sábado, 5 de novembro de 2016

Fiel nas coisas pequenas, fiel nas grandes...

        "Quem é fiel nas coisas pequenas também é fiel nas grandes; e quem é injusto nas coisas pequenas, também é injusto nas grandes. Se não fostes fiéis no que se refere ao vil dinheiro, quem vos confiará o verdadeiro bem? E se não fostes fiéis no bem alheio, quem vos entregará o que é vosso? Nenhum servo pode servir a dois senhores, porque, ou não gosta de um deles e estima o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro. Não podeis servir a Deus e ao dinheiro". Os fariseus, que eram amigos de dinheiro, ouviam tudo isto e escarneciam de Jesus. Então Jesus disse-lhes: "Vós quereis passar por justos aos olhos dos homens, mas Deus conhece os vossos corações. O que vale muito para os homens nada vale aos olhos de Deus" (Lc 16, 9-15).
       Jesus é contundente em mais esta confrontação com alguns dos fariseus.
       Em algo que é tão simples, Jesus refere que a honestidade é verificável nas pequenas coisas. Quem não é fiel em pequenas coisas não será nas grandes. Esta é uma lição que aprendemos desde crianças, o que é dos outros é dos outros, mesmo que o tenhamos encontrado, é bom que procuremos o seu dono. É uma atitude que parte de nós, da nossas consciência.
       Como cristãos, o nosso único Senhor, é o Deus do Universo, Pai de Jesus Cristo. Só a Ele devemos prestar "vassalagem", pois só Ele nos garante um futuro absoluto, para lá do tempo e da história. Não nos podemos dividir e ter tantos deuses quanto as ocasiões ou os interesses. Obviamente que este primeiro e fundamental mandamento não nos afasta de vivermos em sociedade, de nos relacionarmos com os outros, de lidarmos com o dinheiro e com os bens materiais, mas a perspectiva é a mesma, se vivemos em Deus e com Deus, a nossa ligação aos outros far-se-á com alegria, generosidade, com respeito, honestamente, procurando em tudo a justiça e a conciliação, sabendo que todo e qualquer bem material é instrumento (e não um fim) da nossa felicidade e da outras pessoas.
       E não se trata de fabricar uma imagem para os outros. Como se disse, é algo que parte do nosso interior, na certeza que Deus nos conhece e isso vale mais do que tudo o que há no mundo.

Sem comentários:

Enviar um comentário