sexta-feira, 2 de agosto de 2013

Ninguém é profeta na sua terra...

       Jesus foi à sua terra e começou a ensinar os que estavam na sinagoga, de tal modo que ficavam admirados e diziam: «De onde Lhe vem esta sabedoria e este poder de fazer milagres? Não é Ele o filho do carpinteiro? A sua Mãe não se chama Maria e os seus irmãos Tiago, José, Simão e Judas? E as suas irmãs não vivem entre nós? De onde Lhe vem tudo isto?». E estavam escandalizados com Ele. Mas Jesus disse-lhes: «Um profeta só é desprezado na sua terra e em sua casa». E por causa da falta de fé daquela gente, Jesus não fez ali muitos milagres (Mt 13, 54-58).
       A realidade mostra-nos, positiva e negativamente, que muitas vezes não conhecemos as pessoas que nos são próximas. Quantas vezes já nos surpreendemos com pessoas que julgávamos conhecer? Desta e daquela pessoa não esperávamos esta atitude, desta e daquela pessoa não esperávamos que fosse capaz de tal feito, ou de tais palavras!
       Jesus vai à terra onde foi criado, onde cresceu, e onde as pessoas o tratam pelo nome, conhecem a sua família, a sua origem humilde e quando vêem as Suas palavras e os prodígios que realiza surpreendem-se, alguns seguem-n'O, outras ficam na incredulidade, na dúvida, na inveja, na negação em vez de se abrirem ao futuro e este só nos é garantido por Deus.

Sem comentários:

Enviar um comentário