sábado, 1 de janeiro de 2011

Mensagem de Bento XVI para o Dia Mundial da Paz


LIBERDADE RELIGIOSA É CAMINHO PARA A PAZ

Mensagem de Bento XVI para o Dia Mundial da Paz (Resumo )

Os cristãos são as principais vítimas de perseguição religiosa no mundo, afirma o Papa Bento XVI na Mensagem para o Dia Mundial da Paz 2011, que se assinala a 1 de Janeiro. O Santo Padre destaca a situação de violência contra as comunidades cristãs no Iraque, condenando o ataque, em 31 de Outubro passado, à catedral siro-católica de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em Bagdade, que provocou a morte a mais de 50 fiéis e a dois sacerdotes.

No texto, intitulado «Liberdade religiosa, caminho para a paz», Bento XVI considera ser «doloroso constatar que, em algumas regiões do mundo não é possível professar e exprimir livremente a própria religião sem pôr em risco a vida e a liberdade pessoal».

«Noutras regiões há formas mais silenciosas e sofisticadas de preconceito e oposição contra os crentes e os símbolos religiosos», refere o Papa. No caso do Ocidente, lamenta «a hostilidade e os preconceitos contra os cristãos pelo facto de estes pretenderem orientar a própria vida de modo coerente com os valores e os princípios expressos no Evangelho».

Para o Papa, «a liberdade religiosa deve ser entendida não só como imunidade de coacção, mas também, e antes ainda, como capacidade de organizar as próprias opções segundo a verdade». A pessoa «não deveria encontrar obstáculos se quisesse eventualmente aderir a outra religião ou não professar religião alguma».

Bento XVI deixa votos de que a Europa saiba «reconciliar-se» com as suas raízes cristãs, que considera «fundamentais para compreender o papel que teve, tem e pretende ter na história».

Sem comentários:

Enviar um comentário