quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Queria... realmente ser um anjo!


Queria .. realmente ser um anjo.

Ser o anjo que vela, o anjo que guarda, o anjo que protege.
Quebrar todas as barreiras elementais e ser apenas um anjo..

Mas não é permitido a um anjo
amar a uma única pessoa...
Seu amor não pode ser exclusivo,
seu amor deve ser extensivo.

E não é permitido a um anjo
chorar por todas as pessoas
Seu pranto deve ser exclusivo...
Suas lágrimas devem regar, uma por vez,
as flores que brotam em cada alma humana

Que anjo posso ser?
Que amor poderei dar ?
Que olhos irão me ver ?
A quem irei amar?

Queria realmente ser um anjo!
Ter a bondade nas faces, a sabedoria no olhar...
Saber sorrir, saber confortar.
Saber entender os aflitos, saber ensinar.
Ir ao encontro de todos
E a todos, amar

Queria realmente ser um anjo!
Um anjo qualquer, um anjo comum.
Atender as preces dos necessitados.
Atender a procura de afeto de uma criança.
Um anjo que aprende com a dor,
um anjo que aprende com o amor...

Queria realmente ser um anjo!
Sorrir ao ver a ventura do vencedor,
emocionar-me com o desespero do perdedor,
beijar a face daquele que suplica
e aplacar a raiva do inimigo cruel.

Por fim, queria realmente ser um anjo...
E poder quebrar todas as regras celestiais.
Sentir o amor único e exclusivo
e chorar por todos os demais.
Queria somente ser um anjo
que ama a você,

e nada mais...

(autor desconhecido)

A criança, o ateu e as laranjas!

(foto tirada da net: AQUI)

       Uma criança, enquanto ajudava os seus pais a cuidar do jardim, cantava canções religiosas.
       Passou por ali um ateu, isto é, alguém que não acreditava na existência de Deus. Impressionado por vê-la tão feliz, parou e perguntou-lhe:
       - Por que cantas assim com tanta alegria?
       A criança respondeu:
       - Porque acredito que Deus é meu amigo e gosta muito de mim. Estas conções falam de Deus. Gostas delas?
       O homem, que levava um saco de laranjas, disse-lhe:
       - Dou-te uma destas laranjas se me disseres onde está o teu Deus.
       A criança, com toda a simplicidade, respondeu:
       - Se eu as tivesse, dava-lhe não apenas um, mas duas ou mais, se me dissesse onde é que Deus não está.

Mesmo que haja quem diga que Deus não existe, não é por isso que Ele deixa de existir e de nos encvolver com o seu amor.

In Revista Juvenil, n.º 542, Janeiro de 2011.

Amor que transforma...

       "Amar uma pessoa não significa fazer as coisas por ela, mas ajudá-la a descobrir sua própria beleza, unicidade, a luz escondida no seu coração e o significado da vida.  Através do amor uma nova esperança é comunicada a essa pessoa e um desejo de crescer e viver."
Jean Vanier, in Abrigo do Sábios.

Se hoje ouvirdes a voz do Senhor, não fecheis os vossos corações

       Se hoje ouvirdes a voz do Senhor, não endureçais os vossos corações, como no tempo da provação, no dia da tentação no deserto, onde vossos pais Me tentaram e provocaram, apesar de terem visto as minhas obras...
       Tende cuidado, irmãos, que nenhum de vós tenha um coração mau e incrédulo, que o afaste do Deus vivo. Exortai-vos uns aos outros todos os dias, enquanto dura o tempo que se chama ‘hoje’, para que nenhum de vós se endureça, seduzido pelo pecado. Porque todos nós nos tornamos participantes de Cristo, desde que mantenhamos firme até ao fim a confiança inicial (Heb 3, 7-14).

       O passado, a história, pode ser de uma grande ajuda, pois nos ajuda a valorizar o que de bom nos legaram os antigos e a corrigir os desvios e os erros dos antepassados, dando mais qualidade à nossa vida actual. A nossa existência define-se no "hoje" das nossas escolhas, das nossas opções, das nossas obras.
       A voz do Senhor é um alerta. No passado, quando o povo fechou os ouvidos e deixou de escutar a voz de Deus, transviou-se no pecado, na morte, na destruição. Agora temos a oportunidade de decidir com Deus, seguindo a Sua palavra, escutando a Sua voz, cumprindo a vida que Ele nos dá em abundância.

quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Pacto com a felicidade


" De hoje em diante todos os dias ao acordar, direi: Eu hoje vou ser Feliz!

