No segundo dia de novena, o pregador, Pe. António Giroto, partiu do evangelho da Anunciação, para sublinhar como em Maria se cumprem as promessas de Deus, num SIM que não é estanque, mas criativo. Ela é a cheia de Graça. É-lhe anunciado o desígnio de Deus, mas respeitando a sua liberdade, por inteiro. Disse sim, poderia ter dito não. Não seria por isso mais livre.
A este propósito o Pe. Giroto contou uma pequena estória/fábula, em que uma cabra decidiu pedir ao seu dono que a libertasse do redil, pois dessa forma seria mais livre. O dono, sabendo os perigos que correria quando saísse e deixasse de estar "presa", protegida pelas comportas, procurou dissuadi-la, dizendo-lhe que dentro estava segura, livre, viva e que no exterior poderia ser comida pelos lobos. Decidiu aventurar-se pelo mundo exterior. Foi devorada pelos lobos. Não mais voltou.
Por vezes precisamos de nos sentir "amarrados", presos a Jesus Cristo para vivermos confiantes a nossa vida, sentindo-nos livres no bem.
Maria deixou-Se prender pela Palavra de Deus.
Por outro lado, lembremos que o seu sim é atual, e não passado. Ela não diz sim e aguarda passivamente que se realize a vontade de Deus. Não é um "fez-se", mas um "faça-se", continuamente, pelo compromisso diário com os outros.
Sem comentários:
Enviar um comentário