A comunidade paroquial de Nossa Senhora da Conceição de Tabuaço teve muitas razões para celebrar em grande festa, no passado dia 27 de maio de 2017, o Sacramento do Crisma dos jovens do 10.º ano de catequese, juntamente com um grupo de adultos.
Os conteúdos dos catecismos foram trabalhados em sessões semanais, com 4 jovens, ao longo dos anos catequéticos. O grupo de 5 adultos frequentaram as sessões (mensais) das Escolas da fé durante o ano pastoral, realizando algumas outras sessões, específicas e mais próximas, de aprofundamento da mensagem cristã.
O importante era “despertar e abrir os corações” para a beleza de serem cristãos e seguir Jesus em comunidade.
Pelas 21h00, do dia 23 de maio, fomos brindados com a presença do Sr. Bispo, D. António, que veio enriquecer-nos ainda mais com as explicações dadas sobre a origem da palavra “Crisma”, que vem do grego e que é também a origem da palavra Cristo. Também nos falou dos santos óleos, perfumados com bálsamo, que servem para ungir. E disse-nos ainda que no Antigo Testamento os reis, sacerdotes, juízes eram ungidos com um “balde” de óleo para que este penetrasse mais nos corpos, até ao coração.
Deu-nos a conhecer o sentido da imposição das mãos. O Sr. Bispo, o Sr. Pró Vigário Geral, Pe. João Carlos, e o nosso Pároco, Pe. Manuel, na celebração do Crisma, de mãos abertas e estendidas em sinal de partilhar, viver, de testemunhar o Amor de Deus e servir os outros.
À hora marcada, iniciámos a Procissão de entrada, do Centro Paroquial para a Igreja, com a Cruz paroquial e respetivas lanternas, com os crismandos e padrinhos, e com os meninos da catequese, com as suas catequistas. Chegados à Igreja, início da Solenidade da Ascensão do Senhor.
Na homilia, o Sr. Bispo D. António convidou-nos a viver na força (“dýnamis” em grego), dinâmica ou dinamismo, melhor, dinamite, do Espírito Santo que desce sobre os crismandos e sobre a comunidade. Também focou que precisamos de trabalhar afincadamente na construção de um mundo novo, com a luz do Espírito Santo, para sermos verdadeiras testemunhas da Sua palavra: “Ide e anunciai o Evangelho a toda a criatura”.
No momento do ofertório, os crismados levaram à mesa da refeição do Senhor o pão e o vinho, a água e um ramo de flores, bem como “dados” (lembranças para os crismados), com diversas orações para antes das refeições.
A celebração decorreu com bastante dignidade, entusiasmo e toda a comunidade cristã (grupo coral, grupo de jovens, catequese, acólitos, zeladoras, membros de diferentes grupos paroquiais) contribuiu para dar mais brilho à celebração. Estamos todos de parabéns.
No final, o nosso Pároco fez os agradecimentos ao Sr. Bispo, ao Sr. Pró Vigário Geral, aos crismados, meninos da catequese, catequistas, às pessoas que cuida(ra)m da limpeza e arranjo da Igreja, a todos os que ao longo do ano contribuem, com generosidade e alegria, nas diferentes tarefas, zelando para que os espaços e as celebrações tenham a maior dignidade. Finalizou convidando toda a comunidade para participar no lanche-convívio, que teria lugar no centro paroquial. A alma precisa do alimento de Deus, mas o corpo também necessita do outro alimento.
Mais uma vez… Bem haja Sr. Bispo.
Elisa Lacueva Pinto dos Santos
Texto publicado na Voz de Lamego, edição de 30 de maio de 2017
Fotos da celebração do Crisma:
Encontro de D. António Couto com os Crismandos - 23 de maio de 2017
Celebração do Crisma - 27 de maio de 2017 - Procissão de Entrada
Teresa Maria
Daniela Filipa
Paula Margarida
Cátia Vanessa
Mariana
Guilherme
José Carlos
Ana Patrícia
Rosa Maria
D. António José da Rocha Couto, Bispo de Lamego
Catequista: Elisa Adelaide Lacueva Pinto dos Samtos
Outras fotos disponíveis: Paróquia de Tabuaço no Facebook.