terça-feira, 26 de dezembro de 2017

Paróquia de Pinheiros - Solenidade de Natal 2017

       No dia 25 de dezembro, como habitualmente, a Igreja Matriz de Santa Eufémia de Pinheiros encheu-se de vida, cor, alegria para a celebrar o Natal, com o próprio Aniversariante, na celebração solene da Eucaristia.
       Como milhentas Igrejas, espalhadas pelo mundo, também a de Pinheiros estava belíssimamente adornada para agrado dos membros do povo que se reuniu mas também para dar o melhor a Jesus Cristo.
       O grupo de acólitos preocupou-se sobretudo com a celebração, com a entrada processional do Centro Paroquial para a Igreja e durante a apresentação dos dons, foram levados ao altar diversos sinais e símbolos: as 4 velas que ao longo dos domingos formaram a coroa do Advento; as alfaias litúrgicas, pão e vinho, cálice e patena, e alguns presentes que se desejam para todos, e caixinhas com o Menino.

O texto preparado para a Apresentação dos Dons:
Vela do primeiro Domingo:
Lembramos que pertencemos à igreja pelo batismo; pela água que recebemos e pelo Espírito Santo tornámo-nos filhos de Deus, e em Jesus, nosso irmão, ganhámos Maria como Mãe nossa e Mãe da Igreja.
Vela do segundo Domingo:
No segundo domingo o profeta Isaías falava-nos do Evangelho em que João Batista ao batizar no rio Jordão dizia «Depois de mim virá aquele de quem não sou digno de desapertar as suas sandálias»
Vela do terceiro Domingo 
Chegou o terceiro domingo e veio Maria, a Senhora do Advento, dizer-nos que o Natal estava a chegar e, por isso, a alegria a manifestar.
Maria ensina-nos a confiar e reconhecer as maravilhas de Deus. 
Vela do quarto Domingo:
«Ave, cheia de graça, o Senhor está contigo, bendita és tu entre as mulheres». O Evangelho diz que devemos ter o coração preparado para acolher tal como Maria acolheu o Anjo enviado pelo Senhor sem pensar duas vezes.
Tocheiros:
Trazemos Senhor, além das velas, mais luz, para que toda a gente tenha a luz interior no seu coração. Recordamos também as vítimas dos incêndios deste ano: que o Senhor esteja presente junto de todos os familiares e que a luz não deixe de brilhar neste Natal apesar de todas as tristezas.
Queremos também com esta luz recordar todos os nossos familiares que gostaríamos que estivessem presentes este Natal, mas que estão junto de Ti a brilhar e pedir por nós.
Água:
Apresentamos-te Senhor a água que nos lembra o batismo e o nosso propósito de sermos cristãos.
Pão e Vinho:
Trazemos ao Teu altar, Senhor, o pão e o vinho que nos deixaste para lembramos o Teu corpo e sangue, a maior herança que nos deixaste através dos discípulos na última ceia.
Cálice e Patena:
Entregamos-te Senhor, o cálice e a patena, símbolos do pão e do vinho do teu corpo e sangue. Que eles sirvam para recordar que cada um de nós é membro do Teu corpo. Dá-nos a força para enfrentar as dificuldades da vida no dia-a-dia.
Telemóvel:
Trazemos, Senhor, ao teu altar o Telemóvel para te respondermos “SIM” à Tua chamada e dizermos que estamos sempre disponíveis para Te atender e irmos ao Teu encontro, e assim estarmos disponíveis para servir a comunidade.
Prendas:
Nós te trazemos Senhor, estas prendas não são ouro ou prata, mirra ou incenso, mas sim aquilo que achamos que é o mais importante aos teus olhos nos dias de hoje.
Paz
Amor
Solidariedade
Saúde
São estas as prendas que te trazemos, e esperamos que todos nós aqui presentes possamos guardar nos nossos corações e levar para o nosso dia-a-dia, e assim será Natal. 
«Sim, por isto queremos rezar nesta Noite Santa. Senhor Jesus Cristo, Vós que nascestes em Belém, vinde a nós! Entrai em mim, na minha alma. Transformai-me. Renovai-me. Fazei que eu e todos nós, de pedra e madeira que somos, nos tornemos pessoas vivas, nas quais se torna presente o vosso amor e o mundo é transformado» (Bento XVI).

Sem comentários:

Enviar um comentário