A terceira Carta Encíclica de Bento XVI empresta o título a este blogue. A Caridade na Verdade. Agora permanecem a fé, a esperança e a caridade, mas só esta entra na eternidade com Deus. Espaço pastoral de Tabuaço, Távora, Pinheiros e Carrazedo, de portas abertas para a Igreja e para o mundo...
quarta-feira, 30 de setembro de 2009
Oração a São Jerónimo (30 de Setembro)
São Jerónimo, iluminai e esclarecei a todos os adeptos das seitas evangélicas para que eles compreendam as Escrituras, e se dêem conta de que contradizem a religião Católica e a própria Bíblia, porque eles se baseiam em princípios pagãos e supersticiosos. São Jerónimo, ajudai-nos a considerar o ensinamento que nos vem da Bíblia acima de qualquer outra doutrina, já que é a palavra e o ensinamento do próprio Deus. Fazei que todos os homens aceitem e sigam a orientação do nosso Pai comum expressa nas Sagradas Escrituras.
São Jerónimo, rogai por nós.
O Belo e o Bom
Belo não basta, é preciso ser bom! O que faz a pessoa bonita é a sua bondade. O belo é aquele que se abre para a expressão mais perfeita do bem. O bom é aquele que ama concretamente, difunde o bem e faz a caridade valer. O belo e o bom são a transpiração da afectividade. O que falta na nossa formação é trabalhar bem isto. Às vezes somos rudes, grosseiros demais!
É a beleza e a bondade que tornam uma pessoa amável e anima sua capacidade de trocar bens e dons. Um ato de amor e bondade desarma!
Dia da Bíblia
pela ausência de afectos longínquos,
ousei perguntar-te:
Jesus, porque me abandonaste?
E Tu, na imensidão de Tua capacidade,
não me respondeste de imediato...
Mas... tão logo meu corpo dormiu,
transportei-me espiritualmente,
para o lugar onde vivi
a infância que jamais esqueci...
E então, já no chão,
onde tanto um dia sorri, olhei para o Alto,
e, em êxtase, avistei no zénite, uma luz...
esférica, intensamente brilhante, prateada...
que começou a descer, em direcção a mim
e me fez estremecer...
Vibrei de intensa emoção!
O magnetismo exalado me imobilizou
e quando a esfera luminosa estava bem perto,
ela transformou-se numa face,
a tua face, JESUS!
Nada me disseste, mas...
fixaste-me tão intensamente,
que em Teu olhar captei,
todo carinho sincero, que tanto desejei.
Extasiei-me!
Senti-me importante para Ti,
nada no mundo se compara,
à Tua oferta de afeição!
Jesus, muitos precisam de Ti
e não sabem que é tão fácil encontrar-Te;
quantos em desespero imenso,
atiram-se de despenhadeiros,
não conseguindo compreender,
que Tu estás tão perto...
no coração do aflito,
na meiguice da criança,
no lar do necessitado,
na vida do amado velho
e também no singelo livro,
chamado EVANGELHO!
Outubro - Mês do Cancro da Mama
O panorama desta doença, em Portugal, não é nada animador, pois trata-se da mais frequente, afectando um universo de pessoas muito novas. No entanto, a maioria dos casos, são referidos como casos de sucesso, porque "foram detectados precocemente: As mulheres são sensibilizadas para os rastreios e tem-se verificado algum sucesso."
Hoje, mais do que nunca, a vida é um um valor a preservar e a defender com muita preocupação. Mas também existe o reverso da medalha e há quem temendo o pior, não abordam o médico de família e muitas vezes a doença avança. E quando a decisão chega, já é tarde demais.
O cancro da mama é o tumor maligno mais frequente no sexo feminino, atingindo, pelo menos, uma em cada dez mulheres.
O caminho apontado para que as coisas corram bem passa pela ida ao médico, de ano a ano, ainda que não existam sinais visíveis da doença: "Esta é uma forma que poderá ser a chave do sucesso da luta contra o cancro".
Os problemas do foro ginecológico são olhados com algumas reservas e, por vezes descuidados, por se falar de doenças ainda vistas como "tabu".
No entanto, no nosso concelho (Tabuaço), penso que a população feminina, na maioria, está informada, graças ao trabalho da equipa do Centro de Saúde, nas campanhas de sensibilização, com a presença da carrinha-móvel, que se desloca a esta vila para fazer o rastreio, já que o mesmo não possui um mamógrafo.
Confie e pense... Não são só os que estão doentes, que precisam de médico.
"Há alguém que nunca nos vai abandonar, que nunca nos rejeitará. Por maiores que sejam os nossos problemas, angústias e dificuldades, Ele sabe tudo o que está acontecendo, e sabe do que precisamos!."
Início da Catequese.
Ao começar este ano pastoral, vamos dar início também à catequese paroquial,no próximo fim de semana, dia 3 de Outubro. Vai ser bom sentir o reboliço provocado pela presença das crianças e jovens. A sua jovialidade faz-nos falta, para nos ajudar a despertar a criança que vive adormecida dentro de nós. Se queremos encontrar a paz, precisamos de a acordar e de viver em paz com ela. A criança vive sem complexos, cria e sonha coisas novas, não se acomoda, continua a fazer perguntas à vida, deixa-se encantar e surpreender pela vida, arrisca, não pauta a sua vida e postura pela vergonha e complexos do que os outros possam pensar.
