Mateus foi chamado por Jesus no seu posto de cobrança. Era conhecido  como publicano, o que equivalia a ser tido como traidor para com o povo  judeu. Os cobradores de impostos estavam ao serviço do império romano, o  povo opressor. E, por outro lado, os impostos eram muito elevados, pois  visavam sustentar toda a máquina da opressão, soldados, oficiais,  dirigentes, para lá dos impostos que beneficiavam directamente o  cobrador.
       Exercia a sua profissão em Cafarnaum. Dotado de certa cultura.
       Deixa tudo para seguir Jesus.
       De  Apóstolo, torna-se evangelista. Recolhe informações sobre a vida e a  missão de Jesus e põe por escrito, no Evangelho que leva o seu nome,  escrito entre 62 e 70 da nossa era.
       "Naquele tempo,  Jesus ia a passar, quando viu um homem chamado Mateus, sentado no seu  posto de cobrança dos impostos, e disse-lhe: 'Segue-me?. Ele levantou-se  e seguiu Jesus" (Mt 9, 9-13).
Oração de colecta:
       Senhor nosso Deus, que, na vossa infinita misericórdia, escolhestes o publicano Mateus para vosso Apóstolo, concedei-nos que, ajudados pelo seu exemplo e intercessão, Vos sigamos fielmente e nos entreguemos a Vós de todo o coração. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo.

Sem comentários:
Enviar um comentário