sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Bento XVI com Religiosas e Professores Universitários

       Foram vários os desafios que o Papa deixou aos jovens professores universitários que o ouviram no Mosteiro do Escorial, em Espanha. Bento XVI mostrou-se conhecedor da vida universitária e pediu aos professores que não se deixem conquistar pela vaidade.
        “Havemos de considerar que a verdade em si mesma está para além do nosso alcance. Podemos procurá-la e aproximar-nos dela, mas não possuí-la totalmente; antes, é ela que nos possui a nós e estimula. Na actividade intelectual e docente, a humildade é também uma virtude indispensável, pois protege da vaidade que fecha o acesso à verdade. Não devemos atrair os estudantes para nós mesmos, mas encaminhá-los para essa verdade que todos procuramos. Nisto vos ajudará o Senhor, que vos propõe ser simples e eficazes como o sal, ou como a lâmpada que dá luz sem fazer ruído”, afirmou. 
Foi neste sentido que o Papa defendeu que professores e estudantes devem procurar, juntos, a verdade em todos os saberes.
       “Encarecidamente vos exorto a não perderdes jamais tal sensibilidade e encanto pela verdade, a não esquecerdes que o ensino não é uma simples transmissão de conteúdos, mas uma formação de jovens a quem deveis compreender e amar, em quem deveis suscitar aquela sede de verdade que possuem no mais fundo de si mesmos e aquele anseio de superação. Sede para eles estímulo e fortaleza”, apelou.
       Outro aspecto focado pelo Santo Padre é o exemplo do mestre. Não basta ser erudito e ensinar bem, é preciso comprometer-se com aquilo que ensina. 
       “Como se sabe, quando a mera utilidade e o pragmatismo imediato se erigem como critério principal, os danos podem ser dramáticos: desde os abusos duma ciência que não reconhece limites para além de si mesma, até ao totalitarismo político que se reanima facilmente quando é eliminada toda a referência superior ao mero cálculo de poder. Ao invés, a genuína ideia de universidade é que nos preserva precisamente desta visão reducionista e distorcida do humano”, considerou.
       Antes, o Papa dirigiu-se a milhares de jovens freiras, que o receberam com um enorme entusiasmo. 

Notícia: Rádio Renascença. Ver também Agência Ecclesia.


A partir da Agência Ecclesia:

Sem comentários:

Enviar um comentário