sábado, 30 de abril de 2011

Ide por todo o mundo e proclamai o Evangelho

       Jesus ressuscitou na manhã do primeiro dia da semana e apareceu em primeiro lugar a Maria Madalena, da qual tinha expulsado sete demónios. Ela foi anunciar aos que tinham andado com Ele e estavam mergulhados em tristeza e pranto. Eles, porém, ouvindo dizer que Jesus estava vivo e fora visto por ela, não acreditaram. Depois disto, manifestou-Se com aspecto diferente a dois deles que iam a caminho do campo. E eles correram a anunciar aos outros, mas também não lhes deram crédito. Mais tarde apareceu aos Onze, quando eles estavam sentados à mesa, e censurou-os pela sua incredulidade e dureza de coração, porque não acreditaram naqueles que O tinham visto ressuscitado. E disse-lhes: «Ide por todo o mundo e proclamai o Evangelho a toda a criatura» (Mc 16, 9-15).
       O Evangelista Marcos apresenta-nos as várias aparições do Ressuscitado. Jesus ressuscitou a apareceu a Maria Madalena, depois a dois discípulos que iam a caminho do campo (discípulos de Emaús), depois aos Onze.
       Destaca-se, por um lado, as diferenças dos quatro evangelistas quanto às aparições, como por exemplo, a aparição a Maria Madalena, ou às mulheres, aos dois discípulos que iam para o campo, ou iam para Emaús. Neste concreto as diferenças são abonatórias, pois os evangelistas não combinaram entre eles, não é uma farsa, de contrários todos os pormenores coincidiriam. Por outro lado, concordam no essencial, na ressurreição de Jesus, nas aparições do Ressuscitado e nas dúvidas surgidas após os primeiros sinais da ressurreição. Os discípulos ainda não estão refeitos da tragédia e já se anuncia um novo dia, um novo tempo, o Dia do Senhor (= Dies Domini = Domingo, em português), o dia da Ressurreição e da Vida.
       Um dado mais, sobre Maria Madalena. Além de ser referida nos vários evangelhos como primeira testemunha da ressurreição, individualmente ou com as outras mulheres, Marcos dá-nos um referência concreta sobre a sua identidade. Já sabemos que é de Magdala (= Magdalena = Madalena), mas sabemos também que foi uma mulher de quem Jesus expulsou 7 demónios, ou por outra, Jesus curou-a. Desengane-se, uma vez mais, corrigindo o erro, quem a identifica umas vezes com uma prostituta outras vezes com a mulher apanhada em flagrante adultério. Destas duas mulheres não sabemos nem o nome nem a identidade até como forma de preservá-las, depois da conversão.
       Um aspecto final: a aparição de Jesus leva à missão: «Ide por todo o mundo e proclamai o Evangelho a toda a criatura»

Sem comentários:

Enviar um comentário