Assim, teremos, certamente, na nossa catequese, crianças e jovens (Catequese da Infância,do 1.º ano ao 6.º ano, e Catequese da Adolescência, do 7.º ao 10.ºano), mais responsáveis, empenhados e felizes, com uma Fé mais sólida e verdadeira, que os ajudará a vencer os obstáculos e os perigos...
É urgente não ficar em casa a ver televisão, na internet, no frenesim doentio do telemóvel e da consola...
"Vir à catequese pode e deve fazer a diferença!"
Não levareis nada convosco
In O Santo Cura d' Ars. Visceralmente Sacerdote.
São Jerónimo
Um dos seus ideais foi formar uma grande biblioteca. Por outro lado, desde o início em Roma, procurar visitar os túmulos dos mártires cristãos. No final da estadia em Roma, à volta dos 20 anos, recebeu o baptismo e encaminhou-se para Tréveros para fazer estudos teológicos.
Em 373 ou 374 foi em Peregrinação à Terra Santa, mas a doença reteve-o muito tempo em Antioquia. Dedicou-se a aprender/estudar grego.
Entretanto retirou-se para o deserto de Cálcida para se fazer eremita, aprendendo o hebraico.
Em 379 foi ordenado sacerdote. De Antioquia foi para Constantinopla. Em 382 foi chamado pelo papa, São Dâmaso, vindo a tornar-se seu secretário.Reviu o texto latino da Bíblia, deixando-nos a tradução conhecida como Vulgata.
Em 385, abandona Roma e de novo intenta a Peregrinação a Jerusalém, estabelecendo-se em Belém, no ano seguinte, onde esteve até à morte, em 30 de Setembro de 420, durante 34 anos.
Procurou responder a todas as polémicas. Tinha um temperamento vigoroso e duro. Foi um dos mais notáveis tradutores e comentadores bíblicos.
Jovens e a vida
Bento XVI, Jornadas Mundiais da Juventude. Sydney, 2008.
terça-feira, 29 de setembro de 2009
Oração ao arcanjo S. Gabriel
Bendito é o seu amor
Que reflecte a inteligência divina
Me faça carregar no coração
A justiça e a bondade do Pai
Que vosso poder
Amado Arcanjo Gabriel
Seja reconhecido por todos que me cercarem
Através do espírito de luz infinito resplandecente
Em vosso amor
Que me protege, me ilumina
E me faz compreender
Que nunca estou só
Arcanjo Gabriel
Que carrega o amor absoluto
Livrai meu corpo, minha alma
E meu coração de energias negativas
Que eu carregue a paz
E consiga propagar a fé e a coragem
Amem
Folhas de Outono
Como eu as vejo...
Folhas de Outono, vejo-as leves e esquivas.
Como elegantes bailarinas, rodopiando pelo chão, em caprichosos bailados, embaladas ao som de belas sonatas de Outono, que para elas o vento compõe. Levando-as para bem longe do seu berço de criança!
- As Castanhas da cor do chão, com pinceladas de negro ébano... distintas, sóbrias.
- As Cor de ouro... vaidosas, soberbas da sua riqueza.
- As Rosa pálidas envelhecidas... singelas e envergonhadas damas.
- As Cor de Escarlate e carmim... amantes! ardentes e enternecidas.
- Mas todas atapetam o chão, das cidades ou das distantes montanhas. E a todas o vento arrasta, no seu bailado final, fatídico e mortal... Jogando-as num lodoso lamaçal, aonde jazem apodrecidas.
(Manuela Kalunga- minha conterrânea do Huambo)
Trabalho Fantástico!
A arte e a técnica utilizadas são muito interessantes:esta imagem foi feita com um único traço de caneta.Começou na ponta do nariz e acabou no final da folha.
Vejam o ano em que foi realizado (1884)!!
No tempo em que os génios criavam algo de belo... Agora, é o que se sabe:não há tempo...
(Enviado por email) Para visualizar melhor pode aumentar.
Parábolas de Jesus: O Mordomo Infiel
E ele, chamando-o, disse-lhe: Que é isso que ouço de ti? Prestas conta da tua mordomia, porque já não podereis ser mais meu mordomo.
E o mordomo disse consigo: Que farei, pois que o meu senhor me tira a mordomia? Trabalhar na terra não posso, também de mendigar tenho vergonha, eu sei o que farei, para que quando for desapossado da mordomia me recebam em suas casas.
E, chamando a si cada um dos devedores ao seu senhor, disse ao primeiro: Quanto deves ao meu senhor?
E ele respondeu: Cem medidas de azeite. E disse-lhe: Toma a tua conta e, assentando-te já, escreva cinquenta.
Disse depois a outro: E tu quanto deves? E ele respondeu: Cem alqueires de trigo. E disse-lhe: Toma a tua conta e escreve oitenta.
E louvou aquele senhor o injusto mordomo por haver procedido prudentemente, porque os filhos deste mundo são mais prudentes na sua geração do que os filhos da luz.
E eu vos digo: granjeai amigos com as riquezas da injustiça, para que, quando estas faltarem, vos recebam eles nos tabernáculos eternos.
Quem é fiel ao mínimo também é fiel ao muito; quem é injusto ao mínimo também é injusto no muito.
