A terceira Carta Encíclica de Bento XVI empresta o título a este blogue. A Caridade na Verdade. Agora permanecem a fé, a esperança e a caridade, mas só esta entra na eternidade com Deus. Espaço pastoral de Tabuaço, Távora, Pinheiros e Carrazedo, de portas abertas para a Igreja e para o mundo...
quarta-feira, 31 de março de 2010
Avé Maria!...Maravilhosa!
A versão ganhou tradução em varias línguas inclusive islâmicas.
Só mesmo Maria,mãe de Jesus para entrar na casa de quem ainda não crê.
Maravilhosa!
Caminhar com Jesus até à Páscoa
Iniciámos com o Domingo de Ramos na Paixão do Senhor, com a bênção dos Ramos, com a celebração da Eucaristia, fazendo-se a proclamação do Evangelho da Paixão. Ao fim do dia, a encenação da Via-sacra, pelos meninos da Catequese e, ainda, a "inauguração" da nova via-sacra.
"Um de vós Me entregará..."
terça-feira, 30 de março de 2010
Um Jovem Galileu!...
A nossa nova Via-Sacra
"Um de vós Me entregará..."
segunda-feira, 29 de março de 2010
Sabedoria de Logan!
Aqueles que tem ouvidos escutem a voz de Deus ! ! !
domingo, 28 de março de 2010
Você Precisou de Mim!!!!!...
Uma das mais lindas músicas que já ouvi!
sábado, 27 de março de 2010
Domingo de Ramos
O povo o aclama cheio de alegria e esperança, pois Jesus como o profeta de Nazaré da Galiléia, o Messias, o Libertador, certamente para eles, iria libertá-los da escravidão política e económica imposta cruelmente pelos romanos naquela época e, religiosa que massacrava a todos com rigores excessivos e absurdos.
Mas, essa mesma multidão, poucos dias depois, manipulada pelas autoridades religiosas, o acusaria de impostor, de blasfemador, de falso Messias. E incitada pelos sacerdotes e mestres da lei, exigiria de Pôncio Pilatos, governador romano da província, que o condenasse à morte.
Por isso, na celebração do Domingo de Ramos, proclamamos dois evangelhos: o primeiro, que narra a entrada festiva de Jesus em Jerusalém fortemente aclamado pelo povo; depois o Evangelho da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo, onde são relatados os acontecimentos do julgamento de Cristo. Julgamento injusto com testemunhas compradas e com o firme propósito de condená-lo à morte.
O Domingo de Ramos pode ser chamado também de “Domingo de Ramos e da Paixão do Senhor”, nele, a liturgia nos relembra e nos convida a celebrar esses acontecimentos da vida de Jesus que se entregou ao Pai como Vítima Perfeita e sem mancha para nos salvar da escravidão do pecado e da morte.
Domingo de Ramos na Paixão do Senhor
HORA DO PLANETA - Dia 27/03/2010
A Hora do Planeta, uma iniciativa do Fundo Mundial para a Natureza (WWF, na sigla em inglês), atingiu este ano um novo recorde de adesão de cidades, em Portugal e em todo o mundo, avança a Lusa.
Até sexta-feira à tarde tinham aderido à iniciativa que vai deixar parte do país às escuras 25 municípios, mais do dobro dos de 2009.
A nível mundial também se batem recordes: 121 países e regiões confirmaram a participação no evento.
A Norte, as luzes também se vão apagar. O Mercado do Bolhão, os Clérigos e a Sé são alguns dos pontos históricos do Porto que aderiram à iniciativa.
A chamada de atenção global da WWF, que visa alertar para a necessidade de protegermos o Planeta, teve início nas Ilhas Chatham da Nova Zelândia, às 06:45 (hora local) e finaliza, quase cerca de 25 horas depois em Apia, Samoa, às 07:30 (hora local) de domingo.
Apagar as luzes por uma hora(das 20h30m às 21h30m) - a Hora do Planeta - é não só contribuir para a preservação do nosso Planeta, como fazer parte da maior plataforma voluntária de cidadãos contra as alterações climáticas.
Diga não a destruição e diga sim a recuperação.
Caminhos para a Vida
É melhor morrer um só homem por todo o povo
sexta-feira, 26 de março de 2010
A minha Mãe e a Alta Costura
NY Times, o Papa e uma parte da verdade
Mais informações:
El Papa y los abusos: la fiebre amarilla de "The New York Times", en La Iglesia en la prensa
Papa não encobriu caso Murphy, in Zenit
Prete pedofilo in Usa, ecco come è andata veramente, in Avvenire
Postado a partir de Ubi Caritas.