Vou lembrar de agradecer ao sol pelo seu calor e luminosidade... sentirei que estou vivendo...RESPIRANDO
Posso desfrutar de todos os recursos da natureza gratuitamente.... não preciso comprar o canto dos pássaros, nem o som das ondas do mar
Vou sorrir mais, sempre que puder.
Vou cultivar mais amizades e neutralizar as inimizades.
Não vou julgar os atos dos meus semelhantes ou companheiros vou aprimorar os meus. Lembrarei de ligar para alguém para dizer que estou com saudades!
Reservarei minutos de silêncio, para ter a oportunidade de ouvir.
Não vou lamentar nem amargar as injustiças, vou pensar no que posso fazer para diminuir seus efeitos.
Terei sempre em mente que um minuto passado, não volta mais.
Vou viver todos os minutos proveitosamente.
Não vou sofrer por antecipação prevendo futuros incertos... nem com atraso, lembrando de coisas sobre as quais não tenho mais ação.
Não vou pensar no que não tenho e que gostaria de ter, mas em como posso ser feliz com o que possuo, e o maior bem que possuo é a própria vida.
Vou lembrar de ler uma poesia e de ouvir uma canção, e ou dedicá-las a alguém.
Vou fazer alguma coisa para alguém, sem esperar nada em troca, apenas pelo prazer de ver alguém sorrir.
Vou lembrar que existe alguém que me quer bem.
Vou dedicar uns minutos de pensamento para os que já se foram para que saibam que serão sempre uma doce lembrança, até que venhamos a nos encontrar outra vez.
Vou procurar dar um pouco de alegria para alguém, especialmente quando sentir que a tristeza e o desânimo querem se aproximar.
E quando a noite chegar, vou olhar para o céu, para as estrelas e para o luar e agradecer aos Anjos e a

Deus, porque Hoje Eu fui Feliz!"
(autor desconhecido)

São Bernardo

O santo de hoje nasceu no ano de 1605 em Corleone, Sicília, na Itália. Como é belo poder perceber o testemunho de hoje! Como a misericórdia de Deus fez maravilhas a partir do arrependimento!

São Bernado foi crescendo numa vida longe do relacionamento com Deus e com a Igreja. Logo, distante de si e do amor aos irmãos, o orgulho foi tomando conta do seu coração. Então, decidiu entrar para a vida militar; não para servir a sociedade, mas para dominá-la. De fato, ele estava longe de Deus. Resultado: numa das muitas discussões que viraram briga, ele acabou num duelo, ferindo de morte um companheiro seu da vida militar. Foi neste momento trágico de sua história que ele abriu o coração para Deus, pois sua consciência foi pesando. Embora ele tenha fugido e recorrido a um chamado “direito de asilo”, não foi preso, mas estava preso a uma vida de pecado. Quem poderia resgatá-lo? Nosso Senhor Jesus Cristo, o Verbo encarnado que veio nos assumir na nossa fragilidade e nos revelar este amor que redime, que salva e é a nossa esperança.

Assim, arrependeu-se e começou a busca de uma vida em Deus, uma vida de Igreja, sacramental. Discerniu um chamado à vida religiosa, buscou a família franciscana e ali tornou-se irmão religioso, fiel às regras. De fato, se antes expressava arrogância, agora comunicava paz, penitência, luta contra o pecado.

Ele foi se santificando também no serviço ao próximo. "Santidade sem serviço aos outros pode ser apenas um ideal, mas, no concreto, esta luta, este bom combate é para sermos melhores em Deus, melhores uns para os outros".

Religioso, capuchinho, modelo de vida na pobreza, na castidade e na obediência. Este santo do século XVII nos convida, neste novo milênio, a sermos sinais no poder que a misericórdia divina tem de, com a nossa ajuda e nosso sim, fazer-nos santos.

São Bernardo, rogai por nós!
Fonte:  Canção Nova

Veio em auxilio dos descendentes de Abraão

       Uma vez que os filhos dos homens têm o mesmo sangue e a mesma carne, também Jesus participou igualmente da mesma natureza, para destruir, pela sua morte, aquele que tinha poder sobre a morte, isto é, o diabo, e libertar aqueles que estavam a vida inteira sujeitos à servidão, pelo temor da morte. Porque Ele não veio em auxílio dos Anjos, mas dos descendentes de Abraão. Por isso devia tornar-Se semelhante em tudo aos seus irmãos, para ser um sumo sacerdote misericordioso e fiel no serviço de Deus, e assim expiar os pecados do povo. De facto, porque Ele próprio foi provado pelo sofrimento, pode socorrer aqueles que sofrem provação ( Hebr 2, 14-18).

