quinta-feira, 30 de junho de 2016

Festa de São João Batista - Padroeiro do Município

       O Município de Tabuaço tem como Padroeiro São João Batista, que se celebra a 24 de junho. Também os concelhos limítrofes, São João da Pesqueira, Armamar, Moimenta da Beira, têm São João como Padroeiro, sendo o dia feriado Municipal.
       A paróquia acolhedora é a da Vila de Tabuaço, Paróquia de Nossa Senhora da Conceição. Além da festa mais popular, a festa passa também pela dimensão religiosa, com a celebração da Santa Missa e da Procissão, com as imagens dos Padroeiros das Paróquias que constituem esta Zona Pastoral / Concelho de Tabuaço, bem como os padroeiros de alguns lugares anexos das paróquias.
       Além o Pároco, a presença amiga dos reverendos Padres Ildo e Luís António. O primeiro, pároco de Arcos e de Chavães; o segundo, pároco de Sendim, Granjinha e Paradela. Como Pregador, o reverendo Pe. António Jorge Giroto, Pároco de Leomil, Alvite e Sever, na Zona Pastoral de Moimenta da Beira.
        No decorrer da Eucaristia, no momento da homilia, o Pe. Giroto sublinhou a necessidade de viver a alegria que nos vem da fé, alegria interior, porque salvos em Jesus Cristo, e a alegria que se extreoriza na festa e no convívio. João Batista experimenta a alegria do encontro com Jesus ainda no ventre materno. Como João Batista, cada um de nós deve apontar para Jesus. A propósito uma pequena estória. Quando Jesus era aclamado na entrada triunfal na cidade de Jerusalém, o burro inclinou a cabeça em atitude de agradecimento, pensando que as palmas e os louvores eram para ele. Risco que podemos correr, quando não apontamos para Jesus. Apontamos Deus aos outros, e apontamo-l'O também para nós.
       Algumas fotos da celebração da Santa Missa e da Procissão:

Para visualizar outras fotos visite a Paróquia de Tabuaço no Facebook

Sem comentários:

Enviar um comentário