terça-feira, 3 de novembro de 2009

Não sejais indolentes no zelo

"Nós, que somos muitos, formamos em Cristo um só corpo e somos membros uns dos outros.
Mas possuímos dons diferentes, conforme a graça que nos foi dada...
Seja a vossa caridade sem fingimento.
Detestai o mal e aderi ao bem. Amai-vos uns aos outros com amor fraterno; rivalizai uns com os outros na estima recíproca. Não sejais indolentes no zelo, mas fervorosos no espírito; dedicai-vos ao serviço do Senhor. Sede alegres na esperança, pacientes na tribulação, perseverantes na oração. Acudi com a vossa parte às necessidades dos cristãos; praticai generosamente a hospitalidade. Bendizei aqueles que vos perseguem; abençoai e não amaldiçoeis. Alegrai-vos com os que estão alegres, chorai com os que choram. Vivei em harmonia uns com os outros. Não aspireis às grandezas, mas conformai-vos com o que é humilde (Rom 12, 5-16a).

A Epístola de São Paulo aos Romanos é verdadeiramente um tratado de teologia. Perceptível mas ainda assim profunda. O Apóstolo revisita muitos dos temas que trata em outras epístolas: a pertença a Cristo, a identificação com Ele, a vida na graça, o Espírito que santifica o crente, filhos de Deus por Jesus Cristo, a Igreja como Corpo de Cristo, com diversos membros e diferentes ministérios, vivência na caridade.
Nesta parte da epístola, São Paulo recomenda a caridade entre os irmãos, o amor sem limites. A preocupação do crente há-de ser o amor. Nada mais importa. Só o amor.

Sem comentários:

Enviar um comentário