       A Espístola aos Hebreus, nesta passagem, faz-nos lembrar o início da Epístola de São Paulo aos Filipenses, lembrando-nos, uma e outra, a filiação divina de Jesus, que não se vale da Su omnipotência, mas identifica-Se em tudo com o ser humano.
       Ele é da mesma carne e do mesmo sangue dos homens, Não veio em auxílio de anjos, mas das pessoas, de carne e osso.
       Torna-se semelhante em tudo, para nos libertar do poder do pecado e da morte, como o Sumo-sacerdote que nos conduz a Deus.

terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Cegueira de Olhos Abertos

A cegueira que cega cerrando os olhos, não é a maior cegueira; a que cega deixando os olhos abertos, essa é a mais cega de todas: e tal era a dos Escribas e Fariseus. Homens com os olhos abertos e cegos. Com olhos abertos, porque, como letrados, liam as Escrituras e entendiam os Profetas; e cegos, porque vendo cumpridas as profecias, não viam nem conheciam o profetizado.
(...) Esta mesma cegueira de olhos abertos divide-se em três espécies de cegueira ou, falando medicamente, em cegueira da primeira, da segunda, e da terceira espécie. A primeira é de cegos, que vêem e não vêem juntamente; a segunda de cegos que vêem uma coisa por outra; a terceira de cegos que vendo o demais, só a sua cegueira não vêem.

(Padre António Vieira, in "Sermões")

A Carta de Deus

Tu és um ser humano, és o Meu milagre.
E és forte, capaz, inteligente, e cheio de dons e talentos.
Conta teus dons e talentos. Entusiasma-te com eles.
Reconhece-te.
Aceita-te.
Anima-te.
E pensa que desde este momento podes mudar tua vida para o bem, se assim te propões e se te enches de entusiasmo.
Tu és minha criação maior. És meu milagre.
Não temas começar uma nova vida.
Não te lamentes nunca.
Não te queixes.
Não te atormentes.
Não te deprimas.
Como podes temer se és meu milagre?
Estás dotado de poderes desconhecidos para outras criaturas do Universo.
És ÚNICO.
Ninguém é igual a ti.
Só em ti está aceitar o caminho da felicidade e enfrentá-lo seguindo sempre adiante.
Até o fim.
Simplesmente porque és livre.
Em ti está o poder de não amarrar-te às coisas.
As coisas não fazem a felicidade.
Te fiz perfeito para que aproveitasses tua capacidade, e não para que te destruísses com teus enganos do mundo.
Te dei o poder de PENSAR.
Te dei o poder de AMAR.
Te dei o poder de IMAGINAR.
Te dei o poder de CRIAR.
Te dei o poder de PLANEJAR.
Te dei o poder de REZAR.
E te situei o poder dos anjos quando te dei o poder da escolha.
Te dei o domínio de escolher o teu próprio destino usando tua vontade.
O que tens feito destas tremendas forças que te dei ?
Não importa ! De hoje em diante esqueça o teu passado, usando sabiamente este poder de escolha.
Opta por SORRIR em lugar de chorar.
Opta por CRIAR em lugar de destruir.
Opta por DOAR em lugar de roubar.
Opta por ATUAR em lugar de adiar.
Opta por CRESCER em lugar de consumir-te.
Opta por BENDIZER em lugar de blasfemar.
Opta por VIVER em lugar de morrer.
E aprende a sentir a Minha presença em cada ato de sua vida.
Cresça a cada dia um pouco mais no otimismo e na esperança!
Deixa para trás os medos e os sentimentos de derrota.
Eu estou ao teu lado. Sempre.
Chama-me.
Busca-me.
Lembra-te de mim.
Vivo em ti desde sempre e sempre te estou esperando para amar-te.
Se hás de vir até Mim algum dia.. que seja hoje, neste momento!
Cada instante que vivas sem Mim, é um instante infinito que perdes de Paz.
Procura tornar-te criança… simples, generoso doador, com capacidade de extasiar-te e capacidade para comover-te ante à maravilha de sentir-te humano.
Porque podes conhecer Meu amor, podes sentir uma lágrima, podes compreender uma dor.
Não te esqueças de que és Meu milagre.
Que te quero feliz, com misericórdia, com piedade, para que este mundo em que transitas possa acostumar-se a sorrir, sempre que tu aprendas a sorrir.
E se és Meu milagre, então usa os teus dons e muda o teu meio ambiente, contagiando esperança e otimismo sem temor porque…

EU ESTOU AO TEU LADO!
DEUS.

(autor desconhecido)

Funeral do Sr. Guerra...

       Faleceu o sobejamente conhecido funcionário/quase gerente da Gráfica de Lamego, Livraria Religiosa da Diocese de Lamego. Conhecia muito bem todos os sacerdotes, para os quais tinha sempre uma palavra de boa disposição. O seu serviço e dedicação à Diocese é sublinhado na página oficial.
       A celebração do seu funeral foi presidida pelo Sr. Bispo, hoje à tarde, pelas 15h30, na Igreja da Graça, em Lamego.
       O seu humor requintado faz falta à Diocese e à Gráfica de Lamego. Até telefonicamente reconhecia os sacerdotes. Que tamanha generosidade seja compensada com a eternidade de Deus.

