segunda-feira, 20 de junho de 2016

Cruz da Evangelização das JMJ em Tabuaço

       Nas segundas Jornadas Mundiais da Juventude, em 1987, na Argentina do atual Papa, em Buenos Aires, o Papa João Paulo II entregou 5 Cruzes da Evangelização aos jovens, para que fossem levadas para os 5 continentes, com a mensagem: “Envio-vos! Jovens, evangelizai os jovens com esta cruz da evangelização”.

       Existe a CRUZ que é conhecida como a "Cruz da Jornada Mundial da Juventude", fabricada 1983, para o Ano Santo da Redenção (25.03.1983 – 22.04.1984). Na abertura do Ano Santo, os jovens entraram com a Cruz na Basílica de São Pedro, onde permaneceu todo o Jubileu. Foi colocada junto ao sepulcro de São Pedro e estava presente nas celebrações acompanhando os grupos de peregrinos que visitavam o Vaticano. Representantes de movimentos de jovens, solicitaram ao Papa que lhes entregasse a Cruz. João Paulo II entregou-lhes a Cruz da Jornada Mundial no Domingo de Páscoa (1984), com a seguintes palavras: "Confio-vos o sinal deste ano Jubilar. A Cruz de Cristo! Levada pelo mundo como sinal do amor do Senhor à humanidade e anuncia que somente em Cristo morto e ressuscitado existe salvação e redenção".
No ano de 1987, na Jornada Mundial em Buenos Aires, a Cruz saiu pela primeira vez da Europa e já percorreu todos os continentes. Já esteve em Portugal, percorrendo as Dioceses portugueses, tendo estado também na Diocese de Lamego. Antes da JMJ em Madrid (2011) esteve em Portugal, entre 9 e 19 de agosto de 2010.
Desde 14 de abril de 2014, a Cruz e o ícone da Virgem Salus Populi Romani têm percorrido as dioceses da Polónia, onde se realizará a próxima Jornada Mundial, centrando-se sobretudo em Cracóvia. A Cruz anuncia e ajuda a preparar a Jornada Mundial.

       A cruz da Europa foi entregue a Portugal. Esta cruz revela um simbolismo intenso por ser a cruz da primeira jornada fora de Roma e por ter sido entregue a Portugal. Essa cruz quando chegou a Portugal esteve em peregrinação por quase todas as dioceses do país, avançando para Espanha.Se a Cruz das Jornadas Mundiais percorre a Polónia, a Cruz da Evangelização, confiada ao continente europeu, está a percorrer as dioceses portuguesas. Entre 13 de 19 de junho, esteve na Diocese de Lamego.
       A paróquia de Tabuaço recebeu-a no passado dia 17 de junho, durante a Eucaristia semanal, com a presença do Grupo de Jovens, promovendo, à noite, uma Vigília de Oração, coordenada pelo Anthony. A Cruz marcou presença ainda na Missa da tarde de sábado, 18 de junho, com o Grupo de Jovens a confiá-la à Paróquia de Almacave, onde participaram também na Eucaristia.

       Algumas imagens:
Para outras fotos disponíveis, visitar a Paróquia de Tabuaço no Facebook.

Sem comentários:

Enviar um comentário