terça-feira, 10 de setembro de 2013

Novena de Santa Eufémia - quarto dia

       Seguindo a edição impressa da NOVENA de Santa EUFÉMIA, o quarto dia sugere-nos sermos discípulos de Jesus aprendermos e vivermos com Ele, para depois nos tornarmos enviados, apóstolos, testemunhas.
       Olhando para o Evangelho de hoje (Lc 6, 12-19), o que é que hoje podemos aprender com Jesus? Antes de mais a prioridade da oração, da intimidade com Deus. Nada decidir de importante na nossa vida sem antes rezarmos com fé, demoradamente, sobretudo quando as escolhas nos implicam e àqueles que estão à nossa volta. Jesus passa a noite em oração. De manhã chama os discípulos e dentre eles escolhe algumas para um seguimento mais próximo, a que damos o nome de Apóstolos (enviados, testemunhas da morte e ressurreição de Jesus Cristo).
       Primeiro oração. Só depois o seguimento e o testemunho. Jesus reza. Chama. Anuncia a Palavra de Deus e envia. Não podemos ensinar a Palavra de Deus se antes a não rezámos. Não podemos ser Apóstolos de Jesus, se antes nãos formos seus discípulos. Não podemos anunciar o Evangelho, sem antes nos convertermos de todo o coração à vida nova que Jesus nos dá.
       Santa Eufémia poderá dar testemunho, com alegria e coragem, depois da sua firme adesão a Jesus Cristo. Ouçamos as palavras de Santo Ambrósio: "A santa e gloriosa Eufémia conservou a virgindade e mereceu ser cingida com a coroa do martírio. Pelas suas preces o inimigo foi vencido, o adversário Prisco eliminado, a virgem tirada do fogo da fornalha, sã e salva, as pedras duras transformadas em pó, as feras amansaram-se e submeteram-se, todos os suplícios foram superados pela oração; por fim, trespassada pela espada, deixou a prisão da carne e, jubilosa, juntou-se ao coro celeste…”.
       São as preces de Santa Eufémia que vencem o inimigo. É a intimidade com Deus que lhe dá o destemor para enfrentar os adversários do cristianismo. Com os outros mártires, ela aprendeu a ser discípula de Jesus. Como outros cristãos e cristãs, ela deu o maior testemunhod e fé, com a sua própria vida.

Sem comentários:

Enviar um comentário