Papa envia 900 mil euros para o Haiti

       Bento XVI vai enviar cerca de 929,4 mil de euros (1,2 milhões de dólares) para ajudar a população haitiana, um ano depois do sismo que atingiu o país.
       O montante vai ser entregue pelo cardeal africano Robert Sarah, presidente do Conselho Pontifício «Cor Unum», organismo que coordena toda a acção socio-caritativa da Igreja Católica.
       O terramoto ocorrido a 12 de Janeiro de 2010 no Haiti, com epicentro de cerca de 25 km a sudoeste da capital, Port-au-Prince, atingiu os 7.0 na escala de Richter. Estima-se que o sismo tenha provocado mais de 220 mil mortos e afectado mais de um milhão de pessoas, a maior parte por terem ficado desalojados.
       O cardeal Sarah leva “uma mensagem”, em nome do Papa, e “ajuda económica” proveniente das contribuições para ajuda às vítimas do terramoto: 800 mil dólares destinados à reconstrução de escolas e 400 mil dólares para a reconstrução das igrejas. A visita do presidente do «Cor Unum» decorre a partir de hoje, prolongando-se até ao próximo dia 13.
       D. Robert Sarah visita algumas comunidades religiosas como as «Irmãs de Cristo Rei», em Léogane, cujo hospital ficou destruído, as «Irmãzinhas de Santa Teresa do Menino Jesus», que gerem um centro para doentes de SIDA e tuberculose, ou os «Companheiros de Jesus», que viram ruir o seu centro para idosos e uma escola. Neste último caso, o cardeal vai lançar a primeira pedra da Escola «Notre Dame des Anges».
       A 11 de Janeiro, o membro da Cúria Romana encontra-se com o presidente da República do Haiti, René Préval, visitando ainda um campo de refugiados, onde celebrará a Missa.
       No primeiro aniversário do terramoto, dia 12 de Janeiro, vai ser lida a mensagem do Papa, na Missa que recorda a tragédia.
       O cardeal Sarah vai reunir também com bispos, seminaristas, responsáveis da Cáritas e de outras organizações internacionais de voluntariado.
       O último ponto do programa oficial é uma Missa, a 13 de Janeiro, na casa das Filhas de Maria «Parideans», que perderam 15 religiosas sob os escombros, após o sismo, que deixou ainda 12 irmãs com ferimentos graves.
       Segundo o Vaticano, a visita de um enviado especial do Papa visa “agradecer também aos que colaboraram no enorme esforço da fase de emergência e renovar o compromisso da Igreja na reconstrução”.
       No último Domingo, o Papa deixou um “pensamento particular” para a população do Haiti, um ano depois do terrível terramoto, ao qual se seguiu também uma grave epidemia de cólera”.
       O Secretário de Estado do Vaticano, cardeal Tarcisio Bertone, vai assinalar o primeiro aniversário da tragédia ao presidir a uma missa, a 12 de Janeiro, na basílica de Santa Maria Maior, em Roma.
       Para além das muitas perdas humanas e materiais, o abalo sísmico causou na altura sérios danos nas infra-estruturas sanitárias e em reservas de água, deixando a população mais vulnerável ao aparecimento de doenças, como a cólera.

Não Se envergonha de nos chamar irmãos

       Convinha, na verdade, que Deus, origem e fim de todas as coisas, querendo conduzir muitos filhos para a sua glória, levasse à glória perfeita, pelo sofrimento, o Autor da salvação. Pois Aquele que santifica e os que são santificados procedem todos de um só. Por isso não Se envergonha de lhes chamar irmãos, ao dizer: «Anunciarei o teu nome aos meus irmãos, no meio da assembleia cantarei os teus louvores (Hebr 2, 5-12).

       Iniciámos, ontem, a leitura da Epístola aos Hebreus.
       A Epístola aos Hebreus fala-nos de Jesus como o sacerdote por excelência, Aquele que foi estabelecido para nos elevar à grandeza de Deus. Hoje, como escutamos, o autor sagrado fala-nos do Autor da Salvação, Jesus Cristo, que foi provado pelo sofrimento. Ele vem para nos libertar de todo o mal, de todo o sofrimento, a partir de dentro. Ele não sofre, vendo a partir de fora, mas embrenhando-se na hsitória e no tempo, passando pelas fragilidades humanas...

segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Amizade...


