P. ANICETO MORGADO (2021). Memórias do Coração. Lamego: edição pessoal. 154 páginas.
Como o título indica, este livro, agora sugestão, do Pe. Aniceto da Costa Morgado, apresenta memórias que ficaram gravadas no coração, e na vida, e agora estão fixadas em livro para que outros possam rever tempos passados, momentos e lugares ou situações similares. Os familiares, amigos, colegas e paroquianos veem retratadas várias situações da vida do Pe. Aniceto, desde o contexto familiar e social onde nasceu, a vivência da fé, a vocação, a vida no Seminário, o serviço sacerdotal em diferentes dioceses, a vida em Seminário, ora como prefeito ora como Diretor Espiritual, a vida nas paróquias e algumas peripécias.
No prólogo, o Pe. Aniceto apresenta as memórias e a razão de as colocar por escrito:
"O momento que a humanidade está a viver é de grande provação. Esta pandemia atingiu todos os países, credos e classes, mostrando-nos quão frágeis somos e dependentes uns dos outros. Só unidos poderemos vencer este inimigo comum. Mas, como em qualquer crise, podemos encontrar pontos positivos e oportunidades de crescimento e mudança. Pessoalmente, vivi belos momentos de intimidade com Deus, estive mais perto da família, respirei o ar puro da serra e experimentei a presença e o afeto dos amigos. Confinado na minha aldeia, recordei cenas e emoções dos tempos de criança e jovem, como quem faz “o filme da sua vida”. Resolvi então pôr por escrito todas essas vivências, pois só quem conhece e respeita o passado, pode avançar e projetar o futuro. É uma espécie de avaliação do caminho percorrido, marcado pela presença amorosa de Deus, que me leva a partilhar estes apontamentos com familiares e amigos. Chamo-lhe memórias do coração porque só guardamos aquilo que deixa marcas no coração".
A venda do livro reverte para a Cáritas Diocesana de Lamego.
É um livro que se lê com muito agrado. Feiras e romarias, festas populares, a situação da vida no campo, o ambiente familiar, o trabalho e as dificuldades, a vocação, a vida no Seminário Menor e depois no Maior, os desafios da vida paroquial/pastoral, a relação com os colegas e com os paroquianos, as alegrias e alguns contratempos, tudo faz parte da vida que se preenche de encontros e alguns desencontros, de muitas alegrias e alguns contratempos.
Além dos texto uma pequena fotobiografia que nos permite visualizar alguns momentos relatos no decorrer da escrita.
Sem comentários:
Enviar um comentário