segunda-feira, 16 de abril de 2012

Aniversário natalício de BENTO XVI

       Quando foi eleito Papa, aos 78 anos, muitos se interrogaram se Ratzinger daria conta do recado.
       Bento XVI faz hoje 85 anos. Nasceu a 16 de Abril de 1927 e celebra mais um aniversário com uma festa discreta. Mas esta semana é de festa, pois na quinta-feira o Papa completa sete anos de pontificado.
       Quando Ratzinger foi eleito Papa, muitos se interrogaram se aos 78 anos daria conta do recado; se teria energia e saúde suficientes para tão grande missão.
       “Claro que não” – respondeu na altura o seu próprio irmão. Agora, aos 85 anos de idade e sete anos de pontificado, Bento XVI já cumpriu 23 viagens internacionais fora de Itália.
       Desde que é Papa, Joseph Ratzinger presidiu a quatro sínodos dos bispos, a três Jornadas Mundiais da Juventude, escreveu dois livros, três Encíclicas e três exortações apostólicas; proclamou ainda o Ano Paulino e o Ano Sacerdotal, enfrentou com determinação e humildade várias crises, com orientações inequívocas sobre abusos sexuais, sobre protestos internos na Igreja e alertas para a falta de conversão, para os riscos do relativismo e do afastamento de Deus da vida do homem e da sociedade.
       E muito mais se poderia continuar a dizer... O certo é que Bento XVI tem uma regra de vida, como o seu irmão já confidenciou: “Joseph, ao longo da vida, sempre optou primeiro por cumprir a vontade de Deus e depois empenhou-se com todo o coração em segui-lo, por onde Deus o quisesse levar”. 
       Discreto como é sempre, será muito provavelmente com o seu irmão, os secretários e as leigas consagradas que vivem no Apartamento Pontifício que o Papa vai festejar hoje mais um ano de vida.

Notícia: RR

Sem comentários:

Enviar um comentário