Indo Jesus a caminho de Jerusalém, passava entre a Samaria e a Galileia.
Ao entrar numa povoação, vieram ao seu encontro dez leprosos.
Conservando-se a distância, disseram em alta voz: «Jesus, Mestre, tem
compaixão de nós». Ao vê-los, Jesus disse-lhes: «Ide mostrar-vos aos
sacerdotes». E sucedeu que no caminho ficaram limpos da lepra. Um deles,
ao ver-se curado, voltou atrás, glorificando a Deus em alta voz, e
prostrou-se de rosto por terra aos pés de Jesus para Lhe agradecer. Era
um samaritano. Jesus, tomando a palavra, disse: «Não foram dez os que
ficaram curados? Onde estão os outros nove? Não se encontrou quem
voltasse para dar glória a Deus senão este estrangeiro?». E disse ao
homem: «Levanta-te e segue o teu caminho; a tua fé te salvou» (Lc 17, 11-19).
Amiúde se verifica que Jesus interrompe o caminho para prestar atenção a quem Lhe suplica. Certamente que a fama de Jesus se tinha espalhado ao ponto de não passar despercebido nas diversas povoações, pessoas que chegavam e pessoas que partiam e que partilhavam informações sobre o que sucedia nas suas terras ou em outras povoações onde tinham passado.
Se as pessoas se aproximam expondo-se e sujeitando-se à recriminação e até, neste caso, a serem apedrejadas, é porque as notícias que lhes tinham chegado sobre Jesus eram de esperança, sabendo que Ele não deixaria de ter uma palavra amiga ou um gesto curativo. É o que acontece com estes 10 leprosos.
Sublinhe-se também a delicadeza de Jesus para com os sacerdotes do Templo, no respeito pela Lei de Moisés. Habitualmente os textos evangélicos mostram Jesus a contestar a Lei, ou melhor, as interpretações abusivas da Lei. Neste pormenor se vê como Jesus não põe em causa a Lei quando esta está ao serviço da pessoa.
Outro aspeto bem vincado no Evangelho é a falta de gratidão. Jesus cura. Sem contrapartidas. Em todo o caso, o que se espera de quem é agraciado pelas bênçãos de Deus é que tenha uma atitude de louvor e de glória para com Deus... A verdadeira cura leva à mudança de vida...
Sem comentários:
Enviar um comentário