domingo, 18 de outubro de 2015

Ambientação | entrega de diplomas | Crisma 2015

       Dia Mundial das Missões, na Paróquia de Tabuaço, a entrega de diplomas aos jovens e adultos que celebraram o Crisma no passado dia 4 de julho.
       Para ambientação litúrgica a seguinte introdução:
Neste domingo, 29.º do Tempo Comum, penúltimo de outubro, celebramos o Dia Mundial das Missões. Uma jornada para nos lembrarmos que a Igreja é essencialmente missionária. Por outras palavras, a Igreja, e os cristãos que a compõem, vive para anunciar Jesus Cristo, para O viver e O testemunhar em todas as situações da vida.
A Igreja é um organismo vivo, é o Corpo de Cristo, do qual nós somos membros. E se somos membros…
… para que o Corpo se mantenha vivo, belo e saudável, precisa de ser cuidado pela oração, rejuvenescido pela escuta e meditação da palavra, e curado pelo anúncio do Evangelho, para que outros tenham possibilidade de conhecer e amar Jesus, e assim o Corpo que é Cristo, e que somos nós, possa desenvolver-se frutificando.
Os biólogos definem a vida com três características: capacidade de usar energia, de incorporar matéria e de eliminar desperdícios, mas sobretudo, a capacidade de reprodução. Assim, ou “produzimos” mais cristãos e cristãos mais convictos, ou morremos como Igreja, ficámos uma Igreja doente, raquítica, estagnada!
Lembra-nos o Papa Francisco, na Mensagem para este dia, que “a missão faz parte da «gramática» da fé, é algo de imprescindível para quem se coloca à escuta da voz do Espírito, que sussurra «vem» e «vai». Quem segue Cristo não pode deixar de tornar-se missionário, e sabe que Jesus «caminha com ele, fala com ele, respira com ele, trabalha com ele. Sente Jesus vivo com ele, no meio da tarefa missionária».
No passado dia 4 de julho, celebramos o Sacramento do Crisma, com a presença de D. António Couto, Bispo da Diocese de Lamego, à qual pertencemos. O Crisma, dom o Espírito Santo em nós, confirma-nos no amor e no compromisso com Jesus e com a Igreja. A nossa vida missionária começa pela nossa pertença e pelo empenho na comunidade, para que no dia-a-dia, em casa, na família, na escola, possamos transparecer Jesus, na Sua postura de serviço, de proximidade, de ousadia, de sonho, de provocação. Para com Ele construirmos uma sociedade mais humana, mais fraterna, mais saudável.
Que neste domingo em que alguns de nós vão receber o seu diploma de Crisma, o Espírito Santo nos dê a coragem, a garra, a lucidez para acolhermos Jesus, na comunidade e O levarmos connosco para todas a parte.
Como somos frágeis, invoquemos a Misericórdia e a bondade de Deus...
FOTOS disponíveis na página da Paróquia de Tabuaço no Facebook: AQUI.

Sem comentários:

Enviar um comentário