terça-feira, 26 de abril de 2011

Salvai-vos desta geração perversa»

       No dia de Pentecostes, disse Pedro aos judeus: «Saiba com absoluta certeza toda a casa de Israel que Deus fez Senhor e Messias esse Jesus que vós crucificastes»... «Convertei-vos e peça cada um de vós o Baptismo em nome de Jesus Cristo, para vos serem perdoados os pecados. Recebereis então o dom do Espírito Santo, porque a promessa desse dom é para vós, para os vossos filhos e para quantos, de longe, ouvirem o apelo do Senhor nosso Deus». E com muitas outras palavras os persuadia e exortava, dizendo: «Salvai-vos desta geração perversa» (Actos 2, 36-41).

       A experiência da Ressurreição de Jesus Cristo é de difícil compreensão. É algo de surpreendentemente novo e diferente. É uma ressurreição, como nos diz Bento XVI, para a vastidão de Deus e já não para a vida que se tinha anteriormente como aconteceu com as ressurreições que Jesus realizou. Em todo o caso, ainda que não se possa descrever a ressurreição enquanto tal, facilmente se verificam os frutos da mesma e do encontro com o Ressuscitado. As mulheres que, com temor e alegria, anunciam a ressurreição, ou como ouvimos hoje na primeira leitura, dos Actos dos Apóstolos, o destemido Pedro, a falar com desassombro, em linguagem entendível. Se antes víamos em Pedro a hesitação, agora vemos a convicção que lhe vem pela fé, pelo Espírito.

Sem comentários:

Enviar um comentário