Pois, se nas riquezas injustas não fostes fiéis, quem vos confiará as verdadeiras?
E, se no alheio não fostes fiéis, quem vos dará o que é vosso?
Nenhum servo pode servir a dois senhores, porque ou há de aborrecer a um e amar ao outro, ou há de chegar a um e desprezar ao outro: Não podeis servir a Deus e a Mamom.
Evangelho de Lucas cap. 16 vers. 1-13
Acorrei à comunhão, meus filhos!
(In Santo Cura d' Ars. Visceralmente Sacerdote)
Viver bem com os outros... dá saúde
"Quando, ao envelhecermos, caímos no rancor, isso pode desencadear doenças. Porém, se, pelo contrário, dermos provas de generosidade, isso exerce um efeito positivo tanto para o equilíbrio psicológico como fisiológico".
In Viver mais e Melhor.
Festa de São Miguel, São Gabriel e São Rafael
________________________
________________________
Entre «os puros espíritos que também são denominados Anjos» (Credo do Povo de Deus), sobressaem três, que têm sido especialmente honrados, através do séculos e a Liturgia une na mesma celebração. Além das funções próprias de todos os Anjos, eles aparecem-nos, na Escritura Sagrada, incumbidos de missão especial.
S. Miguel (= «Quem como Deus»?) é o príncipe dos Anjos, identificado, por vezes, como o Anjo do turíbulo de ouro de que fala o Apocalipse. É o Anjo dos supremos combates. É o melhor guia do cristão, na hora da viagem para a eternidade. É o protector da Igreja de Deus (Apoc. 12-19).
S. Gabriel (= «Deus é a minha força») é o mensageiro da Incarnação (Dan. 9, 21-22). É o enviado das grandes embaixadas divinas: anuncia a Zacarias o nascimento do Precursor e revela a Maria o mistério da divina Maternidade. Pio XII, em 12 de Janeiro de 1951, declarou este Arcanjo patrono das telecomunicações.
S. Rafael (= «Medicina de Deus») manifesta-se na Bíblia como diligente e eficaz protector duma família, que se debate para não sucumbir às provações. É conselheiro, companheiro de viagem, defensor e médico. Honrando os Anjos, cuja existência nos é abundantemente testemunhada pela Sagrada Escritura, nós exaltamos o poder de Deus, Criador do mundo visível e invisível.
Texto de Ubi Caritas, recolhido em Liturgia.pt.
segunda-feira, 28 de setembro de 2009
A VIDA
A vida é uma oportunidade, aproveite-a...
A vida é beleza, admire-a...
A vida é felicidade, deguste-a...
A vida é um sonho, torne-o realidade...
A vida é um desafio, enfrente-o...
A vida é um dever, cumpra-o...
A vida é um jogo, jogue-o...
A vida é preciosa, cuide dela...
A vida é uma riqueza, conserve-a...
A vida é amor, goze-o...
A vida é um mistério, descubra-o...
A vida é promessa, cumpra-a...
A vida é tristeza, supere-a...
A vida é um hino, cante-o...
A vida é uma luta, aceite-a...
A vida é aventura, arrisque-a...
A vida é alegria, mereça-a...
Espalhe esta onda...
Você pensa que são poucos,
e na verdade são muitos:
– os que jogam papéis nas ruas;
– os que bebem além da conta;
– os que tem um caso fora do casamento;
– os que usam drogas;
– os que brigam no trânsito;
– os que não suportam o sucesso dos outros;
– os que maltratam os animais;
– os que maltratam as crianças e os idosos;
– os que não ouvem conselhos;
– os que começam alguma coisa e não terminam;
– os que falam, mas não fazem, pedem, mas não dão;
– os que podem fazer muito pelo próximo, mas
não fazem nada…
Você pensa que são muitos,
mas na verdade são poucos:
– os que doam sangue com regularidade;
– os que doam seus órgãos e avisam a família;
– os que falam do bem e assim agem;
– os que defendem a justiça plena;
– os que visitam doentes e presidiários desconhecidos;
– os que reciclam seus lixos;
– os que cuidam da saúde (quando estão saudáveis);
– os que verdadeiramente buscam a Deus;
– os que se importam com o próximo;
– os trabalhadores da seara bendita;
– os que dizem sim para o trabalho voluntário;
– os que se importam com você.
Pense nisso!
(Paulo Roberto Gaefke)
Maria, Nossa Mãe...
vai terminando com as dificuldades, tristezas e tentações.
Vai me tirando todos os males, livrando das perdições do mundo.
MÃE, ninguém pode dizer que fui decepcionada por ti,depois de ter te chamado.
Só tu MÃE, com o poder de teu filho JESUS,
podes resolver as coisas difíceis e impossíveis
na minha vida e na minha família.
Obrigada , MÃE!
Ave Maria,cheia de graça …
Santa Mãe Maria, rogai por nós!
Parábolas de Jesus: As 10 Virgens
Então, o Reino dos céus será semelhante a dez virgens que, tomando as suas lâmpadas, saíram ao encontro do noivo. E cinco delas eram prudentes e cinco néscias.
