(Ratzinger e Aura Miguel, jornalista RR)
“O diálogo entre Deus e o ser humano, que se
desenrola desde o começo da história, entrou em Cristo numa nossa fase: n’Ele,
a Palavra de Deus fez-Se carne e, assim, entrou concretamente na nossa
existência. Ora, se o diálogo de Deus com o ser humano significa vida, se é
verdade que o interlocutor de Deus tem a vida porque Deus, que é vida eterna,
fala com ele, então podemos concluir que Cristo, diálogo de Deus connosco, é,
Ele próprio, «a ressurreição e a vida (Jo 11, 15)…
Quem crê está em diálogo com Deus, e esse diálogo é
vida que supera a morte. Com isso fundem-se também a linha «dialogal»,
relacionada diretamente com Deus e a linha inter-humana da ideia de
imortalidade da Bíblia. Na verdade, no homem Cristo encontramos Deus, mas
encontramos igualmente a comunidade dos outros, cujo caminho para Deus passa
por Ele e, por meio d’Ele, para os outros. Em Cristo, a orientação para Deus é
também orientação para a comunhão com a humanidade; só pela aceitação dessa
comunhão podemos dirigir-nos a Deus, que não existe fora de Cristo e que, por
isso, também não existe dora do nexo de toda a história humana e da sua missão
inter-humana”.
in Itrodução ao Cristianismo, p 257.
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