sábado, 4 de julho de 2015

D. António Couto em encontro com os Crismandos

       Para melhor viver a celebração do Sacramento do Crisma, D. António Couto, Bispo da nossa Diocese de Lamego, deslocou-se à Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, de Tabuaço, na véspera, sexta-feita, 3 de julho, pelas 17h00, no Centro Paroquial de Tabuaço.
       Oportunidade de conhecer um pouco os crismandos e, ao mesmo tempo, de refletir e acentuar os aspetos mais importantes na celebração do Crisma.
       D. António Couto precisou, desde logo, a preferência de Crisma em vez de Confirmação, ainda que se utilizem os dois termos. Crisma pois no remete para Cristo e para nós cristãos. Partindo da primeira Carta de São João (2, 20), D. António Couto sublinhou que com a unção está completa a instrução, o que falta é colocar em prática o que se aprendeu. Passou depois a acentuar os gestos, da invocação do Espírito Santo, com as mãos abertas, de Quem tudo dá, para que como num puzzle possamos também de mão abertas receber e compartilhar. A crismação, para que o azeite que penetra nos transforme a mente e o coração e nos leve a militar na vivência e anúncio do Evangelho, estando atentos uns aos outros, não deixando que nenhum se perca. Evocando o pecado de Adão e Eva a partir do momento que a dádiva de Deus se tornou posse. As mãos abertas deram lugar às mãos fechadas e os dons passaram a ser posse. O melhor da vida não tem preço, não se compra nem se vende.
       Tudo dar como Jesus. O que baralhou os apóstolos, mormente Pedro, não foi Jesus estar disposto a dar a vida pelos amigos. Também Pedro está disposto a dar a vida por Jesus. O que fez Pedro num oito, foi a disponibilidade e a decisão de Jesus dar a vida por todos, até por aqueles que O vão matar...

Sem comentários:

Enviar um comentário