o próprio Jesus Cristo, em particular, a primazia para a conversão. Trazer o nome de Deus nos lábios é importante, mas muito mais trazê-l'O no coração e sobretudo viver de acordo com os Seus mandamentos.
Dizer que temos a maior fé do mundo e que cumprimos os deveres religiosos, mas depois esquecemos o nosso semelhante...
terça-feira, 25 de maio de 2010
Profissão de Fé - em imagens
No dia 23 de Maio, Solenidade de Pentecostes, os adolescentes do 6.º ano de catequese, celebraram a Profissão de Fé. 17 jovens adolescentes; 15 de Tabuaço e 2 de Pinheiros. Duas paróquias, uma comunidade litúrgica e celebrante. Ficam as imagens, com a música: "Ama como Eu amei", do Pe. Marcos Alvim:
quarta-feira, 2 de dezembro de 2009
Católico" não praticante", é um desses?
Ao ler "Católico não praticante", achei ridícula essa afirmação. Para mim, ou se é católico ou não é. O que é ser católico não praticante? É não participar das missas? É não participar de nada então! É só o acto de ser o que é devido a uma hierarquia familiar, seguida de há anos atrás. Ser católico não praticante é como dizer, que sou ciclista não praticante. "A missa é o tudo da igreja". Então, não percamos maestral proeza de podermos entrar em comunhão com Deus e com a paróquia, à qual pertencemos, pois Jesus espera de braços abertos a sua ovelha perdida. Quanto a este assunto, recebi um e-mail que fala sobre ficarmos em cima do muro, e aí está: Havia um grande muro separando dois grandes grupos.
De um lado do muro estavam Deus, os anjos e os servos leais de Deus.
Do outro lado do muro estavam Satanás, seus demónios e todos os humanos que não servem a Deus.
E, em cima do muro havia um jovem indeciso, que havia sido criado num lar cristão, mas que agora estava em dúvida se continuaria servindo a Deus ou se deveria aproveitar um pouco os prazeres do mundo.
O jovem indeciso observou que o grupo do lado de Deus chamava e gritava sem parar:
- Ei, desce do muro agora… Vem para cá!
Já o grupo de Satanás não gritava e nem dizia nada. Essa situação continuou por um tempo, até que o jovem indeciso resolveu perguntar a Satanás:
- O grupo do lado de Deus fica o tempo todo chamando-me para eu descer e ficar do lado deles. Por que" você" e seu grupo não me chamam e nem dizem nada para me convencer a descer para o vosso lado ?
Grande foi a surpresa do jovem quando Satanás respondeu:
- É porque o muro é MEU.
Nunca se esqueça: Não existe meio termo. O muro já tem dono.
Pense nisso !!
Católico "não praticante"! Será possível?
Este espaço de partilha, de reflexão e de comunhão é feito pelos autores do blogue, a partir das vivências pessoais, mas também da recolha de textos, imagens e vídeos que ajudam positivamente a olhar para a vida. Mais uma reflexão que pensamos ser de todo pertinente, feita pelo Reverendo Pe. Carlos Lopes, no blogue da Paróquia de Tarouca, partindo de três questões:
«1. Sou católico "não-praticante".
2. "Eu cá tenho a minha fé"
3. Estar dentro só o necessário para a inserção social.
1. Católico não praticante...
- E que tal ir ao médico e o médico não atender o doente porque se diz "médico não praticante"?- E que tal ver a casa a arder, chamar os bombeiros e estes não acorrerem porque se dizem "bombeiros não praticantes"?
- E que tal o bebé chorar de fome e a mãe não lhe dar a mama porque se diz "mãe não praticante"?
Isto de católico não praticante não é nada. Ou se é ou se não é. "Que as vossas palavras sejam sim-sim, não-não" - Jesus Cristo.
2. Eu cá tenho a minha fé...
A fé não é minha, é a fé da Igreja na qual fomos baptizados.A fé cristã passa por uma adesão pessoal à Pessoa de Jesus Cristo, mas esta fé vive-se na Igreja, com a Igreja, pela Igreja.
"Onde dois ou três estiverem reunidos em meu nome, Eu estarei no meio deles." - Jesus Cristo
"Ninguém pode ter a Deus por Pai se não tiver a Igreja por Mãe" (Tertuliano).
3. Estar dentro só o necessário para a inserção social.
Está em moda, sobretudo em certa classe média. Nada de compromissos. Baptizar os filhos, fazer 'as comunhões' e enterrar catolicamente os mortos por mera questão social, para não se sentir à margem da sociedade, por causa da integração social, para não se sentirem menos do que os outros..."Porque não é frio nem quente, vomito-te da minha boca" - Apocalipse
Há aqui um certo oportunismo do sagrado. Não é a pessoa que se abre a Deus, mas Deus que é usado segundo as conveniências da pessoa.
Pensemos na Palavra de Jesus, o Salvador:
"Só a verdade vos tornará livres."
Que a verdade reine na nossa vida, nos nossos actos, nos nossos pensamentos, nas nossas relações, nos nossos compromissos. Olhemos para dentro de nós. Deixemos de acusar os outros. Tenhamos a coragem de nos acusar a nós mesmos. Não para nos sentirmos deprimidos, mas para nos abrirmos à alegria da conversão. Afinal, estamos no Advento...» in Paróquia de Tarouca. São questões que em tempo de Advento nos fazem reflectir seriamente. O Advento é também este tempo de renovação, de assumir compromissos de transformação para acolhermos o Deus que nasce. A fé vive-se numa perspectiva pessoal mas igualmente comunitária. É pessoal enquanto eu a acolho com a minha história de vida, com a minha sensibilidade, com o meu pecado, com as minhas insuficiências e com as minhas qualidades.
Sem esta dimensão pessoal, a fé e a religião seriam uma repetição ritualista sem significado para a minha vida.
Mas vive-se igualmente numa perspectiva comunitária. Não é a minha fé, é a fé de Jesus Cristo, a fé da Igreja. A fé insere-nos na comunidade crente. Desta recebemos o testemunho e as vivências. Em comunidade partilhamos o que somos e o que temos, comungamos a mesma fé, condividimos os sonhos e os projectos. É na comunidade que desemboca a minha experiência de fé. É da comunidade que rectificamos a vida pessoal, familiar e social.
Sem esta dimensão comunitária, a minha fé seria uma alucinação, uma ilusão, e levar-me-ia por caminhos de desencontros, de egoísmo, de isolamento.
quarta-feira, 1 de julho de 2009
segunda-feira, 29 de junho de 2009
Subscrever:
Mensagens (Atom)
