Desde sexta-feira que um incêndio devastador tem vindo a destruir a belíssima paisagem verdejante, que nos orgulha. Há uma dúzia de dias já tinha dado que fazer aos bombeiros o incêndio Barcos-Pinheiros. Este dirige-se de Santa Leocádia, Barcos, Pinheiros. Dia e noite, os Bombeiros de Tabuaço, com a ajuda de outras corporações, de helicópteros e de avionetas têm combatido o fogo.
Hoje, durante todo o dia, mas sobretudo a partir da tarde, aproximou-se demasiado das habitações, em Pinheiros, em Barcos e com o final do dia, de Tabuaço. A proximidade às casas é e foi um motivo acrescido de preocupação, habitações, carros, bens, bomba de gasolina. Demasiado perto.
A esta hora continua a varrer a serra, com pinheiros, castanheiros e outras árvores de porte, havendo pouco a fazer, para lá da protecção às casas, que merece a melhor atenção, os contra fogos, se possíveis, esperando o fogo numa paisagem mais rasteira. Vale Figueira e Chavães são povoações que vêem aproximar-se o incêndio, ...
Uma das nossas maiores riquezas é a paisagem que nos brinda com a alteração e a diversidade de cores, acentuando-se o verde, em tons variados.
Sem comentários:
Enviar um comentário