quinta-feira, 25 de abril de 2019

Seán O'Malley - Procura-se: Amigos e Lavadores de Pés

SÉAN O'MALLEY (2019). Procura-se: Amigos e Lavadores de Pés. Prior Velho: Paulinas Editora. 216 páginas.
       O Cardeal Seán O’Malley é Arcebispo de Boston e muito próximo do Papa Francisco, pertence ao Conselho dos Cardeais, criado pelo Papa como grupo que o assessoria em diferentes questões. É uma das vozes mais proeminentes da Igreja no combate contra a pedofilia, numa opção clara pela transparência, na criação de regras claras, para proteger as crianças e afastar os prevaricadores, ou em definitivo, ou até se provar a inocência. Regras claras e transparência também facilitam a vida a quem é acusando injustamente. A prioridade são as vítimas e a urgência nas denúncias, levando-as a sério. 
       Entre os dias 11 a 15 de março, o Cardeal orientou os Exercícios Espirituais, da Quaresma, aos bispos portugueses, em Fátima. Já em 1996 tinha sido convidado para este tempo de oração, reflexão e formação dos bispos portugueses. 
       Aproveitando a presença em Fátima, O’Malley apresentou esta obra que contempla as reflexões propostas aos nossos bispos, agora disponíveis para todos, bem como outras reflexões, mensagens, intervenções do Cardeal, por exemplo duas homilias em outras tantas Ordenações Episcopais, homilia numa ordenação diaconal, outra na Missa crismal, em Ano Jubilar da Misericórdia.
       São textos simples, acessíveis, que transparecem a sua fé e a sua vida sacerdotal e episcopal. Bem-humorado, com histórias reais, a cultura social e religiosa da América, as raízes irlandeses, a vida como franciscano capuchinho, a Igreja proposta pelo Papa Francisco, simultaneamente jesuíta e franciscano, o contacto com migrantes, nomeadamente hispânicos e portugueses. Acolhimento e compreensão. Ternura e proximidade. Misericórdia e cultura do encontro. Comprometidos com Jesus, oração e formação, discípulos missionários. A luta pela tolha e não tanto pelos melhores lugares à mesa.
       No decorrer da Última Ceia, Jesus levanta-Se da mesa, coloca uma toalha à cintura e começa a lavar os pés aos discípulos. A preocupação é exemplificar o seguimento e o compromisso daqueles e daquelas que queiram integrar o Seu Corpo que é a Igreja. Jesus, como em outras situações, não faz grandes discursos, exemplifica, mostra como se faz, ou faz-nos atores de uma história (parábola), para nos sentirmos suficientemente livres para optarmos, seguindo-O ou rejeitando-O. O Cardeal refere-o desta maneira: “Ele queria que os seus Apóstolos, os seus Amigos, parassem de disputar os primeiros lugares à mesa e começassem a lutar pela toalha”.
       Aproximava-se rapidamente a Cruz e os Apóstolos apressavam-se a disputar a coroa, o primeiro lugar à mesa, o ministério mais honroso e com mais poder. Abertamente, em mais que uma ocasião, Pedro contesta Jesus. Quando necessário, pega na espada! Mas todos eles querem ser o primeiro, o maior! O caminho de Jesus é o do servo, daquele que disputa a toalha!
       Boa leitura.

Sem comentários:

Enviar um comentário