sexta-feira, 17 de agosto de 2018

Santa Beatriz da Silva

Nota biográfica:
       Nasceu em Campo Maior, no ano de 1437, filha de pais portugueses, Dr. Rui Gomes da Silva, Alcaide Mor da vila de Campo Maior e Ouguela e de Dona Isabel de Menezes, que por sua vez era filha de D. Pedro de Menezes, Governador da Praça de Ceuta, nessa altura pertencente à coroa dos reis de Portugal. Era uma família cristã, da primeira nobreza, aparentados com a família real. A família teve onze filhos. Em 1447, como Dama de Honor da Infanta D. Isabel de Portugal, passou a integrar as Cortes de Castela. Para viver mais profundamente a sua fé, retirou-se da corte para o mosteiro de Toledo, onde esteve mais de 30 anos.
       Em 1484, fundou o Instituto que mais tarde viria a assumir o nome de Imaculada Conceição de Nossa Senhora (Concepcionitas), aprovado pelo Papa Inocêncio VIII, em 1489. Pouco depois da sua profissão religiosa, em 9 de Agosto de 1492, em Toledo, morreu com a fama de santidade. Foi canonizada em 3 de Outubro de 1976, pelo Papa Paulo VI.

Oração (de coleta):
       Senhor nosso Deus, que fizestes resplandecer na virgem Santa Beatriz o altíssimo dom da contemplação e a adornastes com a singular devoção à Imaculada Conceição da Virgem Maria, concedei-nos que, seguindo o seu exemplo, busquemos na terra a verdadeira sabedoria para merecermos contemplar no Céu a glória do vosso rosto. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo.

Sem comentários:

Enviar um comentário