As néscias tomando as suas lâmpadas não levaram azeite consigo. Mas as prudentes levaram azeite em suas vasilhas com as suas lâmpadas. E, tardando o noivo foram todas tomadas de sono e adormeceram. Mas, à meia noite, ouviu-se um grito: Eis o noivo! Saí ao seu encontro!
Então, se levantaram todas aquelas virgens e prepararam as suas lâmpadas. E as néscias disseram às prudentes: Dai-nos do vosso azeite, porque as nossas lâmpadas estão se apagando.
Mas as prudentes responderam: Não, para que não nos falte a nós e a vós outros! Ide, antes, aos que o vendem e comprai-o. E, saindo elas para comprar, chegou o noivo, e as que estavam apercebidas entraram com ele para as bodas; e fechou-se a porta.
Mais tarde, chegaram as virgens néscias, clamando; Senhor, senhor, abre-nos a porta! Mas ele respondeu: Em verdade vos digo que não vos conheço. Vigiai, pois, porque não sabeis o dia nem a hora.
Jesus
Evangelho de Mateus cap. 25 vers. 2-13
Stress!!!
In Para viver mais e melhor.
Meditar... contra o mau stress
in Viver mais e melhor.
Rezar com os que duvidam
por todos os homens e mulheres
que com angústia afirmam não ter fé,
não conseguir ter fé.
Ajuda-me, Sernhor, a também eu
confessar as incertezas e as dúvidas
que tenho a teu respeito.
E como só a medo balbucio o teu nome.
E da-me ainda
um jeito semelhante ao teu
em que a plavra contida,
o gesto fraterno
ou o silêncio,
digam a tua fidelidade sem limites,
revelam a tua mão que, por amor,
só por amor,
nunca nos larga.
Deixa que assim possam vislumbrar
a porta do teu Reino aberto a todos
e, na paz que vem de Ti,
num momento de confiança e abandono
alcancemos a graça de Te chamarmos Pai.
Maria Teresa Frazão, Acordar com Deus, RR 2009.
domingo, 27 de setembro de 2009
Oração da Noite
Termina o dia e a Ti entrego o meu cansaço.
Obrigado por tudo e perdão.
Obrigado pela esperança que hoje animou meus passos.
Pela alegria que vi no rosto das crianças.
Obrigado pelo exemplo que recebi dos outros.
Obrigado também pelo que me fez sofrer ...
Obrigado, porque naquele momento de desânimo
Me lembrei de que Tu és meu Pai.
Obrigado pela luz, pela noite, pela brisa, pela comida,
Pelo meu desejo de superação.
Obrigado Pai, porque me deste uma mãe
Compreensiva e carinhosa.
Perdão também, Senhor ...
Perdão por meu rosto carrancudo.
Perdão porque me esqueci de que não sou filho único,
Mas irmão de muitos.
Perdão Pai, pela falta de colaboração,
Pela ausência de espírito de servir.
Perdão porque não evitei aquela lágrima, aquele desgosto.
Perdão por ter aprisionado em mim a Tua mensagem de Amor.
Perdão porque não estive disposto a dizer "sim", como Maria.
Perdão por aqueles que deveriam pedir-Te perdão
E não se decidem a fazê-lo.
Perdoa-me Pai, e abençoa meus propósitos para o dia de amanhã.
Que ao despertar, me domine um novo entusiasmo.
Que o dia de amanhã seja um contínuo "sim", numa vida consciente.
Boa noite Pai, até amanhã
Consertar o Homem ou o Mundo?
Um cientista muito preocupado com os problemas do mundo passava dias em seu laboratório, tentando encontrar meios de melhorá-los.
Certo dia, seu filho de 7 anos invadiu o seu santuário decidido a ajudá-lo. O cientista, nervoso pela interrupção, tentou fazer o filho
brincar em outro lugar. Vendo que seria impossível removê-lo, Procurou algo que pudesse distrair a criança. De repente, deparou-se com o mapa do mundo.
Estava ali o que procurava. Recortou o mapa em vários
pedaços e, junto com um rolo de fita adesiva entregou ao filho dizendo:
- Você gosta de quebra-cabeça? Então vou lhe dar o mundo para consertar. Aqui está ele todo quebrado. Veja se consegue consertá-lo bem direitinho! Mas faça tudo sozinho!
Pelos seus cálculos, a criança levaria dias para recompor o mapa.
Passadas alguns minutos, ouviu o filho chamando-o calmamente.
A princípio, o pai não deu crédito às palavras do filho.
Seria impossível na sua idade conseguir recompor um mapa quem jamais havia visto.
Relutante, o cientista levantou os olhos de suas anotações, certo de que veria um trabalho digno de uma criança. Para sua surpresa, o mapa estava completo. Todos os pedaços haviam sido colocados nos devidos lugares.
Como seria possível? Como o menino havia sido capaz?
- Você não sabia como era o mundo, meu filho, como conseguiu?
- Pai, eu não sabia como era o mundo, mas quando você tirou o papel do jornal para recortar, eu vi que do outro lado havia a figura de um homem.
Quando você me deu o mundo para consertar, eu tentei, mas
não consegui.
Foi aí que me lembrei do homem, virei os recortes e
comecei a consertar o homem que eu sabia como era. Quando consegui consertar o homem, virei a folha e vi que havia consertado o mundo!
(Autor desconhecido)
Sonho e amor
E fica aquela vontade na gente de sonhar mais um pouquinho.
