sábado, 19 de fevereiro de 2011

Este é o Meu Filho muito amado: escutai-O

       "Jesus tomou consigo Pedro, Tiago e João e subiu só com eles para um lugar retirado num alto monte e transfigurou-Se diante deles. As suas vestes tornaram-se resplandecentes, de tal brancura que nenhum lavandeiro sobre a terra as poderia assim branquear. Apareceram-lhes Moisés e Elias, conversando com Jesus. Pedro tomou a palavra e disse a Jesus: «Mestre, como é bom estarmos aqui! Façamos três tendas: uma para Ti, outra para Moisés, outra para Elias». Não sabia o que dizia, pois estavam atemorizados. Veio então uma nuvem que os cobriu com a sua sombra e da nuvem fez-se ouvir uma voz: «Este é o meu Filho muito amado: escutai-O». De repente, olhando em redor, não viram mais ninguém, a não ser Jesus, sozinho com eles" (Mc 9, 2-13).
       No Evangelho de ontem, escutávamos o anúncio da Paixão de Jesus, com a contestação de Pedro, e o aviso de Jesus à navegação: é preciso estar preparado, quem quiser seguir-Me renuncie a si mesmo, tome a sua cruz, dia a dia, e siga-Me. Os tempos que aí vêm não vão ser fáceis, é necessário fé, muita fé, para não desanimar, para não desistir.
       No Evangelho de hoje, vemos Jesus, com Pedro, Tiago e João, no alto do monte, transfigurano-Se diante deles, de novo como no Baptismo, o testemunho da VOZ do Pai: ´"Este é o Meu Filho muito amado: escutai-O". Se antes Jesus anuncia a morte, agora dá um sinal claro de que é verdadeiramente Filho de Deus. Conforta e sossega desta forma os discípulos mais próximos, sem no entanto esconder ou escamotear os tempos que se aproximam.
       Deixemo-nos interpalar também pelo desafio de Deus, nosso Pai: "escutai-O", pois só na escuta da Sua palavra, da Sua Mensagem podermos descobri o sentido para a nossa vida, poderemos descobrir a nossa vocação.

Sem comentários:

Enviar um comentário