sábado, 4 de junho de 2011

Bento XVI já está na Croácia...

Bento XVI chega este sábado a Zagreb para uma visita de dois dias a um país candidato a entrar na União Europeia. É a 19ª viagem de Bento XVI ao estrangeiro, a 13ª em solo europeu.
       A entrada da Croácia na União Europeia dominou as declarações do Papa, esta manhã, a bordo do avião que o leva até Zagreb, capital croata. Bento XVI alertou para os perigos do centralismo da União, deixando pouco espaço para a diversidade cultural do país.
       O Papa considera que existe uma certa tendência de centralismo euroburocrata, demasiado racionalista, que muitas vezes não respeita a diversidade histórica e cultural dos Estados-membros e que poderá estar na origem de alguma desconfiança e mesmo cepticismo ou medo por parte de alguns croatas.
       A jornalista Aura Miguel resume as palavras do Papa a bordo do avião para a Croácia
       Mas Bento XVI disse também que é fundamental, com a entrada da Croácia na União Europeia, que isso ajude a reforçar esta beleza e riqueza da diversidade cultural que deve vestir a UE.
       Com o lema "Juntos em Cristo", esta viagem do Papa à Croácia acontece numa altura em que a antiga república jugoslava, a celebrar 20 anos de independência, se prepara para entrar na União Europeia.
       Na curta conferência de imprensa dada a bordo do avião, e a que a Renascença assistiu, o Papa elogiou a história milenária católica da Croácia. Uma autêntica catolicidade vivida com o coração, que quer transformar o mundo, disse Bento XVI.
       O Sumo Pontífice tem encontro marcado com chefe de Estado e as autoridades croatas, mas quer também falar ao mundo da cultura e à sociedade civil.
       No domingo, destaque para o encontro na catedral onde está sepultado o famoso Cardeal Stepinac, beatificado por João Paulo II em 1998.
       É a 19ª viagem de Bento XVI ao estrangeiro, a 13ª em solo europeu.

Notícia: RÁDIO RENASCENÇA.

Sem comentários:

Enviar um comentário