E muitos acreditaram em Jesus
quinta-feira, 25 de março de 2010
O Anjo, a Menina e a Flor...
Passou com ela sobre a casa da meninice e depois sobre um jardim balsâmico, estrelado de flores.
Perguntou o Anjo à menina:
- Qual a flor que desejas cultivar no paraíso?
Havia nesse jardim uma roseira muito linda mas que tinha o pé partido. Estava cheia de botõezinhos.
- Infeliz roseira!... Vamos levá-la a ver se ainda pode florir-disse a menina.
O Anjo obedeceu e beijou a criança e ainda colheram muitas outras flores.
Continuaram viagem e passaram por uma cidade com muitas ruas. Uma mais estreita, estava cheia de cacos, vidros partidos, farrapos e muito lixo. Entre as muitas porcarias, o Anjo descobriu um vaso de flores com a terra espalhada no chão. Viam-se muitas raízes de uma flor campestre. Alguém a deitou para ali como coisa inútil.
Disse o Anjo:
- Levamo-la e pelo caminho conto-te a história desta flor.
Lá ao fundo desta rua morava uma criança miserável e doente. Nos dias mais quentes de verão, o sol aquecia-lhe a casa e ele imaginava-se passeando pelos campos. De flores, só conhecia o ramo de faia que um vizinho lhe dera. Com ele por cima da cabeça sonhava estar na floresta ouvindo os passarinhos. Um dia, o vizinho trouxe-lhe muitas flores e entre elas uma tinha raíz. Logo a plantou num vaso e a planta cresceu, cresceu e todos os anos dava flores. O seu jardim era esse que ele ia regando e amava.
O anjo e menina, passaram por mais alguns sítios e chegaram ao céu. Mal lá entraram, o anjo deu um beijo à menina.
Depois virando-se para ela disse:
- Faz hoje um ano que esse menino vive no Paraíso. A flor que encontrámos e que alguém deitou fora, foi a que trouxemos. - Como sabes tu isso?- perguntou a menina. -Sei-o, porque essa criança sou eu.Quando te fui buscar logo conheci a flor que tanta companhia me fez.
Então,entre os coros dos anjos Deus pegou na flor, levou-a ao Coração e, por milagre pôs-se
a cantar louvores ao Criador multiplicando-se até ao infinito.
Autor do conto: Guerra Junqueiro
O menino Pedro Julião
Texto extraído do livro "Jesus Cristo, connosco na Eucaristia"
Anunciação à Virgem Maria
O Anjo e Nossa Senhora - encantador
quarta-feira, 24 de março de 2010
Aceitar
que me deste o dom de descobrir-Te nas aparências das coisas, e de merecer-Te no tempo, faz que eu veja mais nitidamente os traços da Tua mão salvadora nos acontecimentos de que for testemunha ou actor:
- nas decepções que eu tiver,
- nas surpresas que me alegrarem e naquelas que me trouxerem angústia ou mesmo raiva,
- nas dores que eu sentir ou de que for testemunha,
- na mentira que eu for, ou na mentira que eu tiver de suportar.
Que em tudo o que for bom ou menos bom eu saiba ler um aceno da Tua vontade e do Teu plano salvador.
Que eu saiba aceitar com confiança, mesmo que não entenda a lógica do Teu discurso nas coisas, nos acontecimentos e nas pessoas que vou encontrando no meu dia-a-dia.
(MANUEL, Henrique - Mas há sinais. Prior Velho: Paulinas, 2003)
Dom Óscar Romero, o Bispo dos Pobres
Caritas in Veritate: 10 mil visitas
Sereis meus discípulos, se permanecerdes na minha palavra
terça-feira, 23 de março de 2010
O amor é criativo...
Eu vou partir. Haveis de procurar-Me...
segunda-feira, 22 de março de 2010
Lição de perseverança!
Ficam dias e dias fazendo o seu ninho, recolhendo materiais, às vezes trazidos de locais distantes...
... E quando ele já está pronto e estão preparados para pôr os ovos, as inclemências do tempo ou a acção do ser humano ou de algum animal destrói o que com tanto esforço se conseguiu...
Já sentiu que a sua vida,o seu trabalho,a sua família,os seus amigos não são o que você sonhou?
Mesmo que a vida o golpeie mais uma vez, não se entregue nunca, faça uma oração, ponha sua esperança na frente e avance.Não se preocupe se na batalha for ferido, é esperado que algo assim aconteça.Junte os pedaços de sua esperança, arme-a de novo e volte a ir em frente.
Não importa o que você passe... Não desanime, siga adiante.
A vida é um desafio constante, mas vale a pena aceitá-lo.
E sobretudo... Nunca deixe de cantar.