Existem pessoas que são um sonho.
Um sonho pelo qual a gente dormiria a vida inteira.
Mas o destino vem e nos acorda violentamente…
E nos leva aquele sonho tão bom.
Existem pessoas que são estrelas.
Doces, luzes que enfeitam e iluminam as noites escuras de nossas vidas.
Mas vem o amanhecer e nos rouba com toda a sua claridade aquela estrela tão linda.
Existem pessoas que são flores.
Belezas discretas que alegram o nosso caminho.
Mas com o tempo, as flores murcham, e nos enchem de saudade de sua cor e de seu perfume.
Existem, finalmente, as pessoas que são simplesmente amor.
Um amor doce como o mel de uma flor que desabrochou numa estrela e que veio até nós num lindo sonho!
E ainda bem que são amor, porque flores, estrelas ou sonhos, mais cedo ou mais tarde, terminam…
Mas o amor?
O amor não termina nunca!
(Sabedoria Popular)
O amor e a caridade (S. Vicente de Paulo)
Tal o sentido destas palavras de Jesus: Amai-vos uns aos outros como irmãos.
A caridade, segundo Jesus, abrange todas as relações em que nos achamos com os nossos semelhantes, sejam eles nossos inferiores, nossos iguais, ou nossos superiores.
Ela nos prescreve a indulgência, porque da indulgência precisamos nós mesmos, e nos proíbe que humilhemos os desafortunados, contrariamente ao que se costuma fazer.
Sede, pois, caridosos, praticando, não só a caridade que vos faz dar friamente o óbolo que tirais do bolso ao que vo-lo ousa pedir, mas a que vos leve ao encontro das misérias ocultas.
Sede indulgentes com os defeitos dos vossos semelhantes. Em vez de votardes desprezo e ignorância e ao vício, instruí os ignorantes e moralizai os viciados.
Sede brandos e benevolentes para com tudo o que vos seja inferior. Sede-o para com os seres mais ínfimos da criação e tereis obedecido e lei de Deus.
S. Vicente de Paulo
Se não foi o lema da vida deste santo, viveu como se fosse. O santo de hoje, São Vicente de Paulo, nasceu na Aquitânia (França) em 1581. No seu tempo a França era uma potência, porém convivia com as crianças abandonadas, prostitutas, pobreza e ruínas causadas pelas revoluções e guerras.
Grande sacerdote, gerado numa família pobre e religiosa, ele não ficou de braços cruzados mas deixou-se mover pelo espírito de amor. Como padre, trabalhou numa paróquia onde conviveu com as misérias materiais e morais; esta experiência lhe abriu para as obras da fé. Numa viagem foi preso e, com grande humildade, viveu na escravidão até converter seu patrão e conseguiu depois de dois anos sua liberdade.
A partir disso, São Vicente de Paulo iniciou a reforma do clero, obras assistenciais, luta contra o jansenismo que esfriava a fé do povo e estragava com seu rigorismo irracional. Fundou também a "Congregação da Missão" (lazaristas) e unido a Santa Luísa de Marillac, edificou as "Filhas da Caridade" (irmãs vicentinas).
Sabia muito bem tirar dos ricos para dar aos pobres, sem usar as forças dos braços, mas a força do coração. Morreu quase octogenário, a 27 de Setembro de 1660.
"São Vicente de Paulo, rogai por nós!"
Frases de Santo Agostinho
se corrigires,
corrigirás com amor;
se perdoares,
perdoarás com amor.
Se tiveres o amor
enraizado em ti,
nenhuma coisa senão o amor serão os teus frutos".
"Ter fé é acreditar naquilo que você não vê;
a recompensa por essa fé é ver aquilo em que você acredita".
"Cantar é próprio de quem ama".
"Aquele que tem caridade no coração tem sempre qualquer coisa para dar".
"Dá-me aquilo que ordenas, ordena-me aquilo que queres".
(Imagem: Santo Agostinho sendo ordenado padre em Hipona)
Consenso alimentar
Obrigado, Senhor, pela vida
sábado, 26 de setembro de 2009
Pensamentos diversos
“AMAR é mudar a alma de lugar” (Mário Quintana).
“POR QUE dizer adeus e partir se, afinal, estamos sempre chegando!”
(Mário Quintana).
“QUANDO te sentires triste e deprimido, lembra que no céu,
há alguém que te guia e na terra alguém que te ama” (Autor desconhecido).
“COMO posso perder minha fé na justiça da vida,
quando os sonhos dos que dormem num colchão de penas
não são mais belos do que os sonhos dos que dormem no chão?” (Kalil Gibran).
“VOLTEI a todos os lugares que estivemos juntos.
Não os reconheci… são os mesmos lugares ,
mas já não sou a mesma sem ti” (J.G. de Araújo Jorge).
“SORRIA , mesmo que seja um sorriso triste,
porque mais triste que um sorriso triste é a tristeza de não saber sorrir” (Autor desconhecido).
“QUEM está distante, sempre nos causa maior impressão” (Charles Chaplin).
“O SEGREDO da vida não está em fazer aquilo que se gosta
mas gostar daquilo que se faz” (Leonardo da Vinci).
“ANTES se arrepender do que se fez um dia por sincero prazer,
pondo tudo de lado,
do que o arrependimento de ter deixado de fazer por temor,
se o coração pedia” (Autor desconhecido).
