sexta-feira, 11 de novembro de 2016

Onde estiver o corpo, aí se juntarão os abutres

        Disse Jesus aos seus discípulos: «Como sucedeu nos dias de Noé, assim será também nos dias do Filho do homem: Comiam e bebiam, casavam e davam-se em casamento, até ao dia em que Noé entrou na arca. Então veio o dilúvio, que os fez perecer a todos. Do mesmo modo sucedeu nos dias de Lot: Comiam e bebiam, compravam e vendiam, plantavam e construiam. Mas no dia em que Lot saiu de Sodoma, Deus mandou do céu uma chuva de fogo e enxofre, que os fez perecer a todos. Assim será no dia em que Se manifestar o Filho do homem. Nesse dia, quem estiver no terraço e tiver coisas em casa não desça para as tirar; e quem estiver no campo não volte atrás. Lembrai-vos da mulher de Lot. Quem procurar salvar a vida há-de perdê-la e quem a perder há-de salvá-la. Eu vos digo que, nessa noite, estarão dois num leito: um será tomado e o outro deixado; estarão duas mulheres a moer juntamente: uma será tomada e a outra deixada». Então os discípulos perguntaram a Jesus: «Senhor, onde será isto?». Ele respondeu-lhes: «Onde estiver o corpo, aí se juntarão os abutres» (Lc 17, 26-37).
       Um dos géneros literários bastante usado na Bíblia é o apocalíptico. Popularmente está ligado a anúncio do fim dos tempos, ou a tempos de grande convulsão, violência, guerras, conflitos, destruição e morte. Desde logo a palavra apocalipse, associada a cataclismos, significa na sua origem REVELAÇÃO. Com este significado perde alguma da carga negativa que traz.
       Os profetas, olhando para as desgraças do tempo que passa, perspetivam o futuro, mostrando, por um lado, que chegarão tempos ainda mais violentos, e por outro, a confiança em Deus, que será fiel ao Seu povo, à humanidade, e que aparecerá como SOL radiante acima dos escombros.
       Jesus recorre também a este género literário. Naquela altura havia fortes sinais de agitação e conflito, a qualquer momento surgiam contendas, levantamentos, revoluções. Jesus previne os Seus discípulos. Com Ele chega o Reino de Deus, mas os problemas, as dificuldades, não serão irradiadas de uma vez para sempre. E com isso poderá chegar o desânimo, a insegurança, a dúvida. Jesus alerta-os. Mesmo que o universo inteiro desabe, Deus continua a guiar o mundo, a história, o tempo. Só Deus é o Senhor do Universo.

Sem comentários:

Enviar um comentário