A velhice existe?
A visibilidade do estandarte da Quaresma
Uma boa lição...
Um estudante universitário saiu um dia a dar um passeio com um professor, a quem os alunos consideravam seu amigo devido à sua bondade para os que seguiam as suas instruções.
Enquanto caminhavam, viram no seu caminho um par de sapatos velhos e calcularam que pertenciam a um homem que trabalhava no campo ao lado e que estava prestes a terminar o seu dia de trabalho .
O aluno disse ao professor: Vamos fazer-lhe uma brincadeira. Vamos esconder-lhe os sapatos e escondemo-nos atrás dos arbustos para ver a sua cara quando não os encontrar .
Meu querido amigo, disse o professor, nunca devemos divertir-nos à custa dos pobres.
Tu és rico e podes dar uma alegria a este homem. Coloca uma moeda em cada sapato e depois escondemo-nos para ver a sua reação quando os encontrar.
Fez isso e ambos se esconderam no meio dos arbustos. O pobre homem terminou as suas tarefas diárias e caminhou até aos sapatos, para voltar para casa .
Ao chegar junto dos sapatos deslizou o pé no sapato, mas sentiu algo dentro deste. Baixou-se para ver o que era e encontrou a moeda. Pasmado perguntou-se o que havia acontecido. Olhou a moeda e voltou-a e voltou a olhá-la.
Olhou à sua volta, para todos os lados, mas não via nada nem ninguém. Guardou-a no seu bolso e foi calçar o outro sapato. Sua surpresa foi ainda maior quando encontrou a outra moeda.
Seus sentimentos esmagaram-no. Pôs-se de joelhos, levantou o olhos ao céu, e em voz alta fez um enorme agradecimento, falando de sua esposa doente e sem ajuda, e de seus filhos que não tinham pão e devido a uma mão desconhecida não morreriam de fome.
O estudante ficou profundamente emocionado e seus olhos ficaram cheios de lágrimas.
Agora, disse o professor, não está mais satisfeito com esta brincadeira?
O jovem respondeu: Você ensinou-me uma lição que jamais hei-de esquecer. Agora entendo algo que antes não entendia: é melhor dar do que receber.
domingo, 21 de março de 2010
Viver como o café em água a ferver?!
sábado, 20 de março de 2010
V Domingo da Quaresma
Segunda Leitura:
"Considero todas as coisas como prejuízo, comparando-as com o bem supremo, que é conhecer Jesus Cristo, meu Senhor. Por Ele renunciei a todas as coisas e considerei tudo como lixo, para ganhar a Cristo e n’Ele me encontrar, não com a minha justiça que vem da Lei, mas com a que se recebe pela fé em Cristo, a justiça que vem de Deus e se funda na fé" (Filip 3,8-14).
A exuberância do branco
Pode ser considerada a cor da manifestação divina; um símbolo da consciência e pureza.
A (nossa) festa de São José
Carta Pastoral de Bento XVI aos católicos na Irlanda sobre os abusos sexuais
ORAÇÃO PELA IGREJA NA IRLANDA
Ele é realmente o Profeta
sexta-feira, 19 de março de 2010
Oração a São José
Ó Jesus, nosso amabilíssimo Redentor, que, vindo do céu para ser luz do mundo com a doutrina e com o exemplo, quisestes passar a maior parte da Vossa vida mortal humilde e submisso a Maria e a José na pobre casa de Nazaré, para santificar esta família que devia ser o modelo da família cristã:
- dignai-Vos acolher benignamente as nossas famílias que agora se dedicam e consagram a Vós;
- protegei-as, guardai-as e fazei que nelas reinem,
- com o divino modelo da Vossa Sagrada Família,
- e todos sem exceção de ninguém,
- mereçam alcançar a eterna felicidade.
Ó Maria, Mãe amorosíssima de Jesus e nossa Mãe, fazei, por vossa piedosa intercessão, que Jesus acolha benignamente a oferta que Lhe fazemos de nossas famílias e nos conceda as Suas bênçãos e graças.
Ó São José, guarda amorosíssimo de Jesus e Maria, concedei-nos o socorro do vosso patrocínio em todas as necessidades espirituais e temporais, a fim de que possamos, com a Bem-Aventurada Virgem Maria e convosco, louvar e bendizer eternamente a Jesus Cristo, nosso Divino Redentor.
Amém.
TER UM PAI!...
Ter um Pai! Um coração
Ter um Pai! Nunca se perde
Talvez maior, sendo infame
Ter um Pai! Um santo orgulho
Embora ele seja imenso
Ter um Pai ! Doce poema
Ter um Pai! Os órfãozinhos
FLORBELA ESPANCA