S. Cosme e S. Damião
Diante da insistência, quanto à adoração aos deuses, responderam:
XXVI Domingo do Tempo Comum
"Quem dera que todo o povo do Senhor fosse profeta e que o Senhor infundisse o seu Espírito sobre eles" (Num 11, 25-29).
Segunda Leitura:
"Agora chorai e lamentai-vos, por causa das desgraças que vão cair sobre vós" (Tg 5, 1-6).
Evangelho:
"Ninguém pode fazer um milagre em meu nome e depois dizer mal de Mim. Quem não é contra nós é por nós" (Mc 9, 38-43.45.47-48).
Leia a Reflexão Dominical na Página da Paróquia de Tabuaço, aqui!
Procura
Não podemos ficar sempre à espera.
Ir à procura não é só bater às portas.
É ir aos encontro das expectativas, das ânsias,
dos sonhos e das lágrimas.
É pôr os ouvidos em acção e o coração a funcionar.
Uma Igreja com coração (uma Igreja autenticamente cordial)
é uma Igreja que interpela,
é uma Igreja que cativa".
Pe. João António, Depois de tudo perder, não perca a Esperança.
Bento XVI na República Checa
O tema da viagem é: "O amor de Cristo é a nossa força".
O primeiro gesto do Papa será coroar o Menino Jesus de Praga. É uma imagem muito conhecida.
O Pe. Sleich revela que a célebre história «O Principezinho», de Antoine de Saint-Exupéry, se inspirou nesta imagem.
"O que poucos sabem é que Antoine de Saint-Exupéry estava muito familiarizado com a veneração do Menino Jesus de Praga. O seu livro é lido nas escolas por não se tratar de uma obra religiosa, mas a verdade é que o é em altíssimo grau, pois inspira-se directamente no Menino Jesus de Praga. Um menino que vem do céu, que oferece a sua amizade, morre e volta às alturas..."
O mesmo sacerdote revela que "as crianças que visitam o Menino Jesus de Praga entendem que ele não é uma peculiaridade católica estranha e compreendem a sua mensagem".
Fonte: Agência Ecclesia.
O Filho do homem vai ser entregue
sexta-feira, 25 de setembro de 2009
Oração da Noite
obrigada por mais este dia.
Obrigada pelos pequenos e grandes dons que a tua bondade colocou no meu caminho a cada instante desta jornada.
Obrigada pela luz, pelo alimento, pela água, pelo trabalho, por este tecto.
Obrigada pela beleza de tuas criaturas, pelo milagre da vida, pela inocência das crianças, pelo gesto amigo, pelo amor.
Obrigada pela surpresa de tua presença em cada ser.
Obrigada por teu amor que me sustenta e protege, pelo teu perdão que me faz crescer.
Obrigada pela alegria de ter sido útil, ter servido à humanidade, aos que me cercam.
Que amanhã seja melhor.
Quero, antes de adormecer, perdoar e abençoar a quem me magoou neste dia.
Abençoa, Senhor, o meu descanso, o meu corpo, os meus familiares e amigos.
Abençoa, desde já, o nosso amanhã.
Obrigada! Boa noite, Senhor!
Cancro da mama
Só quando se lembrou da pequena fita rosa, que levava na lapela do casaco, entendeu o motivo de tanta risada! O homem não deu qualquer importância, mas os insistentes risos começaram a incomodá-lo. Olhou um deles directamente, nos olhos, levou o dedo à lapela e apontou a fita:
- "Isto"?
Com o gesto todos soltaram gargalhadas. O homem ao qual dirigiu o olhar, disse-lhe:
- "Desculpe amigo, só estamos a comentar como está bonito com essa fita rosa no seu casaco azul".
Com toda a calma, o homem fez um gesto ao gozador convidando-o a aproximar-se e sentar-se com ele à mesa. Ainda que bastante incomodado o jovem aproximou-se e sentou-se. O mais idoso com voz calma disse-lhe:
- "Uso esta fita para chamar à atenção sobre o Cancro da Mama. E uso a fitinha em honra da minha Mãe".
- "Sinto muito, amigo.Ela morreu de cancro da mama"?
-"Não, ela está óptima. Mas os seus seios alimentaram-me quando eu era bébé e foram sempre um abrigo, quando tinha medo ou me sentia só. Estou muito grato aos seios da minha mãe e à sua saúde, também".
- "Entendo"; respondeu o outro convencido.
- "Também uso esta fita para homenagear a minha mulher" - continuou o homem.
- "E ela está bem"?
- "Claro que sim.seus seios foram fonte de amor, para ambos. Com eles alimentou a nossa filha de 23 anos. Estou grato pelos seios da minha mulher e pela sua saúde".
- "Já sei. Suponho que também usa a fita para homenagear a sua filha."
- "Não. É muito tarde para isso. Minha filha morreu de cancro da mama, há um mês. Ela pensou que era muito jovem para contrair cancro. Assim, quando acidentalmente notou uma pequena protuberância, ignorou-a. Pensava ela que não incomodando e não doendo... Não havia com que se preocupar."
Comovido e envergonhado, o jovem disse:
- "Sinto muito, senhor."