‎"Se alguém te procura com lágrimas,é porque tens o lenço.
Com dor, é porque tens o remédio.
Com palavras, é porque tens mel.
Com dúvidas, é porque tens o caminho.
Com desanimo, é porque tens estímulos.
Com fantasia, é porque tens a realidade.
Com desespero, é porque tens serenidade.
Com confiança, é... porque, tens força.
Ninguém chega até ti por acaso"

Cultivar a verdadeira alegria

       "Cultivar a alegria não é tapar os olhos para não ver as coisas feias e os dissabores do mundo, não é cobrir a realidade com um véu cor-de-rosa para criar uma felicidade ilusória; pelo contrário, viver na alegria é viver na consciência extrema, testemunhando, na escuridão do mundo, que o nosso ser pertence a algo de diferente.
       A alegria não é uma linguagem de palavras, é uma linguagem de olhares, a alegria não convence, contagia.
       A alegria é poderosamente subversiva, porque é subversivo o amor sem distinções que ela transmite."

Susanna Tamaro, em «Querida Mathilda», in Abrigo dos Sábios.

sábado, 8 de janeiro de 2011

Dá- me os teus olhos...



Senhor dá-me olhos novos. Capazes de ver o que se passa realmente no meu coração. Olhos que não se fiquem nas aparências. Olhos capazes de apreciar a verdadeira beleza. Olhos capazes de escolher a estrada certa. Olhos capazes de olhar a alegria e a força da Tua Luz!
Arménio Rodrigues em"Faz-te ao Largo"

Baptismo do Senhor


Baptismo do Senhor
Jesus é o Messias esperado. Em Mateus, o Baptismo de Jesus inaugura a sua vida pública. João anuncia a presença de alguém maior, mais forte, proveniente de Deus, portador do Espírito Santo, capaz de renovar a vida de quantos hão-de ver a luz de Deus. João fala da presença entre nós do “Filho muito amado” de Deus, a quem todos devemos escutar. Num tempo como o nosso, feito de mil coisas, mil distâncias, mil destinos, percebemos como é tempo de escutar a Deus que está no meio de nós.

No episódio do Baptismo, Jesus aparece como o Filho amado, que o Pai enviou ao encontro dos homens para os libertar e para os inserir numa dinâmica de comunhão e de vida nova. Nessa cena revela-se, portanto, a preocupação de Deus e o imenso amor que Ele nos dedica... É bonita esta história de um Deus que envia o próprio Filho ao mundo, que pede a esse Filho que Se solidarize com as dores e limitações dos homens e que, através da acção do Filho, reconcilia os homens consigo e fá-los chegar à vida em plenitude. Aquilo que nos é pedido é que correspondamos ao amor do Pai, acolhendo a Sua oferta de salvação e seguindo Jesus no amor, na entrega, no dom da vida. Ora, no dia do nosso baptismo, comprometemo-nos com esse projecto... Temos, depois disso, renovado diariamente o nosso compromisso e percorrido, com coerência, esse caminho que Jesus veio propor-nos?

A celebração do baptismo do Senhor leva.nos até um Jesus que assume plenamente a sua condição de "Filho" e que se faz obediente ao Pai, cumprindo integralmente o projecto do Pai de dar vida ao homem. É esta mesma atitude de obediência radical, de entrega incondicional, de confiança absoluta que eu assumo na minha relação com Deus? O projecto de Deus é, para mim, mais importante de que os meus projectos pessoais ou do que os desafios que o mundo me faz?


Quando saía da água, viu serem rasgados os céus e o Espírito descer sobre Ele como uma pomba. E do céu veio uma voz...
No baptismo de Jesus não só ele se solidariza connosco, como também os restantes da Santíssima Trindade, o Pai e o Espírito, se solidarizam com ele. O Espírito Santo desce sobre Jesus e o Pai faz ouvir a sua voz. O baptismo torna-se assim um acontecimento da Santíssima Trindade.
Por ser baptizado/a, sou habitado/a pela Santíssima Trindade. Isto significa que o Pai e o Filho e o Espírito Santo estão dentro de mim. Com Eles posso lançar-me confiadamente na aventura do dia-a-dia. Estou disposto a arriscar e a deixar que Eles se manifestem através de mim?

Oração simples à Santíssima Trindade Pai e Filho e Espírito Santo;
.
Santíssima Trindade acompanhai-me toda a vida, dai-me sempre guarida, tende de mim piedade.
Pai Eterno, ajudai-me.
Verbo de Deus, abençoai-me.
Espírito Santo, alcançai-me protecção, honra e virtude.
Nunca a soberba me ataque e sempre busque o bem, com a Santíssima Trindade para sempre.
Ámen.
.

No corre-corre do dia-a-dia, nem sempre me lembro que dentro de mim, comigo, mora a Santíssima Trindade. Hoje, mais consciente, vou deixar-me acompanhar e sentir-me acompanhado por esta presença misteriosa e divina.


