domingo, 22 de março de 2015

Paróquia de Pinheiros: CAMINHADA QUARESMAL

5.º DOMINGO DA QUARESMA
Caminhada Quaresmal nas paróquias de Pinheiros e de Tabuaço, assinalada por um gesto/símbolo, sublinhando um aspeto do Evangelho do respetivo domingo. Neste domingo, o desejo manifestado pelos gregos em ver Jesus (cf. Jo 12, 20-33), com a colocação de GLOBO com o rosto de Jesus. Em Pinheiros a opção por texto/reflexão:

Queríamos ver Jesus.
É um pedido que preenche por inteiro o Evangelho que nos é dito neste Domingo.
Jesus e os apóstolos sobem a Jerusalém, onde se concentra grande número de judeus.
É por ocasião da Páscoa judaica, que faz a memória da libertação do Povo.
Vêm de muitos lugares, das terras próximas, mas também de terras mais distantes.
Alguns vivem no estrangeiro e já nem falam a língua dos pais e, por isso, recorrem a um apóstolo que fala grego, a Filipe.
A fama de Jesus, para o bem e para o mal, já se tinha espalhado.
Como acontece na nossa comunidade, há notícias que correm depressa. 
Aqueles gregos já tinham ouvido falar de Jesus, ou na Grécia, por algum familiar que os visitou, algum comerciante ou no regresso à Judeia.
São muitos os motivos que conduzem a Jesus: curiosidade, ir na onda dos outros, conhecer a proposta de Jesus, ir à procura de um sentido novo para a sua vida.
Ainda que não saibamos as motivações, o pedido é claro e decidido: Queríamos ver Jesus.

COLOCAÇÃO DO GLOBO.

Para prevenir equívocos e evitar falsas esperanças, Jesus fala do que está para vir:
“Se o grão de trigo, lançado à terra, não morrer, fica só; mas se morrer, dará muito fruto. Quem ama a sua vida, perdê-la-á, e quem despreza a sua vida neste mundo conservá-la-á para a vida eterna. Se alguém Me quiser servir, que Me siga, e onde Eu estiver, ali estará também o meu servo”.
Mais perto, aqueles gregos, mas também os seus discípulos, começam a ver claramente que o projeto de Jesus exige coragem e serviço. Aproximam-se horas difíceis em que Ele será posto à prova. Mas também nós somos postos à prova.
Os gregos queriam ver Jesus. E nós, queremos ver Jesus?
E se estamos com Ele, facilitamos que outros cheguem perto de Jesus, como fez Filipe e André? Ou, pelo contrário, formamos uma barreira com a multidão, impedindo que outros se aproximem de Jesus?

Senhor Jesus, que também eu deseje ver-Te,
na palavra de cada domingo, no pão da Eucaristia, no irmão que puseste ao meu lado.
Que queira seguir-Te, tomando a cruz dos meus dias, e na Tua companhia, descobrir a alegria de ser teu discípulo, testemunhando o Amor que Tu nos trazes, para que outros queiram ver-Te e seguir-Te.

Sem comentários:

Enviar um comentário