- "Portanto, também em memória de minha filha, uso esta fitinha rosa com muito orgulho. Isto dá-me oportunidade de falar com outros. Quando voltar para sua casa fale com a sua esposa, sua mãe, suas irmãs, suas amigas. Tome."
O homem tirou do bolso e entregou ao outro uma pequena fitinha rosa. Este pegou, olhou-a, lentamente levantou a cabeça e disse:
- "Ajuda-me a colocá-la?"
«VOCÊ NASCE SEM PEDIR E MORRE SEM QUERER!
APROVEITE O INTERVALO!»
Encantarmo-nos...
Olho para Ele e Ele olha para mim
Não mexia os lábios, ficava simplesmente em silêncio,
Um dia, São João Maria Vianney, o Cura d'Ars, abordou-o:
- "Meu amigo, o que é que você diz a Nosso Senhor nestas longas visitas que lhe faz?"
- "Ah, senhor Padre, não Lhe digo nada:
olho para Ele e Ele olha para mim..."
(Santo Cura d'Ars. Visceralmente sacerdote)
E vós, quem dizeis que Eu sou?
"Quem dizem as multidões que Eu sou?"
Eles responderam-Lhe:
"Uns, João baptista; outros, que és Elias; e outros, que és um dos antigos profetas que ressuscitou".
Perguntou-lhes de novo:
"E vós, que dizeis que Eu sou?" (Lc 9, 18-22).
Esta é uma passagem muito importante
na relação de Jesus com os seus discípulos.
Obviamente, Jesus sabe quais são as reacções que as pessoas têm ao seu ministério. No entanto, quer saber se os discípulos estão conscientes da verdadeira identidade e missão de Jesus.
A primeira questão é como que uma sondagem sobre a opinião pública. É importante, mas não é crucial.
Crucial mesmo é a resposta que cada um faz a Jesus. Daí que Jesus insista, "e vós, quem dizeis que Eu sou?".
Não basta ter uma opinião impessoal, a partir das informações alheias. Pode ser um primeiro passo, mas não é suficiente. É necessário que façamos nós próprios a experiência de encontro com Jesus e respondamos com a nossa vida.
Nova vacina no combate à SIDA
na Tailândia.
Quando são infectadas mais de 7 mil pessoas por dia,
quando morrem milhares por ano...
só em 2007, foram 2 milhões... esta é uma boa notícia.
A vacina reduz para 31% o perigo de contágio/transmissão.
A justa medida
Tudo o que seja obrigatório calar, não o divulgues.
Não sejas mudo, quando é importante intervir.
Nem sejas impertinente, quando é fundamental saber calar".
Pe. João António, Depois de tudo perder, não perca a esperança.
quinta-feira, 24 de setembro de 2009
Santo Agostinho
ó Beleza tão antiga e tão nova, tarde Vos amei!
Eis que habitáveis dentro de mim, e eu, lá fora, a procurar-Vos!
Disforme, lançava-me sobre estas formosuras que criastes.
Estáveis comigo e eu não estava Convosco!
Retinha-me longe de Vós aquilo que não existiria, se não existisse em Vós.
Porém, chamastes-me, com uma voz tão forte,
que rompestes a minha Surdez!
Brilhastes, cintilastes, e logo afugentastes a minha cegueira!
Exalastes Perfume: respirei-o, a plenos pulmões,
suspirando por Vós.
Saboreei-Vos e, agora, tenho fome e sede de Vós.
Tocastes-me e ardi, no desejo da Vossa Paz"
Bento XVI em Portugal: 13 de Maio de 2010
Em Fátima, o porta-voz do Papa e da Santa Sé tinha reafirmado a vontade de Sua Santidade, o Papa Bento XVI, se deslocar a Portugal e, naturalmente, ao Santuário de Nossa Senhora de Fátima.
A Presidência da República deu conhecimento da aceitação do convite endereçado.
Será a quarta viagem de um Papa a Fátima. Primeiro o Papa Paulo VI, depois o Papa João Paulo II, e agora o Papa Bento XVI.
Diga-se também que o Papa actual, enquanto Cardeal, já visitou Portugal e concretamente o Santuário de Fátima, em Outubro de 1996, presidindo à Peregrinação Internacional, e mais recentemente, em Março 2001, a convite do Director Adjunto da Faculdade de Teologia da Universidade Católica, o actual Bispo de Leiria-Fátima, D. António Marto, esteve numa Conferência, na cidade do Porto
Diga-se ainda, que o então Cardeal Joseph Ratzinger,
fez a leitura eclesial da 3.ª parte do segredo de Fátima.
Vejam-se mais informações na Agência Ecclesia.
Nossa Senhora das Mercês
A Virgem Maria apareceu-lhe e incentivou-o a criar este movimento. Aconselhou-se com o seu confessor, São Raimundo Penhaforte e com o Rei Jaime I, de Espanha.
O objectivo era libertar os cristãos que tinham sido vendidos como escravos pelos sarracenos, por alturas da conquista muçulmana e da reconquista cristã.
Aos três votos religiosos - pobreza, obediência e castidade - os Mercedários acrescentaram o voto de se entregarem como reféns, caso não tivesse outra forma de desempenhar a sua missão: libertar os cristãos que tinham sido feitos cativos e que não se converteram ao islamismo, permanecendo cristão.
