sexta-feira, 13 de março de 2015

VIA-SACRA PARA CRENTES E NÃO CRENTES

JOSÉ LUÍS NUNES MARTINS E PAULO PEREIRA DA SILVA (2015). Via-Sacra para crentes e não crentes. Lisboa: Paulus Editora. 88 páginas.
       Seguimos de perto a reflexões semanais de José Luís Nunes Martins, além da leitura do seu livro Filosofias, que já recomendamos, pelo que a motivação para esta leitura já existia, ainda que num registo diferente. José Luís Nunes é pai e filósofo. Paulo Pereira da Silva, físico teórico, empresário, gestor, inovador. Dois crentes. Mas em conjunto apresentam um belíssimo manancial de reflexões sobre a Via-sacra.
       Para cada um das 14 Estações, seguindo a Via-sacra tradicional, uma reflexão para os não crentes, melhor, colocando-se na pele de um não crente, e uma reflexão para crentes.Interrogações, busca, respostas, mais questionamentos, tendo como personagem principal Jesus Cristo e cada um de nós.
(Apresentação da Via-sacra, com a intervenção do Professor Marcelo)

       Belíssimos textos que nos põem a pensar sobre a vida, a morte, o sofrimento, o amor, a partilha, a comunhão, o que fica depois da morte, a busca, as dúvidas, a companhia dos que nos acompanham nesta jornada, que nos levantam e os que ajudamos a levantar, os que carregam a nossa cruz e aqueles de quem aliviamos o peso das suas cruzes, os encontros e desencontros.
       É um riquíssimo livro para este tempo da Quaresma e para todos os tempos, para os momentos em que vivemos confiantes e os momentos de angústia que atravessam alguns os nossos dias.
       Sublinhe-se ainda o conjunto de fotografias de Francisco Gomes que acompanham as diferentes estações da Via-sacra e que enriquecem a reflexão.

Sem comentários:

Enviar um comentário