Publicado por Arménio Rodrigues em"Faz-te ao Largo"

Baptismo do Senhor - 9 de Janeiro

       1 – "Jesus chegou da Galileia e veio ter com João Baptista ao Jordão, para ser baptizado por ele. Mas João opunha-se, dizendo: «Eu é que preciso de ser baptizado por Ti e Tu vens ter comigo?». Jesus respondeu-lhe: «Deixa por agora; convém que assim cumpramos toda a justiça». João deixou então que Ele Se aproximasse" (Evangelho).
       O Baptismo de Jesus sublinha a assunção plena da humanidade por parte de Deus, manifestada já na Encarnação de Deus, cuja expressão histórica e temporal nós celebrámos com o Natal, nascimento de Jesus, o Filho de Deus.
       A omnipotência divina, a grandeza de Deus, manifesta-se na nossa fragilidade humana e na nossa finitude. Ele assume a nossa humanidade, com a limitação do tempo e do espaço. Ao encarnar, assume as leis de um mundo determinado e concreto, uma cultura, uma religião, uma sociedade. Por conseguinte, veremos Jesus a cumprir com as exigências das leis judaicas, com as tradições religiosas, com os ritos cultuais.
       Junto de João Baptista, Jesus tem este gesto de humildade que em nada o diminui, pelo contrário confirma a Sua missão de Se fazer um de nós, assumindo tudo o que é verdadeiramente humano,

       2 – Com o Seu baptismo, Jesus inicia uma nova etapa na Sua vida.
       Será impelido ao deserto, lugar de silêncio e de encontro com Deus, lugar de oração e contemplação, tempo de preparação para a vida pública. É o baptismo que projecta a missão de Jesus. João "termina" a Sua missão propedêutica e Jesus assume em definitivo o anúncio do Reino de Deus. É para isso que veio, que foi enviado por Deus Pai, que foi escolhido. Ele é o Eleito, por excelência. No baptismo, Deus revela-nos a identidade de Jesus, que será igualmente missão a favor da humanidade inteira.
       "Logo que Jesus foi baptizado, saiu da água. Então, abriram-se os céus e Jesus viu o Espírito de Deus descer como uma pomba e pousar sobre Ele. E uma voz vinda do céu dizia: «Este é o meu Filho muito amado, no qual pus toda a minha complacência»" (Evangelho).
       "Diz o Senhor: «Eis o meu servo, a quem Eu protejo, o meu eleito, enlevo da minha alma..." (primeira leitura).

       3 – O baptismo não é um rito mais, é uma vida nova que recebemos de Deus.
       Vale para Jesus e vale para nós. As palavras vindas do Céu confirmam Jesus como o Eleito, o Bem Amado de Deus, mas, e como escutamos na primeira leitura, n'Ele repousa o Espírito de Deus para levar a justiça às nações: "...Sobre ele fiz repousar o meu espírito, para que leve a justiça às nações. Não gritará, nem levantará a voz, nem se fará ouvir nas praças; não quebrará a cana fendida, nem apagará a torcida que ainda fumega: proclamará fielmente a justiça. Não desfalecerá nem desistirá, enquanto não estabelecer a justiça na terra, a doutrina que as ilhas longínquas esperam. Fui Eu, o Senhor, que te chamei segundo a justiça; tomei-te pela mão, formei-te e fiz de ti a aliança do povo e a luz das nações, para abrires os olhos aos cegos, tirares do cárcere os prisioneiros e da prisão os que habitam nas trevas»".
       Ouçamos também as palavras de São Pedro, na segunda Leitura: "Deus ungiu com a força do Espírito Santo a Jesus de Nazaré, que passou fazendo o bem e curando todos os que eram oprimidos pelo demónio, porque Deus estava com Ele".
       O baptismo é um motivo impulsionador para Jesus praticar o bem, curar os doentes, expulsar os demónios, anunciar a vinda do Reino dos Céus, pois Deus está n'Ele, está com Ele.
       Também nós fomos baptizados em Cristo Jesus, não apenas com um baptismo de penitência, como o administrava João Baptista, mas um baptismo de conversão e de vida nova. Também Deus está connosco. Que é que fazemos com o nosso baptismo? Como preenchemos a vida nova que recebemos de Deus?
_________________________
Textos para a Eucaristia (ano A): Is 42, 1-4.6-7; Act 10, 34-38; Mt 3, 13-17

Ele deve crescer e eu diminuir

       João respondeu: «Ninguém pode receber coisa alguma, se não lhe for dada do Céu. Vós próprios sois testemunhas de que eu disse: ‘Não sou o Messias, mas aquele que foi enviado à sua frente’. Quem tem a esposa é o esposo; e o amigo do esposo, que o acompanha e escuta, sente muita alegria ao ouvir a sua voz. Essa é a minha alegria, que agora é completa: Ele deve crescer e eu diminuir» (Jo 3, 22-30).