O sucesso foi tal que se estabeleceu a Festa de Nossa Senhora das Mercês.
Mais vale dar...
Senhor, sois o nosso refúgio
para chegarmos à sabedoria do coração.
Voltai, Senhor! Até quando...
Tende piedade dos vossos servos.
Saciai-nos desde a manhã com a vossa bondade,
para nos alegrarmos e exultarmos todos os dias.
Desça sobre nós a graça do Senhor, nosso Deus.
Confirmai, Senhor, a obra doas nossas mãos (Sl 89).
quarta-feira, 23 de setembro de 2009
A Ligação à natureza
- A luz do sol aquece-nos, ao passo que a chuva alimenta as culturas em crescimento. As abelhas podem picar, mas também contribuem para o nascimento de lindas flores. O equilíbrio da vida manifesta-se por toda a parte na natureza.
- Deus ama cada membro da criação - desde os lírios do campo às aves do céu. Ao tomar consciência do poder deste amor, e ao transmiti-lo aos que nos rodeiam, aprendemos a viver em paz.
De Molly Wigand
Viver passo a passo...
com amor e compreensão.
Tudo o que necessitas de fazer
é deixar os dias passar,
tranquilamente, um após outro.
No entanto,
se o teu dia te parecer
completamente vazio de sentido
ou de esperança, reza.
Procura esquecer o sucedido
e pede a Deus que te ajude.
No final de cada dia,
e independentemente do que
de bom ou mau
possa ter acontecido,
agradece a Deus
a graça de o teres vivido.
E lembra-te que Ele
reserva-te sempre
a possibilidade de amanhã
iniciares um novo dia.
Extraído de "Viver passo a passo" de Christine A.Adams.
Confiança... em Deus
"Não leveis nada para o caminho: nem cajado, nem alforge,
nem pão, nem dinheiros, e não leveis duas túnicas".
Os Apóstolos partiram e foram de terra em terra a anunciar a boa nova e a realizar curas por toda a parte (Lc 9, 1-16).
São Pio de Pietrelcina
Aos 16 anos, 6 de Janeiro de 1903, entrou no noviciado da Ordem dos Frades Menores Capuchinhos. Tomando o hábito franciscano, passou a chamar-se Frei Pio.
Foi ordenado sacerdote no dia 10 de Agosto de 1910, em Benevento. Por motivos de saúde, ficou na família até 1916. Em Setembro deste ano, foi enviado para o Convento de São Giovanni Rotondo.
Procurou viver ao máximo a sua identificação com Deus, na direcção espiritual, na confissão de penitentes, na celebração da Eucaristia, onde ficava como enlevado para Deus.
Em 5 de Maio de 1956, foi inaugurada a "Casa Alívio do Sofrimento", para atender os sofrimentos e a miséria das famílias carenciadas.
A sua vida era oração constante: "Nos livros procuramos Deus; na oração encontramo-l'O. A oração é a chave que abre o coração de Deus".
Tal era a sua empatia com Deus e com o semelhante que o procuravam-no na Igreja, no confessionário, na sacristia, no convento. A todos acolhia.
Tal como São Francisco de Assis, apareceram-lhe a chagas de Cristo, sentindo as suas dores.
No seu serviço sacerdotal esteve sujeito a numerosas investigações por parte da Igreja. Foi vítima de acusações, de calúnias, permaneceu calado, confiando em Deus.
Muito solicitado, mantinha-se humilde: "Quero ser apenas um pobre frade que reza".
Faleceu no dia 23 de Setembro de 1968. Tinha 81 anos de idade.
Foi beatificado no dia 2 de Maio de 1999, por João Paulo II,
e canonizado no dia 16 de Junho de 2002, também por João Paulo II.
Rezar com os que procuram
anseiam falar conTigo, mas não conseguem fazê-lo.
Porque a vida talvez tenha sido ou seja neste momento
demasiado dura para eles;
ou porque não conseguem romper o silêncio
em que Tu, muitas vezes, pareces esconder-Te;
ou talvez porque tudo quanto vêem e sentem à sua volta lhes fale pouco de ti,
e muito mais do mundo, seus critérios e seus interesses;
ou ainda porque não encontram nos crentes
a convicção, a alegria e a credibilidade de que necesstam
para poderem ouvir a tua Palavra e dizer-Te o que sentem.
Senhor, acolhe no teu amor todos quantos te procuram
e que - mesmo sem o saberem - são objecto predilecto do teu amor.
Borges de Pinho, Acordar com Deus. RR.
Ler, meditando
Sugerimos esta leitura, entre muitas outras que entretanto têm vindo a lume.
Françoise Bouchard, O Santo Cura d'Ars. Visceralmente Sacerdote. Paulinas. Prior Velho: 2009.
A autora apresenta de forma simples, viva e empolgante a vida deste pobre servidor do Evangelho, que se coloca sob a protecção constate do bom Deus. É daqueles livros que se lê com entusiasmo. Acompanha a vida de João Maria Vianney da infância até à sua partida para a casa do Pai. Aparecem as mais variadas situações: pastor, soldado e desertor, candidato a sacerdote, pároco, fugas, santidade, milagres, confessor, doente e sofredor, sorridente e santo...
Dar banho a um leproso
In Alicerces. A Civilização do amor. EMRC. Ensino Secundário.