Timothy Radcliffe (2024), Escutai-O! Para uma espiritualidade sinodal. Prior Velho: Paulinas Editora. 120 páginas.
O autor nasceu em Londres, em 1945, é um dos mais notáveis autores cristãos contemporâneos, para além de biblista e teólogo. Formado em Oxford e Paris, é membro da comunidade de Blackfriars, em Oxford. Foi mestre-geral da Ordem dos Pregadores entre 1992 e 2001, sendo o único dominicano da Província Inglesa a exercer este cargo, desde a fundação da Ordem em 1216. Desempenha funções de docente em Oxford e de consultor do Pontifício Conselho «Justiça e Paz», sendo frequentemente solicitado para conferências e palestras em todo o mundo. Foi criado Cardeal pelo Papa Francisco, a 8 de dezembro de 2024.
“Com o Sínodo sobre a Sinodalidade, o maior exercício de auscultação a nível mundial na história da humanidade, o papa Francisco convidou o povo de Deus a repensar criativamente, sob a batuta do Espírito, o modo de ser e estar em Igreja”. Timothy Radcliffe foi escolhido para pregar aos participantes no Sínodo sobre a Sinodalidade, em outubro de 2023. Neste livro são recolhidas as meditações, com o autor a explorar, “sem fabricados receios ou infundados entusiasmos, o desafio que a Igreja tem à sua frente, realçando a conversão interior e coletiva que este pressupõe. Partindo do episódio bíblico da Transfiguração, Radcliffe mostra como a comunhão plena só é possível aí onde as partes se escutam, esvaziando-se das suas certezas para acolher o outro como ele é. Nesse movimento, o Espírito fala: escutemo-Lo!”
Como em outros títulos, a leitura é corrida, sobressaindo a vivência de fé, como sacerdote dominicano, com uma vasta experiência de vida, com encontros diversos, com muitas histórias para contar. Uma linguagem atraente, de fácil perceção, com vida. Sendo o resultado de conferências/meditações o estilo só poderia ser vivo.
Ao sugerirmos o livro nada melhor do que partilharmos alguns parágrafos, acedendo ao discurso e às palavras do autor:
“Em casa, somos confirmados como somos e convidados a ser mais. O lar é o lugar onde somos conhecidos e amados e nos sentimos seguros, mas onde também somos desafiados a embarcar na aventura da fé. Precisamos de renovar a Igreja enquanto casa comum se quisermos falar a um mundo que padece de uma crise de falta de lar.
“A base do nosso encontro amoroso sempre foi o nosso encontro com o Senhor, cada um junto ao seu próprio poço, com os seus fracassos, fraquezas e desejos. Ele conhece-nos como somos e liberta-nos para nos encontrarmos com um amor que liberta e não controla. No silêncio da oração somos libertados.
A Samaritana conhece Aquele que a conhece totalmente. E isso impulsiona-a na sua missão. «Vem ver o homem que me contou tudo o que já fiz. Ela vivera até àquele momento na vergonha e na ocultação, temendo o julgamento dos seus concidadãos. Vai ao poço no calor do meio-dia, quando não está lá ninguém. Mas agora o Senhor lançou luz sobre tudo o que ela é e ama-a. Após a Queda, Adão e Eva esconderam-se da vista de Deus, envergonhados. Agora ela entra na luz…
Por isso, neste Sínodo, ouviremos pessoas que falarão com verdade sobre «as alegrias e as esperanças, as tristezas e as angústias dos homens de hoje»
Se a autoridade da beleza fala do fim da viagem, da pátria que nunca vimos, a autoridade da santidade fala do caminho a seguir se quisermos lá chegar. É a autoridade dos que dão a vida.
Pregamos o Evangelho através de amizades que ultrapassam fronteiras. Deus ultrapassou o abismo entre Criador e criatura. A amizade de Deus chegou mesmo à última barreira, a da morte. Quando Maria Madalena percorria o jardim em busca do corpo do seu amado Senhor, ouviu uma voz: «Maria!» (Jo 20,16). A Igreja é a comunidade de amizade que abraça os vivos e os mortos que estão vivos em Deus, a comunhão dos santos.
Autor: Timothy Radcliffe
Título: Escutai-O!
Subtítulo: Para uma espiritualidade sinodal
Editora: Paulinas Editora
Ano: 2024
Número de páginas: 120
Sem comentários:
Enviar um comentário