       Neste Domingo celebraremos o Baptismo de Jesus. O texto do Evangelho deste Sábado aponta no mesmo sentido. O baptismo de Jesus dá lugar à Sua missão. João Baptista preparou este dia. Doravante, a missão de João Baptista é apontar mais em concreto para o Messias.
       Por outro lado, veja-se a manifestação de alegria por parte de João. Já no seio materno, aquando da Visitação de Nossa Senhora à Sua prima Isabel, João Baptista exultou de alegria ao sentir a voz de Maria e a presença do Messias no ventre de Sua Mãe.

sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Jardim de encantos

Nossa existência é um jardim de encantos,
Alegrias, flores, risos, dores, prantos,
Abrigo de ervas, de culturas mil.
Regatos despontam de dolentes fontes,
Alvoradas rompem por detrás dos montes,
Resplandece a vida num clamor febril.

Surgem os amores, ardem corações,
Curvam-se vontades ante as tentações
De humanos desejos, temperando vidas.
Mas as tempestades vão rompendo aos poucos
Laços de amizades, nos tornando loucos,
Egoístas, tristes, de almas sofridas.

Sendo esta vida um imenso jardim,
Busquemos tratá-lo, torná-lo, enfim,
Morada de amor, bondade, oração.
Pois se não regarmos os canteiros d’alma,
Se não cuidarmos do jardim com calma,
As daninhas ervas o exterminarão.

(autor Oriza Martins)

Oração do Anoitecer

Boa noite, Pai.
Termina o dia, e a ti entrego o meu cansaço.
Obrigado por tudo e... perdão.
Obrigado pela esperança que hoje animou meus passos, pela alegria que vi no rosto das crianças.
Obrigado pelo exemplo que recebi dos outros.
Obrigado, também, pelo que me fez sofrer...
Obrigado, porque naquele momento de desânimo me lembrei que tu és meu Pai.
Obrigado pela luz, pela noite, pela brisa, pela comida, pelo meu desejo de superação.
Obrigado, Pai, porque me deste uma Mãe,compreensiva e carinhosa.
Perdão, também senhor.
Perdão por meu rosto carrancudo.
Perdão porque me esqueci de que não sou filho único, mas irmãos de muitos.
Perdão, Pai, pela falta de colaboração,pela ausência do espírito de servir.
Perdão porque não evitei aquela lágrima,aquele desgosto.
Perdão por ter aprisionado em mim tua mensagem de amor.
Perdão porque não estive disposto a dizer "sim", como Maria.
Perdão por aquele que deveriam pedir-te perdão e não se decidem a fazê-lo.
Perdoa-me, Pai, e abençoa meus propósitos para o dia de amanhã.
Que ao despertar me domine um novo entusiasmo.
Que o dia de amanhã seja um contínuo "sim", numa vida consciente.

Boa noite, Pai. Até amanhã!
 
(autro desconhecido)

Caridade - Mensagem de Reflexão

Caridade é, sobretudo, amizade.
Para o faminto -- é o prato de sopa.
Para o triste -- é a palavra consoladora.
Para o mau -- é a paciência com que nos compete auxiliá-lo.
Para o desesperado -- é o auxílio do coração.
Para o ignorante -- é o ensino despretensioso.
Para o ingrato -- é o esquecimento da ingratidão.
Para o enfermo -- é a visita pessoal.
Para o estudante -- é o concurso no aprendizado.
Para a criança -- é a proteção construtiva.
Para o velho -- é o braço irmão.
Para o inimigo -- é o perdão.
Para o amigo -- é o estímulo.
Para o transviado -- é o entendimento.
Para o orgulhoso -- é a humildade.
Para o colérico -- é a calma.
Para o preguiçoso -- é o trabalho.
Para o impulsivo -- é a serenidade.
Para o leviano -- é a tolerância.
Para o deserdado da Terra -- é a expressão de carinho.

(Xico Xavier)

Morreu o Pe. Samuel, com 47 anos...

       A diocese de Lamego viu partir para eternidade mais uma sacerdote. Na semana passado, o Pe. Alberto Ferreira, com 88 anos de idade. Hoje, o Pe. António Samuel, natural de Cujó, Castro Daire, onde se realizará o funeral no próximo domingo, pelas 16 horas.
       Nascido 1 de Maio de 1963, foi ordenado sacerdote em 13 de Agosto de 1988.
       Actualmente era  Pároco de Vilarouco, Vale de Figueira (a Velha) e Valongo dos Azeites, todas do Arciprestado/Concelho de São João da Pesqueira. Era também Professor de EMRC.
       As primeiras informações, sintéticas, é que foi encontrado, de manhã, na sua cama, sem vida.
       Associemo-nos por ele em oração, pedidno pelos seus familiares, paroquianos e alunos...

Deus dá-nos a vida eterna, em Jesus Cristo!

