sexta-feira, 3 de agosto de 2018

Não é Ele o filho do carpinteiro?

       Jesus foi à sua terra e começou a ensinar os que estavam na sinagoga, de tal modo que ficavam admirados e diziam: «De onde Lhe vem esta sabedoria e este poder de fazer milagres? Não é Ele o filho do carpinteiro? A sua Mãe não se chama Maria e os seus irmãos Tiago, José, Simão e Judas? E as suas irmãs não vivem entre nós? De onde Lhe vem tudo isto?». E estavam escandalizados com Ele. Mas Jesus disse-lhes: «Um profeta só é desprezado na sua terra e em sua casa». E por causa da falta de fé daquela gente, Jesus não fez ali muitos milagres (Mt 13, 54-58).
       Surpresa admirável, Jesus na sua terra, em Nazaré, onde cresceu, e se inseriu na comunidade social, cultural e religiosa. Chegada a hora, Jesus sai e vai por aldeias e cidades para a anunciar o Reino de Deus. Nazaré não poderia ficar para trás. Imaginemos, a viagem de João Paulo II à Polónia, de Bento XVI à Alemanha, e do Papa Francisco à Argentina! A reação primeira será de júbilo, o bom filho à casa volta. Também assim com Jesus. Vai à Sinagoga e a reação é de admiração, entusiasmo. Pelo Evangelho se vê que havia notícias que tinha chegado antes d'Ele, de milagres realizados, de multidões.
       Mas por vezes, ao tempo de Jesus como nas nossas vidas, o foco não se centra no que a pessoa é ou faz ou diz, foca-se no que não diz, no que não faz, vindo ao de cima o ciúme e a inveja. Não é Ele o filho do carpinteiro, não conhecemos nós os seus familiares? Que poderá Ele ensinar-nos de novo que não saibamos já? Poderá dizer-nos algo de novo? Poderá mostrar mais do que o que já mostrou ao longo de trinta anos?
       Vem o pedido de provas: realiza aqui milagres como realizaste em outros lugares. Sem generalizar, certamente que muitos dos seus conterrâneos aderiram de coração à Sua mensagem, mas sobrevém a crítica, a dúvida, a inveja, a incredulidade. Jesus não fez muitos milagres pela falta de fé... significa que fez milagres, pois aí havia pessoas de fé.
       Um aspeto notório: a fé faz acontecer a vida, o milagre.
        Outro aspeto relevante: Jesus é de carne e osso e tem família, e tem um lugar onde regressar, e é cidadão do mundo, mas tem a casa da família humana. Está no meio de nós! Não O conhecemos nas nossas vidas?

Sem comentários:

Enviar um comentário