sexta-feira, 24 de julho de 2015

D. António Couto com os crismandos em Távora


       A Paróquia de São João Batista de Távora vai viver mais um momento de especial significado, a celebração do Sacramento do Crisma. Da preparação para este dia, o encontro de D. António Couto com os Crismandos, 17 jovens, dos 15 aos 21 anos. Este encontro favorece a proximidade entre o Senhor Bispo os jovens que vão ser crismados. Oportunidade para que D. António vincasse alguns aspetos para melhor viver e assumir o Sacramento do Crisma.
       Depois de uma breve oração inicial, o pároco apresentou as razões do encontro, dando a palavra para que cada jovem se apresentasse, com o nome e a idade. Tomando a palavra o Senhor Bispo começou por sublinhar a ligação à palavra Crisma, unção, sendo que Cristo é o Ungido, Jesus crismado (Cristo). Aquele que é crismado é para ser outro Cristo. Mais do que saber o catecismo, também é importante saber catequese, importa viver à maneira de Jesus e todos conhecemos a postura de Jesus na ligação.
       O Espírito Santo é-nos dado por Jesus. Citando São João (7, 39) em que Jesus fala do Espírito santo que os seus discípulos iam receber, mas que ainda não têm porque Jesus ainda não foi glorificado, D. António prosseguiu dizendo que a glorificação vem da crucificação/morte/ressurreição de Jesus. Depois da glorificação, com a morte e ressurreição de Jesus, os discípulos recebem o Espírito Santo. Várias imagens com as quais nos é apresentado o Espírito Santo: a pomba, o vento, o fogo, o óleo. Como o óleo que penetra a pele, pela unção, assim o Espírito Santo age em nós. Em Israel, as pombas regressam na primavera (primeiro verão), ausentando-se no inverno, isto é, o regresso na primavera quando surge a vida nova. Assim o Espírito Santo que nos renova. O vento que agita e afasta todas as teias de aranha, assim o Espírito age de modo a que tenhamos cristãos/jovens, teimosos, desenvergonhados, assumindo-se como cristãos e dando testemunho, vivendo ao jeito de Jesus.
       Algumas perguntas com respostas para espicaçar os crismandos.
       D. António referiu-se aos diferentes gestos do crisma, a unção, mas antes disso a invocação do Espírito Santo, com as mãos abertas, símbolo das mãos de Deus que dá tudo, e das mãos que devemos abrir para tudo receber de Deus e para tudo dar.
       Jesus vivendo como viveu era uma pessoa alegre. Também os cristãos devem ser alegres. Por vezes há cristãos que parecem levar um pesado saco às costas de tão tristes que andam. O cristão vive e testemunha a alegria de ser cristão, levando a Boa Nova onde não se vive.
       Em relação à pomba, uma pequena estória contada pelos rabinos sobre a criação da pomba.
       Deus criou a pomba e colocou-a no chão. Mal pousou no chão veio um gato e deu cabo dela. Então a pomba foi ter com Deus e disse-lhe: como é que pode ser uma coisa destas, a mim deste-me duas patas, fininhas, frágeis e ao gato deste-lhe quatro patas e mais grossas. Assim não pode ser, não tenho como me defender. Ouvindo as suas queixas, Deus colocou-se duas asas e voltou a pousá-la na terra. Já tinha duas patas e duas asas. Mas tão rápido como antes o gato veio e deixou-a ainda pior que da primeira vez. A arrastar-se a pomba volta a bater à porta de Deus e protesta veemente: já não bastava duas pequenas patas, franzinas, com estas duas asas tenho que carregar com mais peso e se antes já não tinha hipótese com o gato agora muito menos. Então Deus respondeu-lhe: estúpida pomba, Eu não te dei as asas para te pesarem mas para suportarem o teu peso e te fazerem voar. Nesta belíssima imagem, o convite de D. António aos jovens para se voem, alegres, com Jesus Cristo, ungidos pelo Espírito, no coração, não desistam de voar, de ser destemidos, teimosos, no bom sentido, desenvergonhados, em viver e anunciar Jesus Cristo.

Sem comentários:

Enviar um comentário