       São três que dão testemunho: o Espírito, a água e o sangue; e os três estão de acordo. Se aceitamos o testemunho dos homens, o testemunho de Deus é maior, porque o testemunho de Deus consiste naquele que Ele deu de seu Filho. Quem acredita no Filho de Deus tem em si mesmo este testemunho. Quem não acredita em Deus considera-O um mentiroso, porque não acredita no testemunho dado por Deus acerca de seu Filho. E o testemunho é este: Deus deu-nos a vida eterna e esta vida está em seu Filho. Quem tem o Filho tem a vida, quem não tem o Filho de Deus não tem a vida. Escrevo-vos estas coisas, para saberdes que tendes a vida eterna, vós que acreditais no nome do Filho de Deus.

       As palavras do Apóstiolo São João às Igrejas de Deus são de confiança, incentivando à fé em Jesus Cristo, de forma a viver como Ele, para chegarmos a viver na lógica da vida eterna. O amor vem de Deus, quem ama permanece em Deus. Quem ama conhece a Deus. A maneira de termos acesso a Deus é amar.
       Na senda do que ouvimos nos dias anteriores, hoje acentua-se a dinâmica da fé em Jesus Cristo. Deus dá-nos a vida eterna. A vida eterna está no Seu Filho, Jesus Cristo. Quem tem o Filho, quem O segue, tem, com Ele e por Ele, a vida eterna.

quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

VIVER, UM ESPETÁCULO!

Viver é um espetáculo imperdível...
Você pode ter defeitos, viver ansioso e ficar irritado algumas vezes, mas não se esqueça de que sua vida é a maior empresa do mundo.
Só você pode evitar que ela vá à falência.
Lembre-se sempre de que ser feliz não é ter um céu sem tempestades, caminhos sem acidentes, trabalhos sem fadigas, relacionamentos sem decepções.
Ser feliz é encontrar força no perdão, esperança nas batalhas, segurança no palco do medo, amor nos desencontros.
Ser feliz não é apenas valorizar o sorriso, mas refletir sobre a tristeza.
Não é apenas comemorar o sucesso, mas aprender lições nos fracassos.
Não é apenas ter júbilo nos aplausos, mas encontrar alegria no anonimato.
Ser feliz é reconhecer que vale a pena viver a vida, apesar de todos os desafios, incompreensões e períodos de crise.

Ser feliz não é uma fatalidade do destino, mas uma conquista de quem sabe viajar
para dentro do seu próprio ser.
Ser feliz é deixar de ser vítima dos problemas e se tornar um autor da própria história.
É atravessar desertos fora de si, mas ser capaz de encontrar um oásis no recôndito da sua alma.
É agradecer a cada manhã pelo milagre da vida.
Ser feliz é não ter medo dos próprios sentimentos.
É saber falar de si mesmo.
É ter coragem para ouvir um "não".
É ter segurança para receber uma crítica, mesmo que injusta. É beijar os filhos, curtir os pais e ter momentos poéticos com os amigos, mesmo que eles nos magoem.
Ser feliz é deixar viver a criança livre, alegre e simples que mora dentro de cada um de nós.
É ter maturidade para falar "eu errei".
É ter ousadia para dizer "me perdoe".
É ter sensibilidade para expressar "eu preciso de você".
É ter capacidade de dizer "eu te amo".

Faça da sua vida um canteiro de oportunidades.
Que nas suas primaveras você seja amante da alegria.
Que nos seus invernos você seja amigo da sabedoria.
E, quando você errar o caminho, comece tudo de novo.

Pois assim você será cada vez mais apaixonado pela vida e descobrirá que ser feliz não é ter uma vida perfeita, mas é usar as lágrimas para irrigar a tolerância, usar as perdas para refinar a paciência, usar as falhas para esculpir a serenidade, usar a dor para lapidar o prazer, usar os obstáculos para abrir as janelas da inteligência.

Jamais desista de si mesmo.
Jamais desista das pessoas que você ama.
Jamais desista de ser feliz, pois a vida é um espetáculo imperdível...

(autor Augusto Cury)

Deus pode...


Quando o sonho se desfaz,
Deus reconstrói.
Quando se acabam as forças,
Deus renova.

Quando é inevitável conter as lágrimas,
Deus dá alegria.
Quando não há mais amor,
Deus o faz nascer.

Quando a maldição é certa,
Deus transforma em benção.
Quando parecer ser o final,
Deus dá novo começo.

Quando a aflição quer persistir,
Deus nos envolve com a paz.
Quando a doença assola,
Deus é quem cura.

Quando o impossível se levanta,
Deus o torna possível.
Quando faltam as palavras,
Deus sabe o que queremos dizer.

Quando tudo parece se fechar,
Deus abre uma nova porta.
Quando você diz: não vou conseguir,
Deus diz: Não temas, pois estou contigo